Compatibilidade com programas Windows no Linux
Utilize vários programas desenvolvidos para Windows no seu Linux utilizando a ferramenta Wine, se você tem essa necessidade confira essa matéria.
Compatibilidade
É bom deixar claro que nem todos os programas desenvolvidos para Windows irão funcionar no Linux.
Mesmo a compatibilidade não sendo de 100%, nada impede de você tentar rodar no Linux programas que usa no Windows, o pior que vai acontecer é não rodar.
wine
Wine é uma camada de compatibilidade para sistemas operacionais Linux que tem como objetivo a implementação da API da Microsoft Windows, sendo liderada por Alexandre Julliard. Desta forma, em teoria, o Wine permite a execução de aplicações desenvolvidas para ambientes Windows nativamente em outros sistemas operacionais. Wikipédia
Instalação
Por exemplo, para instalar o Wine em Ubuntu, o que devemos fazer é abrir um terminal e executar os seguintes comandos:
Habilite a arquitetura de 32 bits:
sudo dpkg --add-architecture i386
Baixe e instale a chave:
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key && sudo apt-key add winehq.key
Repositórios de atualização:
sudo apt update
Instale o Wine:
sudo apt install --install-recommends winehq-stable
No repositório do Fedora temos o Wine, não tem necessidade alguma de utilizar repositórios de terceiros para essa instalação.
Instale com o comando abaixo no terminal.
sudo dnf install wine winetricks
Configuração
Execute o comando no terminal para definir o Wine como 32 bits.
export WINEARCH=win32
Execute o configurador do Wine.
winecfg
Na guia "Aplicativos" eu prefiro usar "Windows 7".
Na guia "Integração com a área de trabalho" você pode instalar temas do Windows, faça download do tema preferido, para instalar click em "Instalar Tema .." localize o tema em seu computador e selecione o arquivo .msstyles, feito isso em "Tema" selecione o tema instalado e click em "Aplicar". Caso queira configurar mais partes faça e depois click em "Ok"
Instalação de componentes Windows
Essa parte é opcional, eu costumo instalar esses componentes.
Instale o directx
Faça o download do Direct com o comando abaixo.
winetricks d3dx9
Instale o Directx com o comando.
wine ~/.cache/winetricks/directx9/directx_Jun2010_redist.exe
A instalação é idêntica no Windows.
Vá ao diretório em que descompactou o directx e execute o DXSETUP.exe
Siga como no Windows.
Instale os complementos directmusic e directplay.
Instale com o comando.
winetricks directmusic directplay
Tenha paciência algumas atualizações do Windows devem ser instaladas.
Instale as fonts MS
Para instalar as fonts Microsoft de os comandos abaixo.
winetricks corefonts
Fonts instaladas no Wine.
Brinde Extra
Caso queira ter as fonts no seu sistema Linux, execute os comandos.
Crie o diretório de fonts.
mkdir ~/.fonts
Copie as fontes MS do Wine para o seu sistema.
cp -r ~/.wine/drive_c/windows/Fonts ~/.fonts/ms_fonts
Fontes copiadas para o Linux.
Atualize o cache das fontes do seu Linux.
fc-cache -vf
Fonts instaladas e reconhecidas por seus APP Linux.
Instale o 7zip
O compactador e descompactador 7zip é usado por vários instaladores de programas, instale ele para evitar problemas com programas que necessitem dele.
winetricks 7zip
Ai está.
Instale Codecs de áudio e vídeo
Para instalar uma ótima coleção de codecs e outros componentes Windows dê o comando abaixo no terminal.
winetricks allcodecs
Alguns diálogos de instalação dos componentes serão abertos, faça exatamente como no Windows, sem novidades.
Obtenha o máximo do Wine com estes programas
O Wine, no final das contas, é a parte mais importante de ser capaz de usar programas do Windows no Linux . No entanto, sua configuração, especialmente para programas que não são classificados como platina, pode ser um tanto entediante. Felizmente, existem programas que, embora também sejam baseados no Wine, nos ajudam a configurar cada um destes programas automaticamente para que não tenhamos que fazer mais nada.
PlayOnLinux: programas, jogos e muito mais em um clique
Instalar e configurar programas e jogos do Windows para uso no Linux é o pior. Se não tivermos muito conhecimento, podemos perder muito tempo e, além disso, não conseguiremos que tudo funcione totalmente bem. Aqui é onde PlayOnLinux entra . Este programa, gratuito e de código aberto, visa ajudar-nos na instalação e configuração de programas e jogos para que funcionem neste sistema operativo.
PlayOnLinux oferece-nos uma base de dados completa de programas com as suas configurações óptimas correspondentes, de modo que só temos que selecionar o programa que queremos, carregar o seu instalador e deixá-lo completar o processo de inicialização. Nada mais. Quando a instalação terminar, podemos abrir o programa ou jogo e começar a usá-lo.
Podemos baixar essa ferramenta gratuitamente do seu site , ou de um terminal com APT.
CrossOver: Wine + PlayOnLinux, mas pago
Embora no Linux possamos encontrar muitos jogos e programas gratuitos, também existem programas comerciais pagos. E CrossOver é um deles. Este programa é baseado no mesmo conceito do PlayOnLinux, mas com a diferença que, ao invés de ter a comunidade por trás, tem uma empresa. Este programa também possui uma base de dados de vários programas, que poderemos instalar e configurar em Linux como se fosse Windows. Poderemos carregar o instalador do programa que desejamos, e CrossOver se encarregará de criar o seu espaço isolado no disco, com sua instância do Wine e todas as dependências.
Podemos comprar este programa de este link . É importante saber que todo o dinheiro obtido com este programa se destina ao desenvolvimento do Vinho. Portanto, podemos considerá-la a edição de “Doação” deste programa.
Q4Wine Ótimo aplicativo que funciona como assistente para facilitar ainda mais a utilização do Wine
O Q4Wine é uma aplicação muito interessante que veio para facilitar ainda mais a vida dos usuários de Linux. Trata-se de um assistente para o Wine. Além de reunir várias informações sobre os aplicativos que estão sendo executados, o programa também permite encerrar cada processo do Wine separadamente.
Com uma interface bem simples e em português, o Q4Wine mostra que veio para conquistar aqueles que utilizam o sistema operacional do pinguim, mas ainda dependem de algumas aplicações que só rodam em Windows.
Lutris
Lutris é um cliente de jogos para Linux. Dá a você acesso a todos os seus videogames, com exceção da geração atual do console. Você pode, em uma única interface, executar qualquer jogo, desde suas memórias de infância até os jogos multiplayer atuais. As integrações com lojas como GOG e Steam permitem que você importe sua biblioteca de jogos existente e os scripts de instalação mantidos pela comunidade fornecem uma configuração completamente automatizada.
Steam Play, a opção “oficial” para rodar jogos no Linux
Um dos pilares mais fracos do Linux são os jogos. Embora existam, o número de títulos (especialmente triplo A) disponíveis é muito baixo. Além de ser capaz de configurar muitos do Wine e PlayOnLinux, vapor tem seu próprio sistema de configuração que nos permite jogar jogos do Windows no Linux: Steam Play .
Embora a lista de jogos seja um pouco reduzida (embora vá se expandindo aos poucos), esta plataforma nos permitirá jogar os jogos que estão disponíveis sem complicações.
Comentários
Postar um comentário