Pular para o conteúdo principal

14 distribuições linux leves para dar ao seu antigo PC nova vida

 Precisa de um sistema operacional leve? Estes Distros linux especiais podem ser executados em PCs mais antigos, alguns com apenas 128 MB de RAM.



PCs antigos não conseguem lidar com as demandas dos modernos sistemas operacionais e software. Embora atualizar hardware, como memória, possa ajudar, a melhor solução é um sistema operacional leve.

Muitos Distros Linux são projetados para serem leves, com versões do Linux abaixo de 500MB e até mesmo abaixo de 100MB disponíveis.

Se você está procurando um sistema operacional leve para o seu PC, experimente esses Distros linux compactos e leves.

Linux Distros Abaixo de 2GB

A maioria dos PCs atualmente vem com 4G de RAM ou superior. Se você precisa de um sistema operacional para uma máquina mais antiga, esses Distros Linux são executados em computadores com menos de 2 GB.

1. Xubuntu

Xubuntu é um derivado do Ubuntu que usa o ambiente de desktop Xfce. Embora xubuntu Pode não ostentar a Beleza do GNOME, ele oferece uma experiência rápida. Para experimentar xubuntu, você só precisa de 512MB de memória. Com o CD Minimal, apenas 128MB são necessários, tornando este o primeiro Linux Distro abaixo de 1GB a considerar.

Enquanto isso, uma instalação completa requer pelo menos 2 GB de memória.

Como um ramo do Ubuntu, xubuntu, portanto, tem acesso à totalidade dos repositórios canônicos. É uma Distro fantástica que oferece ótimos recursos e aplicações com baixo consumo de recursos do sistema.

2. Lubuntu

Lubuntu se descreve como "leve, rápido, mais fácil". Como o nome sugere, Lubuntu é um derivado do Ubuntu e, como xubuntu, permite o acesso aos repositórios canônicos completos. Enquanto o Xubuntu utiliza a área de trabalho Xfce, o Lubuntu opta pelo desktop LXDE/LXQT.

A pagina do lubuntu recomenda 1GB de RAM para serviços web como YouTube e Facebook. Se você está apenas navegando e usando programas como LibreOffice, 512MB de RAM é suficiente.

As especificações mínimas para uma CPU executando Lubuntu é um Pentium M ou 4, ou AMD K8. Isso significa suporte para muitos computadores mais antigos. Além disso, o Lubuntu vem repleto de cargas de aplicativos, incluindo o monitor do sistema LXTask, utilitário de disco GNOME, MTPaint e muito mais.

3. Linux Lite

O Linux Lite é, sem surpresa, um distro Linux leve. Baseado no Ubuntu LTS e descrito como "simples, rápido e gratuito", o Linux Lite tem baixos requisitos de memória. Os aplicativos empacotados incluem LibreOffice e VLC; O Linux Lite pode ser leve nos recursos do sistema, mas é pesado em recursos incluídos.

A especificação mínima do sistema para Linux Lite é um PC com uma CPU de 1GHz, 768MB de RAM e 8GB de armazenamento. Um melhor desempenho pode ser apreciado com uma CPU de 1.5GHz, 1GB de RAM e 20GB de espaço.

Com seu equilíbrio de função e eficiência, o Linux Lite é um distro slimline que é utilizável fora da caixa.

4. Zorin OS Lite

Zorin OS tem como objetivo tornar os PCs mais rápidos, melhorando a segurança e o desempenho. O Zorin OS Lite dá um passo adiante, reduzindo os requisitos já finos do sistema operacional principal.

Você pode instalar o Zorin OS Lite em um sistema que executa um modesto processador single core de 700MHz, de 32 bits ou 64 bits. O computador precisará de 512MB de RAM e 8GB de armazenamento também. Zorin OS Lite pode ser executado satisfatoriamente em um display com apenas 640x480 pixels de resolução.

Se você está procurando por algo que funcione bem e tenha uma sensação de Windows para o seu PC antigo, o Zorin OS Lite é o ideal.

5. Arch Linux 


Arch Linux respeita o mantra kiss: mantenha-o simples, estúpido. Disponível nas variedades i686 e x86-64, o Arch Linux é leve e fácil de usar. Você precisará de um PC com pelo menos 512MB de RAM, com 800MB de espaço em disco. Um Pentium 4 ou posterior é recomendado, embora algumas CPUs mais antigas possam executar o Arch Linux.

