15 coisas a fazer depois de instalar o KDE Neon (2021)
Neste post, vamos explorar 15 coisas a fazer depois de instalar a distro do Plasma - KDE Neon em 2021. Vamos descobrir o que é possível!
1. Duplo-click
Levando em consideração que a maioria dos usuários vem de outros sistemas operacionais, eles provavelmente costumam clicar duas vezes . Na minha opinião, ao contrário do clique único do Neon, o clique duplo deve ser o comportamento padrão.
Abra Configurações do sistema → Comportamento da área de trabalho → Comportamento geral → Selecione Clique duas vezes para abrir arquivos e pastas.
2. Atualize corretamente
Embora o KDE Neon seja baseado no Ubuntu, não o atualizamos da mesma forma.
No Ubuntu, usamos o seguinte comando para atualizar o sistema:
sudo apt update && sudo apt upgrade
No KDE Neon, por outro lado, usamos:
sudo pkcon refresh && sudo pkcon update
Na verdade, se você tentar atualizar o KDE Neon usando o apt, ele irá avisá-lo e sugerir o pkcon .
3. Instale o Synaptic
O KDE Neon inclui seu centro de software - Discover. O Discover é mais voltado para o usuário e não fornece recursos avançados para trabalhar com pacotes. É por isso que uso o Synaptic.
Você pode instalá-lo a partir da CLI:
sudo apt install synaptic
É isso mesmo, ainda podemos usar o apt para instalar pacotes no KDE Neon, mas não atualize o sistema com ele!
ATUALIZAÇÃO: agora recomendo instalar o Muon em vez do Synaptic. Não é muito diferente do Synaptic funcionalmente, mas parece muito melhor no Plasma 5.
4. Instale os drivers
Com a ajuda do Synaptic, podemos instalar drivers no KDE Neon.
Abra Synaptic → Pesquisar kubuntu-driver-manager
→ Marcar para instalação kubuntu-driver-manager
→ Instalar.
Após a conclusão da instalação, vá para Configurações do sistema → Gerenciador de driver . Espere um pouco até que o KDE Neon encontre os drivers corretos para o seu sistema e instale-os.
5. Instale aplicativos
Ao contrário de outras distros, o KDE Neon é uma distro muito limpa / sem inchaço . Inclui apenas necessidades básicas.
Eu uso o seguinte comando para instalar aplicativos que uso diariamente:
sudo apt install kubuntu-restricted-extras build-essential libreoffice libreoffice-style-breeze libreoffice-gtk3 libreoffice-kde smplayer clementine kup-backup gwenview kate gimp speedcrunch chromium-browser ktorrent kfind partitionmanager kio-extras gufw
O comando acima instala o seguinte:
- LibreOffice
- Smplayer (reprodutor de vídeo)
- Clementine (reprodutor de áudio)
- Kup (backup, verifique nosso artigo sobre como usar Kup )
- Gwenview
- Kate (eu prefiro isso a Kwrite)
- GIMP
- Speedcrunch (calculadora)
- Chromium (navegador da web)
- KTorrent (cliente de torrent)
- KFind (pesquisa de arquivo)
- Partition Manager
- kio-extras (pré-visualização de imagens PNG no Dolphin)
- GUFW (firewall, também cobrimos este )
6. Ative o Night Color
A cor noturna reduz a quantidade de luz azul à noite. Isso é melhor para os seus olhos e ajuda você a adormecer mais facilmente.
Abra Configurações do Sistema → Tela e Monitor → Cor Noturna → Habilitar Ativar Cor Noturna.
As configurações padrão são boas, mas fique à vontade para ajustá-las.
7. Desative a Carteira do KDE
Embora eu use a Carteira do KDE, sei que é irritante para muitos usuários. Para aqueles que são novos no Plasma, o KDE Wallet é um aplicativo de gerenciamento de credenciais.
Felizmente, podemos desativá-lo facilmente:
Abra Configurações do Sistema → Carteira do KDE → Desativar Habilite o subsistema Carteira do KDE → Aplicar.
8. Restaurar a sessão anterior
O KDE Neon inicia a última sessão salva sempre que você inicializar o sistema. Por exemplo, se você desligou seu sistema com o aplicativo de terminal aberto, na próxima vez que você inicializar, ele iniciará com o terminal aberto novamente.
Isso torna o sistema mais lento e prefiro desativá-lo.
Abra Configurações do sistema → Inicializar e desligar → Sessão da área de trabalho → Ativar Iniciar com uma sessão vazia → Aplicar.
9. Verificação ortográfica automática
O KDE Neon possui um sistema de verificação ortográfica integrado que verifica cada palavra que você digitar em qualquer aplicativo.
Abra Configurações do sistema → Configurações regionais → Verificação ortográfica → Ativar verificação ortográfica automática ativada por padrão → Aplicar.
