Pulo Gato Eletrônica
AMPLIFICADOR DE VÁLVULA PARA FONES DE OUVIDO
Antes de construir este amplificador de válvula híbrida para fones de ouvido eu estava convencido de que um projeto de áudio válvula era um trabalho difícil de fazer. Não só pela dificuldade de obter as válvulas, mas também por causa dos transformadores e dos outros componentes raros que geralmente são necessários. A essas desvantagens foi adicionada a alta tensão "desconfortável" necessária para operar esses equipamentos. No entanto, o projeto que apresento a vocês, resolve todos esses problemas e, portanto, é ideal para fazer uma primeira experiência nesse campo.

O amplificador é baseado no projeto diy 12AU7 Tube/ IRF510 MOSFET Headphone Amplifier daRogers Gomez. Ele usa uma única válvula bastante barata, o 12AU7 (também conhecido como ECC82) que é encontrado com relativa facilidade nos negócios ou na internet (produzido na China, que eram esperados!!), não usa transformador de saída de áudio e por último, mas não menos importante, funciona com 12V. Muitas versões deste projeto podem ser encontradas na Internet e do ponto de vista do circuito, não fiz grandes mudanças.
Este amplificador é um híbrido porque o estágio de potência é feito com um MOSFET enquanto a válvula, um trio duplo, amplifica o sinal de entrada. De qualquer forma, a presença da válvula no caminho do áudio, produziria esse efeito "valvular" no som, tão apreciado pelos conhecedores. Como não sou um deles, não posso dar uma opinião sobre isso, mas como um humilde ouvinte de música, digo-lhe que o som é bastante agradável e poderoso o suficiente para um par de fones de ouvido.

O amplificador é estéreo, portanto o circuito é repetido para cada canal, exceto para a válvula 12AU7 que é duplamente usada em ambos os canais. É composto de dois estágios, o primeiro em configuração catódia comum com ganho de tensão. A segunda etapa é um seguidor de origem com MOSFET e saída na classe A. Os amplificadores classe A têm baixa distorção de crossover e seu desempenho (ou seja, a potência de saída em relação à potência consumida) é baixo, em torno de 25%. O resto da energia é dissipada na forma de calor. Por essa razão, eles são geralmente usados com baixos poderes.
Comparado com a versão original, a placa de circuito impresso do meu amplificador é bem diferente. Isso permite montar "a bordo" o controle de volume, a entrada, a saída e o interruptor de ignição. Desta forma, o sistema é realmente compacto, sem cabos e não precisa de uma "caixa" que o contenha como você pode ver nas fotografias.

Fiz o projeto do circuito impresso "feito sob medida" assim que tinha todos os componentes necessários. O negócio onde comprei os componentes tinha um potencialiômetro estéreo não muito comum (contatos inline com separação de 2 mm em vez de 2,54 mm) então se você decidir construí-lo e não conseguir esse modelo você pode montar um potencializador externo para modificar a impressão para adaptá-la à que você encontrar.
Elenco de materiais
2 resistores de 10 ohms 1/4 watt
2 resistores de 150 ohms 1/4 watt
2 resistores de 1K 1/4 watt
1 resistor de 1,5K 1/4 watts
2 resistores de 100K 1/4 watt
Aparador de 20K (predefinido)
1 potencialiômetro estéreo 10K logarítmico
1 capacitor de 100nF 63V
2 capacitores de 3,3uF 63V (o 2,2uF 63V)
2 capacitores electrolíticos de 100uF 25V
3 capacitores electrolíticos de 470uF 25V
1 led amarillo de 3mm
2 transistores IRF510
2 reguladores LM317
1 válvula 12AU7 (o ECC82)
2 conectores jack 3,5mm para circuito impreso
1 conector de dos vías para 12V (bornes)
1 interruptor para circuito impreso
1 perilla de volumen
1 circuito impreso
4 disipadores pequeños para encapsulado TO220
tornillo, tuercas, separadores

Se você não conseguir o soquete da válvula de 9 pernas para montagem em circuito impresso (como aconteceu comigo), aconselho-o a ampliar os orifícios do impresso o suficiente para que eles passem os contatos e soldem a tomada com a válvula. Embora se o circuito pode funcionar sem dissipadores de calor, tanto os MOSFETs quanto o LM317 aquecem um pouco e eu preferi colocar pequenos dissipadores de calor que são vistos nas fotografias.
Uma vez montado o circuito, é necessário regular a tensão de bías através do aparador de dois aparadores (ou predefinidos) de 20K que estão no circuito impresso de tal forma que sem sinal, a tensão de saída de cada canal, antes que o capacitor de 470uF seja de 6V (pontos indicados com as setas vermelhas).
Espero que o projeto seja do seu agrado. Até a próxima vez!
[ Circuito impresso do amplificador (formato KiCad) ] (1493 downloads)
[Amplificador pdf valve para fones de ouvido.pdf] (6011 downloads)
Comentários
Postar um comentário