Anbox permite que você execute aplicativos Android em qualquer GNU/Linux OS
Graças à proliferação generalizada do Android do Google, os desenvolvedores se reuniram na plataforma, criando milhões de aplicativos para isso. Embora o Android seja baseado no kernel Linux, muito parecido com os sistemas operacionais Desktop GNU/Linux, os OSes desktop não têm atraído quantidades semelhantes de esforços de desenvolvimento. Isso não quer dizer que os sistemas operacionais GNU/Linux sejam falhas (eu executo o Ubuntu 16.04 na minha própria máquina), mas às vezes há aplicativos disponíveis para uma plataforma que você gostaria de poder acessar rapidamente em outra. Por um tempo rápido quero dizer sem configurar uma máquina virtual, configuração de inicialização dupla através do projeto Android-x86, ou usando uma dessas soluções de desktop remoto. Felizmente, Anbox está aqui para resolver isso.
Anbox, que significa "Android in a Box", é um projeto de código aberto que permite executar aplicativos Android em seu desktop Linux sem o incômodo de máquinas virtuais, inicialização dupla ou desktops remotos. Ele consegue isso colocando o SISTEMA OPERACIONAL Android em um contêiner Linux (LXC) que permite compartilhar o kernel (isso significa sem emulação), mas usa namespaces Linux para isolar o ambiente host do sistema operacional Android. Anbox, portanto, não permite qualquer acesso direto de hardware, mas, em vez disso, conecta Open GL ES para o host, por exemplo, para o subsistema gráfico.
Atualmente em um estado alfa, a Anbox não está sem sua cota justa de bugs e travamentos, mas a partir do vídeo acima, você pode ver claramente que permite acesso rápido e fácil a aplicativos Android baseados em uma plataforma Nougat Android 7.1.1. O software não é enviado com o Google Play Store, como seria de esperar, mas os aplicativos podem ser instalados a partir do ambiente host executando um .adb install /path/to/.apk command
Instalar o Anbox é bastante simples, pois funcionará em qualquer distribuição GNU/Linux que suporte a capacidade de instalar snaps. Snaps permite que o Anbox embale todas as dependências em um único arquivo zip para que você não tenha que se preocupar em instalar tudo você mesmo manualmente. No entanto, você precisará de privilégios de superusuários na sua máquina, pois o script do instalador requer a instalação de certos módulos de kernel, como o DKMS.
Instalação de Anbox
Se a máquina suportar a instalação de snaps, tudo o que você precisa fazer é executar o seguinte comando:
sudo snap install --classic anbox-installer && anbox-installer
Suporte anbox
Como se trata de um projeto de código aberto, qualquer desenvolvedor pode contribuir para o projeto seguindo a página do Githubdo projeto. Os desenvolvedores do Anbox podem ser encontrados no canal #anbox IRC na rede FreeNode ou em seu grupo de bate-papo telegram. Bugs podem ser reportados em sua página de problemas do Github.
Comentários
Postar um comentário