3 melhores ferramentas de gravação de imagens USB habilitadas para GUI no Linux
Ferramentas de gravação USB são softwares essenciais que permitem a você gravar imagens do Linux em drives USB, então você pode rodar um sistema live ou instalar um sistema operacional em um PC ou em vários sistemas.
Essas ferramentas são geralmente minimalistas e existem mais do que algumas delas por aí; no entanto, escolhi aqueles que considero os melhores em termos de experiência do usuário e funcionalidade para esta lista.
Gnome Multi-Writer
Esta ferramenta USB do projeto GNOME é bastante multitarefa, pois pode gravar uma única imagem (ISO ou IMG) em vários drives posteriormente.
O pequeno programa funciona melhor com ambientes de desktop usando GNOME como sua base e estes incluem Unity , Cinnamon e Mate - só para citar alguns.
Os tamanhos de USB suportados variam de 1 GB a 32 GB e você sempre pode encontrar o programa no repositório padrão do Ubuntu, caso comece a gostar dele.
Para outros sistemas, você pode encontrar instruções sobre como compilar o multi-gravador do gnome aqui .
Etcher - gravador de USB e cartão SD
Esta é uma ferramenta de gravação de imagem de plataforma cruzada e de código aberto relativamente nova da Resin que foi desenvolvida usando JS , HTML , node.js e a estrutura Electron do GitHub . Ele suporta a gravação de imagens IMG e ISO em cartões SD e USB.
O aplicativo ainda está em beta e tem alguns problemas que precisam ser resolvidos. É, no entanto, estável na maior parte e tem alguns recursos interessantes que incluem validação de gravação, uma bela GUI e disco rígido amigável.
Você pode acessar o site do Etcher para fazer um download , para Linux ou outras plataformas. Você pode executar o aplicativo a partir do terminal no Linux indo para o diretório em que você fez o download e executando o comando abaixo no terminal.
$ sudo ./Etcher-linux-x64.AppImage
Unetbootin - Criar imagem USB inicializável ao vivo
O Unetbootin existe há mais tempo que o GNOME Multiwriter e o Etcher ; é um criador de USB inicializável amplamente usado e aclamado no Linux, que também é multiplataforma com suporte para uma ampla variedade de imagens ISO, incluindo Windows .
O aplicativo é de código aberto e também tem a capacidade de baixar imagens diretamente de sua fonte para gravar diretamente em sua unidade USB.
O Unetbootin está disponível no repositório padrão do Ubuntu ; portanto, você não precisa adicionar nenhum ppa extra. Para outros sistemas, no entanto, você terá que encontrar instruções em seu site para compilar.
Conclusão
Não tive a chance de experimentar muitas ferramentas USB no passado. No entanto, adoraria ouvir sua opinião sobre aqueles que selecionei nesta lista ou qualquer outro que você possa ter em mente nos comentários abaixo.
Comentários
Postar um comentário