Pular para o conteúdo principal

Como esconder qualquer coisa no Windows

 



O Windows permite ajustar e personalizar quase tudo. Mostramos como fazer uso desses superpoderes para deixar as coisas desaparecerem.

A Microsoft lhe dá superpoderes para fazer qualquer coisa no Windows desaparecer. Faça uso deles!

Recentemente, mostramos como ocultar a tela de login do Windows e anúncios irritantes. Estes não são os únicos elementos do Windows que você pode enviar para se esconder. Com alguns ajustes aqui e ali, você pode ocultar barras de ferramentas, ícones, botões, arquivos - praticamente qualquer coisa que você gostaria de manter fora do seu caminho. Vamos mostrar como fazer isso neste guia.


Alguns pontos para lembrar

Antes de começarmos, vamos ver como acessar alguns locais e configurações importantes a que nos referiremos mais de uma vez.

1. O menu de contexto ou menu com o botão direito do mouse: Clique com o botão direito do mouse em qualquer elemento no Windows para abrir seu menu de contexto. Os conteúdos variam de acordo com o elemento que você clicou.

2. O diálogo Taskbar and Start Menu Properties: Vamos chamar isso de uma barra de tarefas para obter clareza. Para trazê-lo à tona, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas e selecione Propriedades no menu de contexto.



3. O diálogo Personalização: Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho e clique em Personalizar no menu de contexto para trazer essa caixa de diálogo. Você também pode abri-lo através do Painel de Controle > Aparência e Personalização > Personalize.



4. A caixa de diálogo Opções de pasta: Chamaremos esta pasta de diálogo. No Windows 7, você pode trazê-lo através do Organize > Folder e opções de pesquisa no File Explorer.



No Windows 8, 8.1 e 10, clique na guia Exibir do File Explorer e, em seguida, em Opções à extrema direita.



Agora vamos passar para o trabalho real de banir o que você não gosta da sua experiência no Windows. Veja como você esconde elementos de várias seções do seu PC.

No Desktop

Charms Bar e Switcher

Na Interface do Edge UI que foi enviada com o Windows 8 veio um par de novos recursos confusos: a barra Charms e o Switcher.

A barra Charms nada mais é do que um menu orientado por ícones que aparece quando você move o cursor para o canto superior direito ou inferior direito da tela.



O Switcher permite que você pedale através de aplicativos abertos e mude da área de trabalho moderna para a clássica, movendo o cursor para o canto superior esquerdo da tela.



Você pode fazer essas duas características irritantes menos assim? Certo! Vá para a guia Navegação das propriedades da barra de tarefas, desmarque as caixas ao lado das seguintes opções e clique em OK:

  • Quando eu apontar para o canto superior direito, mostrar os encantos
  • Quando eu clicar no canto superior esquerdo, alternar entre meus aplicativos recentes


No Windows 8.1, você também encontrará as mesmas opções listadas em Configurações > PC e dispositivos > Cantos e bordas > navegação de canto.



Este ajuste torna os cantos quentes para os Charms e Switcher recursos inativos globalmente. Você ainda pode usar esses recursos através de atalhos de teclado: Win + C para a barra Charms e Win + Tab para o Switcher.

Se você quiser uma maneira fácil de desativar esses dois recursos, experimente um aplicativo de terceiros como Winaero Charms Bar Killer ou Start8.

Talvez você já tenha instalado o aplicativo Classic Shell para fazer o Windows 8 chupar menos. Nesse caso, abra o programa, navegue até a guia Configurações do Windows 8 e selecione o botão All radio under Desativar cantos ativos.



Os usuários do Touchpad também podem tentar desativar deslizes de borda através das configurações de interface do usuário fornecidas pelo fornecedor do touchpad.

A localização da configuração de deslizamento de borda varia dependendo da marca e modelo do seu PC. Você provavelmente encontrará esse recurso (ou alguma variação dele) no Painel de Controle do Mouse ou na seção de configurações de onde você pode ajustar gestos de touchpad.

A lixeira

No Windows Vista você pode simplesmente excluir o ícone Lixeira e acabar com ele. A Microsoft decidiu que você não deveria ter isso tão fácil, então é assim que funciona agora:

  1. Abra a caixa de diálogo Configurações de ícones da área de trabalho através de personalizar > alterar ícones de desktop (Ganhe 7, 8, 8.1) ou Personalize > Temas > Configurações Relacionadas > configurações de ícones de desktop (Ganhe 10).
  2. Desmarque a caixa ao lado da Lixeira.
  3. Clique em Aplicar e sair da caixa de diálogo.


