Archcraft OS - Minimal Arch Linux com Openbox WM
Então, eu estava procurando por um Arch Linux pronto para usar com apenas opções de gerenciador de janelas e encontrei este sistema operacional Archcraft. Aqui está uma rápida revisão do Archcraft OS, caso você esteja planejando experimentá-lo.
Archcraft OS é um sistema operacional (SO) gratuito e de código aberto baseado no Arch Linux. Desenvolvido por uma única pessoa, esta distribuição Linux promete ser o Arch “puro” - é exatamente o mesmo que a instalação do Arch Linux .
A principal diferença que esta distro faz é que ela apresenta apenas o gerenciador de janelas OpenBox (WM) e não tem ambiente de trabalho. O Openbox oferece um consumo mínimo de memória e potência de computação - permite que você aproveite mais RAM e CPU no mesmo hardware.
A interface do usuário é linda com temas Openbox pré-instalados e lindos papéis de parede. Dá a você a capacidade de configurar o Openbox com gerenciadores de configurações pré-instalados.
Análise do Archcraft OS
Baixe, LIVE Médio e Instalação
O projeto está hospedado no GitHub e no Sourceforge. O único instalador de 64 bits está disponível no link abaixo, que está hospedado no SourceForge. Portanto, sua velocidade de download pode variar. O tamanho do .iso é de ~ 1,5 GB.
O .iso suporta desktop LIVE antes da instalação e é completamente offline, ao contrário da instalação do Vanilla Arch. Se você instalar o Arch Linux a partir do Arch .iso, precisará de uma conexão com a internet. No entanto, o Archcraft fornece tudo dentro de seu .iso, portanto, você não precisa de nenhuma conexão com a Internet durante a instalação.
A área de trabalho LIVE oferece a primeira visão do impressionante Openbox WM. Archcraft fornece seu próprio instalador no momento e fornece uma entrada de menu para iniciar o instalador. A área de trabalho do LIVE requer login com ID de usuário “liveuser” e senha “liveuser”.
O instalador é um processo passo a passo orientado por janela que normalmente você faz por meio de comandos durante a instalação do Arch Linux. No entanto, oferece opções suficientes para ir e voltar antes do início da instalação propriamente dita.
O processo de instalação foi tranquilo, embora tenha demorado algum tempo no meu sistema de teste (baseado em BIOS). A distro detectou com sucesso todos os sistemas operacionais no dispositivo de teste de inicialização múltipla. E não bagunçou minha comida. O tempo total de instalação em média é de aproximadamente 15 minutos.
Primeira vista
Se você estiver usando o gerenciador de janelas pela primeira vez, pode ficar animado. Caso contrário, a primeira aparência oferece uma área de trabalho leve e padrão com o Openbox. O tema wm padrão com combinação de papel de parede parece bom. No entanto, achei que o tamanho da fonte é um pouco pequeno. Embora isso possa ser alterado. A capacidade de resposta é rápida, considerando que não há muitos recursos consumidos pelos gerenciadores de janelas.
O painel padrão fornece todas as coisas importantes. A lista de espaço de trabalho, relógio e datas, controle de volume, opção de desligar, CPU, memória e uso de disco, etc. E parece limpo e bom.
Aplicativos e configurações
O Archcraft pré-carrega principalmente os aplicativos Xfce. Portanto, você obtém uma boa quantidade de aplicativos (lista abaixo) para começar. No entanto, você pode instalar facilmente qualquer coisa do repositório Arch ou AUR. O AUR já está configurado e você não precisa instalá-lo manualmente - o que é bom.
O inicializador principal pode ser iniciado usando a tecla Super e oferece uma lista pesquisável de aplicativos. Ao clicar com o botão direito, o menu da área de trabalho também oferece a opção de personalizar o Openbox WM com uma lista de aplicativos e tudo mais.
Aqui está uma breve lista do aplicativo que vem por padrão nesta distro.
- Gerenciador de arquivos: Thunar, PCMAN FM
- Termux - emulador de terminal
- Azoto
- Prancha
- Leafpad - teclado de texto rápido
- VIm
- Xarchiver
- Editor de código Geany
- Visualizador de imagens Viewnior
- Navegador Midori
- Atril Document Viewer
- Mudança de horário
- Power Manager
Uso de recursos
A principal vantagem de usar um gerenciador de janelas em vez de um ambiente de área de trabalho tradicional é o melhor uso de recursos pela distribuição subjacente. Conseqüentemente, Archcraft também está fazendo o mesmo. Esta distro usa cerca de 390 MB de RAM em um estado ocioso em uma instalação física. A maior parte da memória é usada pelo Xorg apenas no estado inativo, seguido por Plank. O uso da CPU é mínimo em inativo, é claro, a menos que você faça qualquer operação.
E com uma combinação de Arch Linux (que já é rápido), pode ser muito amigável em termos de uso de recursos. Eu acredito que esta distro pode rodar bem em hardware de baixo custo, desde que o kernel do Linux atual seja compatível.
Olhar e sentir
Os temas e estilos do Openbox são pré-carregados e são realmente bons. Eles são uma combinação de estilos claros e escuros. Os estilos disponíveis são - Beach, Forest, Grid, manhattan, Slime, Spark, Wave.
Você pode alterar facilmente os temas AO VIVO enquanto trabalha em Preferências> Alterar Estilo no menu de contexto do botão direito.
Se você deseja alterar as configurações principais do Openbox, também pode fazer o mesmo em Preferências> Configurações do Openbox / Configurações do Compositor.
O conjunto de papéis de parede que está disponível é bom, eles vêm junto com os temas do Openbox. No entanto, você também pode usar a geração automática de papel de parede, o que acho um toque diferente nesta distribuição Linux.
Coisas que não deram certo
Enfrentei alguns soluços ao testar esta distro. Alguns dos temas do Openbox (ou, a maioria deles) têm um tamanho de fonte muito pequeno em toda a área de trabalho. Embora esteja definido para o tamanho 9, eles ainda parecem muito pequenos no meu monitor de teste. E eu acredito que ficaria muito pior em telas grandes. E quando você aumenta o tamanho das fontes, elas não são aplicadas uniformemente a todas as seções da área de trabalho.
Além disso, duas vezes o sistema travou durante minha sessão de teste enquanto um stick USB externo estava conectado. Não sei por quê. É improvável que seja um problema do Arch Linux.
Notas de Fechamento
Considerando que esta distro foi desenvolvida por uma única pessoa, acho que é um feito notável. Existem alguns bugs que acredito que serão corrigidos nas próximas iterações. E isso também nos leva à questão universal - por que precisamos de tantas distros? Bem, nunca saberemos. Espero que esta análise do Archcraft OS tenha ajudado você a ter uma ideia desse sabor antes de realmente experimentá-lo.
Comentários
Postar um comentário