Os derivados notáveis do Arch Linux incluem BBQLinux e Arch Linux ARM que podem ser instalados no Raspberry Pi.

Embora o hardware do seu PC possa ser antigo, o Arch Linux opera em um sistema de lançamento de rolamento para atualizações atuais e contínuas.

Sistemas operacionais Linux abaixo de 1GB

Se você está executando um PC dos anos 2000, ele gosta de ter RAM inadequada instalado para um sistema operacional moderno. Experimente um desses sistemas operacionais para uma máquina com menos de 500MB de RAM.

6. Lithium

Lançado como uma continuação orientada pela comunidade do famoso crunchbang linux Distro de baixa especificação, o Hélio é baseado no Debian 9.

Empregando o gerenciador de janelas Openbox e o monitor de sistema conky, a Lithium possui uma variedade de temas GTK2.3 e configurações conky. Isso permite personalizar a aparência da área de trabalho, criando um ambiente único.

O hélio está disponível para arquiteturas ARM de 32 bits, 64 bits e ARM. Seu PC deve ter pelo menos 256MB de RAM e um disco rígido de 10GB. Observe que diferentes opções de instalação resultam em uso de disco ligeiramente diferente---instalação do ISO ao vivo usa 2,1GB, por exemplo. Da mesma forma, adicionar diferentes aplicativos na instalação resultará em uma pegada de armazenamento diferente.

Como acontece com os requisitos do sistema Debian, a CPU de especificação mais baixa que você pode usar é um chip Pentium 4 1GHz.

7. Porteus

Porteus é uma Distro Linux otimizado para uso como um CD ao vivo, para inicializar a partir de um pen drive ou CD. Você também pode instalar Porteus em um disco rígido.

Com opções de 32 bits e 64 bits, porteus é um dos melhores distros Linux para hardware de PC envelhecido. Capaz de inicializar em apenas 15 segundos, porteus ocupa apenas 300MB de espaço de armazenamento.

Porteus pode até ser carregado em RAM e executado puramente a partir da memória do sistema. Como porteus é portátil e modular, ele pode ser usado em uma variedade de tipos de computador.

8. Bodhi Linux

Apelidado de Illuminated Linux Distribution, o Bodhi Linux deriva do Ubuntu LTS. Seus principais princípios de design giram em torno do minimalismo e da área de trabalho Moksha. O array de aplicativo padrão requer um espaço de 10MB.

Os requisitos mínimos do sistema são 256MB de RAM, 5GB de espaço no disco rígido e um processador de 500MHz. Mesmo as especificações recomendadas (512MB RAM, 10GB de espaço de acionamento, um processador de 1GHz) são bastante indulgentes.

9. Trisquel Mini



Trisquel é uma derivada Ubuntu LTS. A distro GNU usa pacotes Ubuntu com um ambiente de desktop baseado em flashback GNOME 3. Trisquel Mini é uma iteração alternativa especificamente criada para netbooks e PCs sub-alimentados.

O ambiente de desktop LXDE, o X Window System e os displays gráficos GTK+ garantem que o Trisquel funcione bem mesmo em hardware mais antigo.

Embora o Trisquel Mini possa ser pequeno, ele está repleto de aplicativos Linux, incluindo AbiWord, GNOME MPlayer e Transmission.

Qualquer PC construído desde 1999 deve rodar Trisquel Mini. Ele requer apenas 128MB de RAM para a versão de 32 bits (256MB para 64 bits) e 3GB de armazenamento. As arquiteturas do processador AMD K6 e Intel Pentium II são as mais antigas suportadas.

Linux Distros Abaixo de 512 MB

Precisa usar um computador velho e modesto, talvez do século passado? Experimente um desses incríveis Distros Linux destinados a sistemas com menos de 100MB de RAM.

10. Puppy Linux

Procurando uma Distro rápido e fácil de usar? Puppy Linux é um so leve perfeito para um laptop ou PC antigo. Ostentando uma pegada minúscula, o Puppy Linux pode ser inicializado diretamente de um pen drive ou CD. Além disso, o Puppy Linux pode até viver na memória.

Inicializar normalmente leva menos de um minuto, mesmo em hardware mais antigo. O ISO padrão é de cerca de 100MB, e com o OpenOffice instalado, o Puppy Linux ainda está abaixo de 300MB (cerca de 256MB).