Como você pode ver na imagem acima, você também pode ocultar ou restaurar outros ícones de atalho de desktop, como Computador, Painel de Controle e Rede a partir da caixa de diálogo Configurações de ícones da área de trabalho.

Ícones e gadgets

Atalhos de desktop para arquivos, pastas e programas são fáceis de excluir. Selecione um monte deles, clique em Excluir no menu de contexto e confirme se deseja prosseguir com a exclusão.

Lembre-se, se você estiver excluindo um arquivo (ou pasta) cujo ícone não tem o símbolo de seta minúscula que representa um atalho, você está excluindo o arquivo original e não seu atalho.



Não é o que você tinha em mente? Mova esse arquivo para um local mais seguro, para que você não o exclua inadvertidamente da área de trabalho. Você ainda pode mantê-lo à mão como um atalho de desktop usando a opção Enviar para > Desktop (criar atalho) no menu de contexto do arquivo.



Você sabia que pode alternar ícones de desktop fora e ligado como e quando você precisa deles? Para isso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e em Exibir, clique em Mostrar ícones de desktop.



O Windows 7 tem alguns gadgets como um relógio, conversor de moedas e um calendário que você pode exibir na barra lateral através da opção Gadgets do menu de contexto da área de trabalho.

Se você quiser ocultar um gadget visível na barra lateral, clique no botão Fechar no canto superior direito. Puf! Foi-se embora.



Se você não usar o recurso de gadgets e quiser mantê-lo desligado, primeiro clique em Programas > de controle do Painel de Controle > Programas e Recursos > Ativar ou desativar os recursos do Windows para abrir a caixa de diálogo Recursos do Windows. Lá, desmarque a caixa ao lado da Plataforma de Gadget do Windows e clique em OK. É isso mesmo!



Na barra de tarefas

A Barra de Tarefas

Quer mais espaço na tela? Uma maneira de obtê-lo é definindo a barra de tarefas do Windows para se esconder quando você não está usando. Abra as propriedades da barra de tarefas e, sob a guia Barra de Tarefas, verifique a caixa para ocultar automaticamente a barra de tarefas. Enquanto estiver nisso, você também pode querer desmarcar a caixa ao lado dos aplicativos da Loja Do Windows na barra de tarefas para se livrar dos ícones da barra de tarefas para aplicativos da Windows Store no Windows 10.



Ícones e notificações da bandeja do sistema

Uma bandeja de sistema bagunçada é uma monstruosidade e pode ser uma distração se você não controlar as notificações que está programada para mostrar. Não se preocupe, ele vai ficar bem. Você pode fazer essas notificações desaparecerem e ocultar os ícones por trás de um popup discreto.

Digamos que você queira ocultar o ícone get Windows 10 (GWX) e suas notificações. Para fazer isso no Windows 7 a 8.1, primeiro abra as propriedades da barra de tarefas e, na guia Barra de Tarefas, clique no botão Personalizar ao lado da Notificação:. Isso abre a seção Ícones da área de notificação.



Em seguida, procure GWX na lista de ícones e selecione a opção Ocultar e notificações a partir do dropdown ao lado. Isso esconde o ícone GWX, mas você pode acessá-lo através da pequena seta ao lado da bandeja do sistema. Além disso, você não receberá mais notificações para GWX.



Você terá que selecionar o ícone Ocultar e notificações opção um por um para cada ícone que deseja ocultar.

Com ícones do sistema, você pode ir um passo adiante e desligá-los em vez de escondê-los atrás de um popup. Para isso, você terá que clicar em Ativar ou desativar os ícones do sistema. Na próxima tela, selecione a opção Desligar a partir do dropdown para cada ícone que deseja ocultar da bandeja do sistema.





Nota: Se os dropdowns aparecerem acinzentados na seção Ícones da Área de Notificação, desmarque a caixa ao lado de Sempre mostre todos os ícones e notificações na barra de tarefas.



No Windows 10, você encontrará os controles para ícones da barra de tarefas, notificações e ícones do sistema em um local diferente: Configurações > Sistema > Notificação e ações. Não deixe a interface do usuário te deixar. Parece diferente do que você viu acima, mas as configurações são bem rotuladas e fáceis de entender.



Enquanto você está consertando a bandeja do sistema para sua conveniência, você pode aproveitar esses outros truques de personalização da barra de tarefas também.

A caixa de pesquisa global que vem empacotada com a barra de tarefas no Windows 10 é um recurso útil que recomendamos manter. Mas se você quiser ocultar a caixa de pesquisa, abra o menu de contexto da barra de tarefas e clique na caixa de pesquisa 'Mostrar', > mostrar para alterá-la.

