Como emular Nintendo 64 no seu computador

 


Emule em seu computador o clássico console da "Big N" e tenha de volta todos os clássicos de gerações passadas!




Em um lugar desconhecido, no meio de uma floresta existia um garoto. Esse garoto era conhecido por ser o único em Hyrule que não tinha uma fada, até que a árvore que dá a vida a tudo de bom no mundo, Deku Tree, resolve mandar esse garoto em uma missão, lhe dando Navi, sua fada. Claro que, você sabe muito bem do que estamos falando e nesse capítulo do nosso gigantesco, belo e maravilhoso guia dos emuladores vamos ensinar a você como se emula o Nintendo 64 da melhor maneira possível e também com gráficos que o seu N64 não conseguiria atingir, nem por um milhão de polígonos.

Diferente dos outros emuladores que apresentamos até agora, você deve pegar um plugin na internet para que os gráficos possam ser melhorados, mas não fique preocupado, nós vamos ensiná-lo como baixar e também onde achar (com a gente, claro). Bom, outro ponto para ser lembrando antes de começarmos esse tutoriais é que o Project64, emulador que vamos usar, possui uma característica muito interessante, deixando que o usuário pegue texturas na internet para modificar o seu jogo, também vamos dar um bom exemplo, em que você transforma o seu Ocarina of Time para gráficos de Windwaker. Vamos começar?

Instalação

O primeiro passo é baixar o Project64 aqui e instalar no seu computador, porém, na hora da sua instalação, não se esqueça de mudar o seu caminho para fora da pasta de arquivos de programas. Muitos problemas na hora da emulação podem acontecer, ainda mais se você for mexer com os plugins e Dlls que vamos precisar, tudo bem?

Certo, o primeiro item que devemos baixar é a DLL BMGLib, ela faz com que os gráficos do emulador sejam executados da melhor maneira possível, sem que você deixe o seu computador pesado. A ausência dessa DLL pode causar alguns defeitos em gráficos e texturas do jogo, e se você tentar arrumá-los nas configurações, sem a necessidade da DLL, a sua memória vai fritar de tanto uso que o P64 vai requerer.

Baixe essa DLL aqui.

Coloque ela dentro da pasta raiz da instalação do programa, como na imagem abaixo:

Antes de continuar, não se esqueça de trocar a compatibilidade do programa para "Windows XP Service Pack 3", sem essa mudança nós tivemos alguns problemas para executar os games e também existe o perigo de dar "crash" em seu emulador.

Agora, o próximo passo é instalar o plugin de gráficos que vamos usar no emulador, o nome dele é Glide 64 e você pode baixá-lo aqui.

Assim que o download terminar, a primeira coisa a se fazer é pegar a DLL que está na pasta Wrapper do Glide e colocar na raiz do emulador, como nessa imagem:

Depois disso, pegue todos os arquivos que estejam dentro da pasta Plugin e jogue dentro da pasta “Plugin/GFX”, na raiz do programa. Veja a imagem:

O último passo para executar os jogos é abrir “Option” e depois “Settings”, por último "Plugins" e trocar o plugin que está instalado na parte de vídeo, se você se perder, guie-se por essa imagem:

O plugin que deve ser selecionado é o novo Glide "Final date" que acabamos de colocar nas pastas do sistema. Com esses passos executados basta você escolher a sua rom e rodar o jogo.

Para que ela seja executada mais rapidamente e sem falhas, aconselhamos que uma pasta “roms” seja criada dentro da raiz do emulador e lá você coloque todos os seus jogos. Depois disso, entre no programa e selecione a opção "Choose Rom Directory" para que todas as roms sejam reconhecidas, assim, ao lado delas, aparece uma nota explicando qual a melhor maneira de executar o jogo.