Puppy Linux é ótimo como uma instalação completa, ou simplesmente como um CD ao vivo para usar em PCs convidados. Há até uma versão do Puppy Linux para o Raspberry Pi, chamada Raspup.

11. Macpup Linux

Outra versão do Puppy Linux, o Macpup possui uma pegada igualmente pequena e é até pequeno o suficiente para rodar em RAM. No entanto, apesar de sua pequena pegada, o Macpup Linux é um distro completo. Uma boa seleção de aplicativos de escritório, multimídia e gráficos transformam seu hardware antigo de PC em um novo computador.

O nome "Macpup" deriva do uso de uma doca semelhante a macOS no pé da área de trabalho. Outros elementos de desktop são menos parecidos com mac.

Macpup Linux é binário compatível com pacotes Ubuntu Precise. Além disso, o Macpup Linux contém os mesmos aplicativos que o Precise Puppy, juntamente com o Firefox.

12. SliTaz



Se você está procurando rejuvenescer aquele PC antigo e ficar seguro, confira o SLiTaz intransigente. Embora este distro Linux seja leve, ele também é de alto desempenho, adequado tanto para correr a partir de um CD ao vivo como de uma unidade de disco.

Instale o SliTaz em PCs, servidores e até mesmo pequenos dispositivos ARM como o Raspberry Pi. Você pode até rolar sua própria versão.

O sistema de arquivos raiz é de meros 100MB, e a imagem ISO é inferior a 40MB. Os recursos limpos incluem um FTP/servidor web alimentado pelo Busybox, cliente Dropbear SSH, SQLite e o desktop Openbox em execução no Xvesa/Xorg.

13. Absolute Linux



A Distro slackware de longa duração é a base para essa abordagem simplificada para o Linux, capaz de rodar na maioria dos hardwares. O Absolute Linux agrupa kodi, Inkscape, GIMP e outros aplicativos populares no instalador, com uma abordagem minimalista para a área de trabalho.

Este distro é "compatível com a versão" com o Slackware, o que significa que os pacotes de software para Slackware devem ser executados no Absolute Linux.

Assim como o Slackware, o Absolute Linux pode ser executado em sistemas de 32 bits e 64 bits, com suporte para CPUs Pentium 486. 64MB de RAM é suportado (1GB recomendado) com 5GB de espaço HDD livre para instalação.

Isso torna o Absolute Linux ideal para hardware mais antigo, embora para os melhores resultados em PCs antigos, conte com o Slackware puro.

14. Tiny Core Linux

O Core Project é um projeto Linux que oferece uma experiência Barebones à qual você pode adicionar seus próprios elementos.

Ideal para usuários de desktop, a distribuição TinyCore possui o sistema core básico, extensões X/GUI para um ambiente de desktop e suporte à rede.

TinyCore tem apenas 10MB e pode ser armazenado, instalado ou simplesmente executado, no  pen Drive, computadores com uma unidade de  CD com muito pouco espaço em disco sobrando. Além disso, ele pode rodar com apenas 48MB de RAM. A partir deste ponto de partida modesto, você pode adicionar o software que você precisa para colocar seu PC antigo em funcionamento.

Enquanto versões menores do Core estão disponíveis, tinycore é ideal para computadores desktop e laptop.

Incríveis Sistemas Operacionais Linux Leves!

Embora estes possam ser os principais Distros Linux para dar vida nova ao seu PC antigo, não faltam alternativas.

Para recapitular, os melhores Distros Linux leves para um PC antigo são:

  • Linux Distros Abaixo de 2 GB
    • Xubuntu
    • Lubuntu
    • Linux Lite
    • Zorin OS Lite
    • Arch Linux
  • Sistema operacional Linux abaixo de 1GB
    • Hélio
    • Porteus
    • Bodhi Linux
    • Trisquel Mini
  • Linux Distros Abaixo de 512 MB
    • Puppy Linux
    • Macpup Linux
    • SliTaz
    • Linux absoluto
    • Tiny Core Linux

Seja qual for o Distro que você decidir instalar, não se esqueça de protegê-lo com um software antivírus sólido. Aqui estão os melhores programas de antivírus gratuitos para o Linux escolher.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 melhores Game Launchers para lançar e organizar jogos para PC

Receptor de FM com o TDA7000

Pulo do Gato Eletrônica