Se você decidir que quer usar o recurso de pesquisa, afinal, você não precisa ficar com seu avatar enorme e desajeitado. Mantenha-o pronto para usá-lo como um ícone de pesquisa minúsculo selecionando o ícone de pesquisa 'Mostrar >', do menu de contexto da barra de tarefas.



O ícone de exibição de tarefas

Se você não tiver uso para o botão Visualização de tarefas que se vincula a um recurso de desktop virtual para multitarefas, ocultar seu ícone de barra de tarefas e obter mais espaço para aplicativos abertos. Tudo o que você precisa fazer é clicar em Mostrar exibição de tarefas no menu de contexto da barra de tarefas para alternar o ícone.



O botão iniciar

A versão moderna da interface do usuário do menu Iniciar causou um grande furor quando apareceu pela primeira vez no Windows 8. Vários usuários não ficaram felizes que a Microsoft decidiu zap o tão amado botão Iniciar e menu Iniciar do Windows 7.

O botão Iniciar reapareceu no Windows 8.1, mas não no clássico menu Iniciar.

De qualquer forma, todos já aceitaram que o botão Iniciar e a tela Iniciar estão aqui para ficar. Claro, isso não quer dizer que todos estão aderindo a esses padrões. Muitos usuários preferem ocultar o botão Iniciar e restaurar o antigo menu Iniciar usando aplicativos de terceiros como StartIsGone ou Start8. Você pode fazer o mesmo.

Antes de ir em frente e ocultar a tela Iniciar em favor do menu clássico Iniciar, explore o menu de contexto escondido atrás do botão Iniciar. Você pode descobrir algumas opções úteis lá.



No Menu Iniciar

Inadimplência do sistema

O Menu Iniciar em seu avatar padrão tem várias opções que você não precisa acessar regularmente. Você pode até preferir mantê-los acessíveis como atalhos de desktop ou barra de tarefas. Nesses casos, você pode tornar o Menu Iniciar mais compacto se livrando de itens não usados.

Para ocultar entradas do Menu Iniciar, primeiro navegue até a guia Iniciar menu de propriedades da barra de tarefas e clique no botão Personalizar lá. Isso traz à tona a caixa de diálogo Menu Iniciar Personalizado onde você pode ocultar qualquer listagem do Menu Iniciar, desmarcando a caixa de seleção ao lado ou selecionando o botão Não exibir este botão de rádio de item conforme apropriado.



E aqui está como você pode hackear/ocultar vários elementos da tela Iniciar no Windows 10.

Ladrilhos de tela inicial

Se você encontrar alguma das telhas de tela Iniciar (no Windows 8 ou acima) distraindo, você pode desligá-lo selecionando Unpin do Início a partir de seu menu de contexto. Quer manter a telha mas não quer seu recurso de atualização dinâmica? Clique na opção Desativar o azulejo ao vivo.



Programas/arquivos recém-abertos e mais usados

As listas de programas adicionados recentemente e seus itens mais usados (arquivos e programas) podem ser úteis, mas não são os favoritos de todos. Se você não quer que eles sejam exibidos, é fácil desligá-los rapidamente.

No Windows 7, você terá que ir à guia Menu Iniciar de propriedades da barra de tarefas e desmarcar as caixas para:

  • Armazenar e exibir programas recém-abertos no menu Iniciar
  • Armazenar e exibir itens recentemente abertos no menu Iniciar e na barra de tarefas

No Windows 8.1, você encontrará essas opções na guia Listas de salto das propriedades da barra de tarefas.



Se você estiver no Windows 10, vá para Configurações > Personalize > Iniciar e arraste os controles deslizantes para os aplicativos mais usados do Show e mostre aplicativos adicionados recentemente à esquerda para ocultar esses jumplists.

Se você só quiser impedir que um aplicativo específico apareça na lista mais usado (ou adicionado recentemente), tente isso em vez disso. Abra o menu de contexto desse aplicativo a partir da seção Mais Usada da tela Iniciar e clique em Não aparecer nesta lista.



Aplicativos instalados em todos os programas/todos os aplicativos

Para qualquer aplicativo que você gostaria de parar de aparecer na lista de programas instalados, você geralmente pode especificar essa preferência enquanto estiver instalando o programa. Ele aparece frequentemente como uma caixa que lê Adicionar atalhos de menu iniciar (ou alguma variação disso). Desmarque essa caixa para pular adicionando o programa à tela Iniciar ou ao Menu Iniciar.



