9 Windows e jogos de console agora disponíveis no Linux
"O ano do Linux Desktop" ainda está para chegar, mas até que chegue, você pode jogar esses jogos populares de PC e console nativamente em seu sistema operacional Linux - sem emulação ou virtualização necessária!
Parece que todos os anos, nos últimos 15 anos, foram chamados de "o ano do Linux Desktop" - e, inevitavelmente, nunca foi assim . Todos os anos, a proclamação é feita. Todo ano, decepção.
Mas o progresso lento ainda é progresso, e o Linux está definitivamente progredindo. Em um ponto, jogos sérios no Linux eram quase impossíveis . Hoje em dia, existem centenas de jogos sólidos que você pode baixar para Linux , e 2016 provavelmente foi o melhor ano para jogos Linux com todas as portas e lançamentos que surgiram.
"O ano" ainda não chegou, mas talvez chegue em breve. Até então, você pode desfrutar desses jogos populares jogando-os nativamente em seu sistema operacional Linux - sem emulação ou virtualização necessária!
1. Rocket League (2015)
Futebol com carros. Parece bobo, mas é surpreendentemente divertido! Tão divertido, na verdade, que nomeamos Rocket League como um dos muitos jogos do Xbox One que você absolutamente deve jogar este ano . Também foi lançado para PC e PS4, mas só foi portado para Linux em setembro de 2016.
Quão popular é Rocket League ? Bem, ele está consistentemente na lista dos 20 melhores jogadores online simultâneos de todos os jogos no Steam. No momento em que este livro foi escrito, ele tinha um pico de 24 horas de 45.000 jogadores e pouco menos de 11.000 jogadores, mesmo fora do horário de pico. Este jogo não vai a lugar nenhum tão cedo.
2. Mad Max (2015)
A franquia Mad Max experimentou um renascimento significativo com o lançamento do filme Fury Road em 2015. Alguns meses depois, Mad Max foi lançado para PC, PS4 e Xbox One, permitindo aos jogadores explorar o mundo pós-apocalíptico em um ambiente aberto e não maneira linear.
Altamente recomendado para fãs de RPGs de mundo aberto . Ele foi transferido simultaneamente para o Mac , caso você também esteja interessado nisso. De qualquer forma, é bom ver que grandes títulos como este ainda estão chegando ao Linux.
3. Deus Ex: Mankind Divided (2016)
Deus Ex: Mankind Divided é a sequência do popularmente popular Deus Ex: Human Revolution , e vale muito a pena jogá-lo. Eu sei que o jogo em si foi lançado em 2016, mas o porte Linux não veio até novembro, então parecia certo incluí-lo nesta lista.
O principal ponto de venda da franquia Deus Ex é que é um jogo de tiro em primeira pessoa que enfatiza outras maneiras de "vencer" do que simplesmente massacrar todos os seus inimigos, e o fato de que você pode perseguir vários finais dependendo de como você joga.
Pensando em brincar? Comece com nossas dicas para iniciantes em Deus Ex: Mankind Divided . O jogo não é fácil, então, se você ficar preso, não se sinta mal por procurar ajuda.
4. Tomb Raider (2013)
Esta reinicialização de uma franquia clássica dos anos 1990 saiu surpreendentemente bem, recebendo críticas positivas em toda a linha dos críticos de jogos mais proeminentes ao redor. Até o colocamos no topo da lista dos melhores reboots de videogame da história recente .
Resumindo, Tomb Raider é um jogo de ação e aventura que mistura exploração, sobrevivência e combate. Tem uma narrativa convincente, muita mecânica divertida e várias missões secundárias que dão corpo ao mundo e dão a você mais coisas para fazer. Foi portado para Linux em maio de 2016.
5. Warhammer 40.000: Dawn of War II (2009)
Dawn of War pavimentou o caminho para jogos de estratégia em tempo real baseados em times, e Dawn of War II capitalizou isso melhorando todas as deficiências do primeiro título. Observe que ele não tem nenhum elemento de construção de base, o que o torna uma lufada de ar fresco - mas os fãs tradicionais de RTS podem achar que é um pouco estranho.
Ele ainda tem alguns elementos de RPG no sistema de wargear, que são itens que você pode equipar em seus personagens. A única crítica comum contra Dawn of War II é que as campanhas para um jogador não têm variedade nas missões. Mas se você pode encontrar amigos para brincar, é uma explosão absoluta.
6. Saint's Row 2 e 3 (2008/2011)
Saint's Row é uma franquia de ação e aventura semelhante a Grand Theft Auto, mas mais cômica e exagerada. Há quatro títulos na série, e todos eles receberam críticas geralmente positivas, então esta é a experiência de jogo mais consistente possível.
Saint's Row 2 e Saint's Row: The Third foram portados para o Linux em abril de 2016, e você deve jogá-los o mais rápido possível se adora jogos de mundo aberto. Eles irão prepará-lo para Saint's Row IV , que também está disponível no Linux!
7. Darkest Dungeon (2016)
Hoje em dia, jogos roguelike (e "roguelite") custam dez centavos e pode ser difícil encontrar um que realmente se destaque dos demais - por isso é agradavelmente surpreendente quando um jogo como Darkest Dungeon entra em cena e desafia a ideia de o que um jogo deveria ser.
Não só é esteticamente único e bonito, não só é divertido e interessante, mas também diz algo profundo sobre a natureza da moralidade no design de jogos - algo que a maioria dos jogos baseados em moralidade são incapazes de expressar há décadas. Definitivamente, vale a pena tentar, agora que é jogável no Linux (desde maio de 2016).
8. Undertale (2015)
Undertale é um daqueles jogos tão estranhos e caprichosos que se torna viral simplesmente porque as pessoas se sentem compelidas a compartilhar essa estranheza com seus amigos. Além disso, o retorno estético e tonal de Earthbound efetivamente puxa as cordas da nostalgia para aqueles que o tocaram.
Eu não diria que é um grande jogo, mas é definitivamente um jogo divertido. Portado para Linux em julho de 2016, vale a pena conferir Undertale . Qualquer jogo indie que pode vender mais de um milhão de cópias tem que estar fazendo algo certo ... certo?
9. La-Mulana (2012)
La-Mulana é o jogo mais antigo da lista, tendo sido lançado pela primeira vez em 2005 (apenas no Japão) e refeito em 2012 (mundialmente). Ele foi finalmente portado para o Linux em maio de 2016, e a pergunta é: por que esse jogo ainda está atraindo atenção depois de 10 anos?
Bem, é um jogo de plataforma, e os jogos de plataforma estão na moda atualmente. O estilo gráfico é uma reminiscência dos anos 80 (mas de uma forma particular que é mais matizada do que apenas "pixel art"), e o jogo é simplesmente divertido porque existem várias maneiras de chegar ao fim.
Se você gosta dos jogos Metroid ou Castlevania , então se sentirá em casa com La-Mulana .
Quais jogos você joga no Linux?
Além de todos esses jogos - que foram, novamente, apenas aqueles que foram portados para o Linux este ano - você pode encontrar centenas de outros jogos excelentes para jogar usando Steam no Linux , incluindo XCOM 2 , SOMA e The Talos Princípio .
E não se esqueça desses MMORPGs que rodam nativamente no Linux . Muitas das críticas contra o Linux como um desktop doméstico ainda são verdadeiras, mas a incapacidade de jogar bons jogos é um mito que foi desmascarado há muito tempo .
Você joga muito no Linux? Ou você prefere boot duplo ou virtualizar o Windows paralelamente? Quais jogos você deseja que sejam portados para o Linux? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!
Comentários
Postar um comentário