10 configurações essenciais para proteger sua conta do Google
Depois de ler o título, você deve estar se perguntando: “minha conta do Google já não é segura?”. Bem, é sim. Mas em um dia ruim para você, é possível para bandidos espertos contornar as medidas de segurança padrão que o Google colocou em suas contas e é por isso que é importante não apenas revisar manualmente essas configurações, mas também implementar mais algumas e tomar precauções específicas para reforçar a sua segurança.
O Google tem uma página dedicada listando todas as configurações e recomendações que o ajudarão a manter sua conta segura. A página de configurações e recomendações inclui uma lista de problemas de segurança encontrados em sua conta, autenticação de dois fatores, detalhes do telefone de recuperação, aplicativos de terceiros com acesso à conta, uma lista de acessos de aplicativos menos seguros e informações sobre seus dispositivos conectados.
Você pode encontrar todas essas configurações acessando a página Minha conta em sua conta do Google ou pode simplesmente seguir o link aqui .
Aqui estão as etapas essenciais para proteger ainda mais sua conta do Google:
1. Faça uma verificação de segurança
Isso é para obter recomendações de segurança personalizadas para sua conta do Google e inclui a configuração de suas opções de recuperação de conta, remoção de acesso de risco a dados por aplicativos de terceiros, etc.
2. Atualize seu software
Certifique-se de que os navegadores, sistemas operacionais e aplicativos que você usa estejam executando suas versões mais recentes, pois sempre contêm correções recentes para bugs e backdoors.
3. Use senhas fortes exclusivas
A importância desta etapa não pode ser subestimada. Quanto mais complexa for a sua senha, mais difícil será para um invasor adivinhá-la ou quebrá-la usando um ataque de força bruta, por exemplo. Uma regra para criar senhas fortes é usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas junto com números e caracteres especiais permitidos.
Se você está preocupado em esquecer as senhas que você cria ou em usar a mesma senha duas vezes, então você deseja obter um gerenciador de senhas .
4. Remova extensões de navegador desnecessárias
Isso é bastante autoexplicativo e se aplica a aplicativos para. Desinstale extensões que você não usa e exclua aplicativos em seus telefones celulares que não são úteis.
5. Proteja-se contra mensagens e conteúdos suspeitos
Isso envolve o bloqueio de endereços de e-mail que você tem certeza de que são fictícios, sinalizando e / ou relatando e-mails de spam e você pode fazer isso na seção do menu de contexto do Gmail.
6. Configure seus detalhes de recuperação
As informações de recuperação são usadas em casos como quando você não tem acesso à sua conta ou quando alguma informação não está acessível a você. Na seção designada para detalhes de recuperação, você pode adicionar seu endereço de e-mail de recuperação e número de telefone.
7. Privacidade e configurações de anúncios
Selecione o que o Google sabe sobre você e até que ponto usa as informações que possui sobre você para mostrar anúncios. Para alguns, é uma boa ideia ter anúncios personalizados de acordo com o que provavelmente estão interessados, mas para outros, é um pesadelo. Encontre as configurações aqui .
8. Desligue o rastreamento de localização
O rastreamento de localização significa que não só o Google pode ver cada local em que você esteve, mas também os aplicativos de terceiros com permissões para sua conta do Google.
Em conexão com sua atividade na web e de aplicativos e histórico do YouTube, você pode decidir manter sua localização para si mesmo e excluir todas as entradas anteriores de uma vez no menu Dados e Personalização em sua conta do Google. Lembre-se de que desligar o rastreamento de localização impedirá o bom funcionamento do Google Maps e de outros softwares dependentes de localização.
9. Criptografar os dados sincronizados do Chrome
Para definir uma senha, abra as configurações do Google Chrome e clique em “ Sincronizar e serviços do Google ” Em “ Opções de criptografia ”, defina uma senha forte. Você precisará desta senha para sincronizar seu histórico de navegação com qualquer dispositivo, então salve-a em seu gerenciador de senhas.
10. Configure a autenticação de 2 fatores
Isso significa que o login no Google em novos dispositivos exigirá um código adicional gerado em seu telefone imediatamente. Dessa forma, ninguém poderá acessar sua conta do Google, mesmo que consiga seu endereço de e-mail e senha.
Quando você concluir essas 10 etapas com sua conta do Google, estará 10 vezes mais seguro do que antes. Que outras configurações você usa para garantir a segurança de sua conta do Google? Entre na caixa de discussão e compartilhe suas sugestões.
Comentários
Postar um comentário