Conheça o KDE Neon, uma nova distribuição Linux baseada no Ubuntu Linux
O KDE Neon é a mais recente e provavelmente a melhor tecnologia que a comunidade do KDE desenvolveu, e devo ser corrigido se não for assim. Você pode chamá-la de uma nova distro Linux, mas o KDE Neon é basicamente construído de forma abrangente no Ubuntu Linux como o núcleo, para trazer o software mais recente e mais quente desenvolvido pela Comunidade KDE em um formato de lançamento contínuo para os usuários do ambiente de desktop KDE.
O projeto KDE Neon tem como objetivo fornecer aos usuários recursos de ponta em uma área de trabalho altamente configurável e estável em um único pacote. Os pacotes feitos no KDE Neon são baseados no Ubuntu e não são compatíveis com outras distros Linux, como Arch Linux e OpenSUSE, conforme afirma Jonathan Riddell , um dos chefes do projeto e que anteriormente era responsável pelo projeto Kubuntu Linux .
Há mais no KDE Neon , especialmente detalhes sobre como o projeto surgiu; mas aqui, vamos dar uma visão geral de alguns dos recursos presentes no beta atual.
Os usuários do KDE Plasma 5.6 provavelmente já têm uma imagem de como o KDE Neon realmente se parece e funciona, mas se por outro lado não tiver, você pode baixar as imagens da edição do usuário na página inicial do KDE Neon , para instalar ou testar.
Em seu estado atual, o KDE Neon inclui:
- Arquivos de pacotes para KDE Frameworks e também Plasma que são desenvolvidos a partir de branches Git-stable e unstable dos membros da comunidade KDE (contribuidores e testadores) no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)
- Pacotes Qt 5.6 em todos os arquivos Neon
- Arquivos de pacotes construídos a partir do software KDE para usuários
- Imagens que os usuários podem instalar feitas a partir dos três arquivos de pacotes acima
- Ainda por vir, pacotes de aplicativos KDE e outros softwares
Alguns dos recursos do KDE Neon, como vistos nas imagens
Após instalar e reiniciar a máquina, você poderá ver a tela de login abaixo:
Depois de fazer o login, você vai para a área de trabalho e uma das primeiras coisas que você pode verificar é o inicializador de aplicativos, conforme mostrado abaixo. As opções de menu padrão incluem o menu Favoritos, onde você pode iniciar facilmente seus aplicativos favoritos.
Menu de aplicativos que permite encontrar todos os aplicativos instalados em diferentes categorias, menu Computador onde você pode localizar sua casa, rede, pastas do usuário root e pasta de lixo, menu Histórico armazena os aplicativos mais recentes que você usou e pastas que você visitou e, por último, a opção de menu Sair para controlar sua sessão de login e sistema.
A seguir, vamos dar uma olhada na interface de configurações da área de trabalho, que permite que você altere a imagem de fundo da área de trabalho, ações do mouse e ajustes:
A próxima imagem mostra a interface para adicionar e instalar novos widgets em sua área de trabalho.
Há também um menu de atalho rápido para você acessar alguns itens de menu do sistema e outras configurações:
Para visualizar a interface de configurações do sistema abaixo, basta pesquisar no menu do sistema fornecido por meio do inicializador de aplicativos.
Abaixo está uma interface minimizada do Discover, o centro de gerenciamento de software para Plasma 5.6:
Um dos recursos importantes de um desktop é um navegador de arquivos e abaixo está uma interface do Dolphin, o navegador de arquivos padrão no Plasma 5.6:
Para obter facilmente um resumo das informações do sistema KDE Neon, incluindo informações sobre memória, energia usada, monitor do indexador de arquivos, dispositivos, redes e informações gráficas, você pode olhar a interface do Info Center abaixo:

Dolphin Splitview
Concluindo, o projeto KDE Neon não é nada novo, exceto uma configuração de plataforma independente para que os usuários possam obter facilmente o software KDE assim que estiverem disponíveis. Navegar pelas imagens não é suficiente, você teria que baixar as imagens dos links fornecidos acima e experimentar por si mesmo.
Você pode usar a ferramenta de criação Mutisystem USB para copiar a imagem para a unidade USB. Nenhuma outra ferramenta parece funcionar com ele.
Esperamos que esta breve revisão tenha ajudado você a entender o que esperar do projeto KDE Neon ; no entanto, se você tiver quaisquer acréscimos ou perguntas, pode deixar um comentário como de costume à direita abaixo!
Comentários
Postar um comentário