Melhorando os gráficos

Agora que o seu emulador já está funcionando e todos os seus jogos podem ser executados, está na hora de melhorar os seus gráficos e deixar a jogatina mais interessante. Para isso, temos que configurar os gráficos que vêm direto no seu Plugin, então, entre na opção “Options” e depois em “Graphics Plugin”, como nessa imagem:

Veja que dentro dessa opção existem algumas categorias e a primeira a ser configurada é Rendering. O primeiro passo da configuração é deixar os jogos rodarem na maior resolução que o seu monitor permitir. Vale lembrar que, ao carregar uma ROM, o jogo será carregado em modo janela sendo necessário apertar a tecla "Esc" para deixá-lo em Full Screen.

Marque as seguintes opções:

  • Vertical Sync, que é um tipo de compensação dos frames por segundo escolhidos pelo monitor com a placa de vídeo, evitando quebras no jogo;

  • Anisotropic Filtering, funciona como um alongador de texturas sem que elas se quebram, fazendo-as assim lisas, claras e com as bordas arredondadas.

Desmarque as opções autodetect vram size e coloque o valor de MB em 1024, caso não funcione, continue com a opção automática. Essa opção permite que o emulador detecte a sua memória disponível para funcionamento do mesmo:

Dentro de Graphics Plugin, marque as duas opções na categoria Other, desbloqueando assim as duas opções que vamos tratar mais abaixo;

Ainda dentro dos Graphics Plugins, clique em “Ok” para que as configurações sejam validadas e abra novamente essa área para que duas novas abas de configurações sejam carregadas. Agora, você vai mexer em “Emulation Settings”, como na imagem:

Essa opção também possui algumas categorias e a primeira a ser configurada é "General Options" e em “Filtering Mode” você deve marcar a opção “Force Bilinear” e deixar o Aspect Ratio em “Stretch”.

Em “Frame Buffer Emulations” ativaremos a opção “Enable Frame Buffer Emulation”.

Já em “Texture Enhancement”, a outra aba, você deve colocar o filtro em “Smooth 4” e Enhancement “HQ4X” e, no final, selecione o texture cache 300;

Por fim, em Hi Resolution Textures, categoria dentro de "Texture Enhancement", o Format deve ficar como “Rice” e a opção de “Use Alpha Channel Fully” deve ser marcada.

Texturas

Como falei mais acima, esse emulador permite que você coloque novas texturas feitas por usuários. Com essas texturas você pode mudar totalmente a cara do jogo e deixar ele mais divertido. Para trocar essas texturas, entre na pasta raiz do emulador, depois vá para a pasta plugin e selecione a "GFX". Nessa pasta, você deve criar duas novas pastas, a "hires_texture" e a "cache", como nessa imagem:

Se as texturas que você achar na internet estiverem com a extensão ".PNG", elas devem ser colocadas em "hires_texture", agora, se elas vieram como ".DAT", coloque na pasta cache.

Diferenças

Veja em zoom a diferença de gráficos no personagem Link, em Legend of Zelda: Ocarina of Time. Podemos notar diferença nas cores de sua roupa e também na suavização de suas mãos. A imagem da esquerda não contém os gráficos melhorados; o da direita, sim.

Melhorando ainda mais os gráficos

Existe uma maneira para você deixar os gráficos do seu jogo melhores ainda, mas aqui você deve mexer nas configurações de sua placa de vídeo. Dependendo da marca, você tem configurações de gráficos que podem ser ativadas mediante um menu apresentado no computador. Tente fazer todas as configurações possíveis no painel de controle da sua placa de vídeo na parte de programas selecionando o executável do Project64.

Veja uma imagem com as nossas configurações. Note as bordas das paredes sem serrilhados e as texturas mais suavizadas ainda.

Controles

Já os controles nesse emulador serão as coisas mais fáceis de serem configuradas. Primeiro, entre em “Options” novamente e depois em “Controller Plugin”, uma nova tela abre no seu computador e nela você configura todo o seu computador. Veja que, existem todos os botões do controle e para escolher o botão correspondente, basta clicar em cima deles e apertar o seu botão de resposta.

O mais interessante aqui é que o emulador consegue reconhecer todos os controles que estão plugados no seu computador, seja qualquer joystick ou até mesmo o seu teclado. Essa escolha vai da sua preferência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

10 razões pelas quais o Linux Mint é mais popular que o Ubuntu