10. Conteúdo do arquivo de índice
O KDE Neon é pré-configurado para indexar tudo o que está disponível em seu sistema. Não se trata apenas da localização dos arquivos, mas também de seu conteúdo. Muitos usuários experimentaram uma desaceleração do sistema devido a esta indexação pesada.
Prefiro desabilitar esse recurso porque a maioria de nós tende a pesquisar arquivos por seus nomes, não por seu conteúdo.
Abra Configurações do sistema → Pesquisar → Pesquisa de arquivo → Desativar também indexar conteúdo de arquivo → Aplicar.
11. Configure o Dolphin
Dolphin é meu gerenciador de arquivos favorito para Linux e é o melhor na minha opinião. Além da interface já rica, você pode configurar todos os aspectos dela.
Por exemplo, você pode colocar suas próprias pastas usadas com frequência no painel Lugares apenas arrastando-as.
O próximo recurso está relacionado à visualização do estilo das pastas. Por padrão, o Dolphin usa o mesmo estilo de visualização para todas as pastas. Se você for como eu e gostaria de ter um estilo de exibição diferente (ícones, listas, etc.) dependendo da pasta, você pode fazer isso. Existem muitas outras coisas que você pode configurar .
Dolphin → Menu Hamburger (canto superior direito) → Configurar Dolphin → Habilitar Lembrar estilo de exibição para cada pasta.
12. Alterar o menu de aplicativos
O menu de aplicativos padrão no KDE Neon não é muito fácil de navegar. Isso requer muitas etapas se você estiver usando categorias para sua navegação.
Felizmente, temos um menu de aplicativos alternativo . Ele permite que você navegue pelas categorias apenas passando o mouse .
Clique com o botão direito do mouse no menu de aplicativos → Mostrar alternativas → Selecione o menu do aplicativo → Alternar.
13. Configurações do Firefox
Semelhante a outras distros, o KDE Neon inclui o Firefox como navegador padrão. No entanto, as configurações padrão nos deixam com espaço para melhorias.
O Firefox possui um recurso útil que restaura as guias da sessão anterior, cada vez que você o inicia. Abra o Firefox → Opções (menu de hambúrguer) → Preferências → Ativar Restaurar sessão anterior .
Outro recurso útil é habilitar o conteúdo DRM . Você pode não conseguir reproduzir alguns vídeos (por exemplo, Netflix) ou áudio devido às restrições de DRM. Para habilitar o conteúdo DRM, abra o Firefox → Opções (menu de hambúrguer) → Preferências → Habilitar Reproduzir conteúdo controlado por DRM
A próxima melhoria está relacionada ao comportamento da barra de pesquisa do Firefox . Digamos que você pesquise o endereço de e-mail específico. O Firefox abrirá seu cliente de e-mail padrão, em vez de realizar uma pesquisa na web. Essa funcionalidade pode certamente ser irritante.
Para alterar a barra de pesquisa, abra o Firefox → Opções (menu de hambúrguer) → Preferências → guia Pesquisa → Selecione Adicionar barra de pesquisa na barra de ferramentas
Por último, para uma melhor integração navegador-sistema operacional, instale o Plasma Integration .
14. Diminua o uso de Swap
Uma das maneiras de aumentar o desempenho do sistema é diminuir o valor de Swap
. Este recurso força o sistema Linux a usar a RAM, em vez do disco rígido.
Verifique o valor de Swap atual executando:
cat /proc/sys/vm/swappiness
O valor padrão é 60.
Para reduzir o uso de Swap, defina o valor de Swap para 10:
- Abra-o no
nano
editor:
sudo nano /etc/sysctl.conf
Use a tecla de seta para fazer até o fim.
Cole isto:
vm.swappiness=10
Pressione as teclas Ctrl+ Opara escrever as alterações e Ctrl+ Xpara sair
nano
.Agora reinicie o sistema e verifique o valor de Swap:
cat /proc/sys/vm/swappiness
Você deve ver o valor de 10.
15. Habilite o Firewall
Embora não haja muitos vírus para Linux, é aconselhável habilitar um firewall que proteja contra intrusões de rede . Instalamos o firewall no início deste post e agora só precisamos habilitá-lo.
Abra a Configuração do Firewall → Habilitar Firewall.
As configurações padrão são boas, mas fique à vontade para verificar nosso artigo para aprender mais recursos avançados.
Conclusão
Neste artigo, exploramos 15 coisas essenciais a fazer depois de instalar o KDE Neon para torná-lo muito melhor. O Plasma 5 oferece muito mais, mas vou deixar isso para você explorar. Deixe-me saber o que mais você faz em seu KDE Neon após instalá-lo. A seção de comentários está abaixo.
Comentários
Postar um comentário