AMPLIFICADOR ULTRACOMPACTO DE 15W + 15W
Projeto para a construção de um amplificador de áudio de 15 Watts + 15 Watts, alimentado por 12V, pequenas dimensões e fácil de executar. Ele usa o circuito integrado TDA7297.
Olá pessoal, mais uma vez proponho um amplificador ultracompacto, mas este modelo é ainda menor, poderoso e simples de construir em comparação com o anterior. Este projeto nasceu das demandas de trabalho: eu precisava urgentemente de um certo número de amplificadores poderosos e pequenos para uma amostra multimídia e decidi fazê-los eu mesmo. Aqui eu apresento o protótipo que me deu resultados ótimos

No final encontrei esse circuito integrado, o TDA7297 que é uma maravilha. É econômico, precisa de pouquíssimos componentes externos, é muito silencioso e sua potência de saída é ótima. O circuito eletrônico adotado é o proposto na folha do fabricante com algumas variações em relação aos valores dos componentes e adicionando a regulação do volume através de um potencialômetro logarítmico duplo de 10K.

O TDA7297 é um amplificador estéreo com saída de ponte e, portanto, não são necessários capacitores eletrolíticos na conexão dos alto-falantes. A configuração de saída da ponte consiste simplesmente em dois amplificadores idênticos para cada canal que funciona em contrafase (4 no total porque é estéreo). A saída de cada um desses amplificadores está conectada a um polo falante. Portanto, a excursão de tensão de saída é máxima alcançando uma grande potência com uma tensão de alimentação bastante baixa. De acordo com a folha do fabricante, este amplificador pode ser alimentado com uma tensão entre 6,5V e 18V, eu uso-o com 12V para conforto, mas você pode aumentá-lo ou diminuí-lo (evitando ir além dos limites indicados).

O circuito impresso que eu projetei é projetado para conter todos os controles do amplificador de tal forma que você não precisa de uma caixa ou fiação externa como visto nas fotografias. O divisor resistivo composto pelos dois resistores 47K e o capacitor eletrolítico de 10uF/25V serve para eliminar o irritante "boop" nos alto-falantes quando ligamos o amplificador. O efeito é realmente perceptível. Os dois capacitores 2.2uF (poliéster ou cerâmica) podem ser de tamanhos diferentes. Portanto, na placa de circuito impresso, planejei três ilhas para cada uma de tal forma que os modelos possam ser montados com campo de 5mm ou 10mm. Se eles não recebem valores tão altos, eles também podem usar 1uF sem problemas.
Elenco de materiais
1
resistor de 1,8K 1/8 Watt 2 resistores de
47K 1/8 Watt 1 potencializador
estéreo de 10K logarítmico
(tipo Alpes) 1 capacitor cerâmico de 100nF 2 capacitores cerâmicos
ou poliéster de 2,2uF (ou de 1uF) 1 capacitor
eletrolítico de 10uF 1 25V 1 capacitor eletrolítico de 100ouF 25V
1 led de 3mm (cor a gosto)
1 circuito integrado TDA7297
1 conector estéreo para
conectores de círculo impresso 3 (com terminais) de duas formas
1 interruptor de ignição para circuito impresso (ver design)
1 dissipador de calor (pode ser um perfil de alumínio)
1 parafusos de circuito impresso, porcas, porcas separadores

Porque, no meu caso, eu não tinha necessidade de levar o amplificador à potência máxima, optei por montar um dissipador de calor relativamente pequeno (50mm de comprimento) obtido a partir de um perfil de alumínio retangular de 30mm x 15mm e 2mm de espessura. Se este dissipador de calor não chegar a eles, eles podem montar um maior e/ou mais profissional.

Para finalizar digo que na internet encontrei kits deste amplificador bastante econômicos e que eles usam, como no meu caso o mesmo circuito da folha do fabricante e uma distribuição dos componentes em alguns casos, muito semelhante ao que eu usei. Isso é lógico devido à absoluta simplicidade do circuito eletrônico. Portanto, se preferirem comprar tudo o que já foi feito, podem fazê-lo sem problemas. Eu, seguindo a filosofia de inventável, preferi construí-lo do zero.
Até a próxima vez!
- Índice de todos os artigos inventáveis-
[ Circuito impresso do amplificador (formato KiCad e PDF) ] (18873 downloads)
[ Folha do fabricante TDA7297] (downloads de 19766)
O conteúdo deste blog é original e está sob uma licença Creative Commons BY_NC_SA
Comentários
Postar um comentário