BRUTAL DOOM 64 NO LINUX
Doom 64 era um jogo exclusivo para o Nintendo 64 , aquele console mítico de 64 bits que nos proporcionou tantos bons momentos há 20 anos.
Brutal Doom 64 nos traz na forma de Port / Remake a experiência que vivemos naquele console, mas aproveitando os efeitos de iluminação, fumaça e texturas que os motores Doom de hoje nos oferecem.
Uma das diferenças com o Doom 64 é que este Brutal Doom é mais sangrento e suas armas mais devastadoras causando autêntica carnificina, mas sem perder a atmosfera sombria do jogo original.
INSTALAÇÃO NO UBUNTU / DEBIAN
Para instalar o gzdoom, podemos encontrá-lo em seu site oficial do zdoom .Ubuntu / Debian 64bits: gzdoom_3.3.2_amd64.deb
Agora vamos para a pasta /home/username/.config/gzdoom
e criamos uma nova pasta chamada BrutalDoom64 .
Copiamos os 3 arquivos .pk3 para a pasta BrutalDoom64 .
Copie o arquivo doom2.wad em /home/username/.config/gzdoom
Edite o arquivo gzdoom.ini com gedit ou qualquer editor de texto que você usar.
Agora adicionamos essas linhas em doom.doom2.Autoload
Salve as alterações e pronto.
Farei o download do doom2.wad na pasta Downloads dentro da minha página inicial .
Agora entramos em Downloads ou do terminal
No arch você não precisa configurar mais nada e o PKGBUILD faz isso a partir do pacote Aur, você só precisa adicionar o wad.
Para iniciá-lo basta fazer isso através do ícone do Brutal Doom 64 em seu menu e configurar o gzdoom .
Fullscreen: YES (para Full Screen)
Aspect Ratio: ALL
Force Aspect Ratio: 16: 9 se jogarmos em 720p
1280x720 para jogar em 720p
Voltamos com Escape .
Tamanho da tela : 11
Modo de filtro de textura: Nenhum (Mipmap linear) se não quisermos que tudo fique desfocado, para que o menu não pareça tão ruim.
Mover para frente : W
Mover para trás : S
Strafe Esquerda : A
Strafe Right : D
Jump : Space
Crouch : Control ou C (Para agachar, mas não é necessário)
Cruz de escala: se você ver o ponteiro muito grande, você pode reduzi-lo aqui até vê-lo bem.
Pois bem este manual chega a este ponto, qualquer dúvida você pode usar os comentários, se gostou, compartilhar com seus amigos, redes sociais ou como quiser, vou viciar um pouco com essa joia, até a próxima vez.
e criamos uma nova pasta chamada BrutalDoom64 .
Copiamos os 3 arquivos .pk3 para a pasta BrutalDoom64 .
Copie o arquivo doom2.wad em /home/username/.config/gzdoom
Edite o arquivo gzdoom.ini com gedit ou qualquer editor de texto que você usar.
Agora adicionamos essas linhas em doom.doom2.Autoload
[doom.doom2.Autoload]
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / bd64gameV2.pk3
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / bd64mapsV2.pk3
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / ZD64IC .pk3
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / bd64gameV2.pk3
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / bd64mapsV2.pk3
Path = $ HOME / .config / gzdoom / BrutalDoom64 / ZD64IC .pk3
Salve as alterações e pronto.
INSTALAÇÃO EM ARCH
Se em vez de ter o Ubuntu você tiver o Arch instalado, iremos puxar o AUR para instalá-lo.$ yaourt -S brutal-doom-64
Baixe
Doom2.wad
Doom2.wad
Farei o download do doom2.wad na pasta Downloads dentro da minha página inicial .
Agora entramos em Downloads ou do terminal
$ cd Downloads
$ sudo cp doom2.wad / usr / share / games / brutal-doom-64 /
$ sudo cp doom2.wad / usr / share / games / brutal-doom-64 /
No arch você não precisa configurar mais nada e o PKGBUILD faz isso a partir do pacote Aur, você só precisa adicionar o wad.
Para iniciá-lo basta fazer isso através do ícone do Brutal Doom 64 em seu menu e configurar o gzdoom .
Nota : Lembre-se que o Wayland falha com os jogos , você tem que selecionar na janela Login do seu desktop para iniciar com o Xorg, o Gnome-shell inicia por padrão no Wayland e este é o principal problema que todos os jogos falham com o mouse.
CONFIGURANDO O GZDOOM
A partir de agora podemos jogar Brutal Doom 64 abrindo gzdoom, mas antes de começarmos a jogar temos que configurá-lo, para isso rodamos gzdoom .RESOLUÇÃO
Vamos para OPÇÕES> Definir modo de vídeo
Fullscreen: YES (para Full Screen)
Aspect Ratio: ALL
Force Aspect Ratio: 16: 9 se jogarmos em 720p
1280x720 para jogar em 720p
Voltamos com Escape .
Vamos para OPÇÕES> Opções de exibição
Tamanho da tela : 11
Vá para OPÇÕES> Opções de exibição> Opções OpenGL>
Opções de textura
Modo de filtro de textura: Nenhum (Mipmap linear) se não quisermos que tudo fique desfocado, para que o menu não pareça tão ruim.
CONFIGURANDO O TECLADO
Vamos para OPÇÕES> Personalizar controles
Usar / Abrir : EMover para frente : W
Mover para trás : S
Strafe Esquerda : A
Strafe Right : D
Jump : Space
Crouch : Control ou C (Para agachar, mas não é necessário)
Agora vamos para OPÇÕES> Opções do mouse
Always Mouselook: OnVamos para OPÇÕES> Opções do HUD
Crosshair padrão: Dot (selecione o que você mais gosta, é o ponteiro do mouse).Cruz de escala: se você ver o ponteiro muito grande, você pode reduzi-lo aqui até vê-lo bem.
APROVEITAR
Pois bem este manual chega a este ponto, qualquer dúvida você pode usar os comentários, se gostou, compartilhar com seus amigos, redes sociais ou como quiser, vou viciar um pouco com essa joia, até a próxima vez.
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