Se você já instalou o aplicativo, isso não é um problema. No Windows 7, você pode selecionar Excluir no menu com o botão direito do mouse na entrada do Menu Iniciar de um programa para excluir esse atalho.

No Windows 8 ou superior, navegue até C:\ > ProgramData > Microsoft > Windows > Iniciar Menu > Programas e excluir a entrada de tela Iniciar do aplicativo a partir daí.

Cuidado! Não vá para excluir nada que você não tem certeza que você será capaz de encontrar novamente.

No Explorador de Arquivos

Arquivos e Pastas

Há mais de uma maneira de ocultar um arquivo ou pasta no Windows. Vamos dar uma olhada em alguns comuns.

1. O método padrão: Isso envolve abrir o diálogo propriedades de um arquivo ou pasta a partir do menu de contexto e verificar a caixa ao lado do Hidden. Certifique-se de clicar em Aplicar para finalizar a alteração.



Para revelar todos os arquivos e pastas ocultos, abra as opções de pasta e, na guia Exibir, verifique o botão de rádio ao lado de Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

2. O truque "Arquivos do sistema": A configuração de opções de pasta para revelar pastas ocultas não é segredo, e é por isso que ocultar pastas da maneira usual é menos eficaz do que você pensa que é. Um método melhor é disfarçar arquivos confidenciais designando-os como arquivos do sistema. Você vai precisar ir para o prompt de comando para isso.

Pressione Win + R, digite cmd na caixa de diálogo Executar que aparece e aperte Enter. No prompt de comando, digite:

attrib +s +h "C:\...\TopSecretFile"

Substitua o nome do path de amostra dado aqui pelo nome do path para o arquivo que você deseja disfarçar como um arquivo do sistema e aperte Enter. Agora esse arquivo permanece escondido mesmo quando você mostra arquivos e pastas escondidos.

Você pode revelar este arquivo de duas maneiras:

  • digitando no Terminal, ou
    attrib -s -h "C:\...\TopSecretFile"
  • desmarcando a caixa ao lado de arquivos do sistema operacional protegidos Hide (Recomendado) em Opções de pasta > Visualizare batendo em Aplicar,é claro.


3. Esteganografia: A esteganografia é a arte de ocultar mensagens de tal forma que qualquer um que não esteja ciente da mensagem oculta nem perceberá que há uma mensagem escondida, mesmo que esteja à vista.

Vamos dar uma olhada em um truque de esteganografia popular usado para esconder um arquivo de texto dentro de uma imagem JPEG.

Comece mantendo esses dois arquivos à mão: o arquivo de texto que você deseja ocultar e a imagem JPEG (por exemplo, imagem de máscara.jpg) atrás do qual você deseja ocultar o arquivo.

Adicione esses arquivos a uma nova pasta em C: unidade e comprimir essa pasta em um arquivo RAR, que chamaremos de arquivamento de máscaras. Você precisará usar um aplicativo de terceiros como WinRAR ou 7-Zip para criar o arquivo.

Agora, abra o Prompt de Comando, digite

cd \

e e hit Enter para navegar até o diretório raiz (assumindo C: é a unidade atual no prompt). Em seguida, execute este comando:

copy /b mask-image.jpg+mask-archive.rar result-image.jpg


Certifique-se de substituir os nomes dos arquivos de amostra no comando pelos nomes de arquivo correspondentes do seu computador. Uma vez que você pressione Enter, você encontrará a nova imagem (imagem de resultado.jpg) que é idêntica à imagem da máscara.jpg, mas maior em tamanho por causa do arquivo de texto secreto que inclui.

Há mais maneiras de esconder mensagens secretas em fotos e outros arquivos. Pode apostar que é divertido explorar todos eles!

4. Software de criptografia: A criptografia de dados é uma maneira confiável de proteger seus dados confidenciais contra olhos curiosos. Ele oculta informações em mensagens codificadas que são difíceis de decifrar, a menos que você tenha a chave para descriptografá-las.

A principal escolha para criptografia no Windows — TrueCrypt — não existe mais, mas existem algumas alternativas decentes de criptografia de disco do Windows flutuando na web. Alguns deles têm opções limitadas para algoritmos de criptografia. Alguns outros não têm um recurso de criptografia para arquivos e pastas individuais. Você precisará explorar algumas opções de programa para obter os recursos que você precisa.

Lugares recentes, arquivos recentes

Arquivos que você abriu recentemente e os locais que você visita com frequência são acessíveis através da seção Locais Recentes da barra lateral explorer, ou seja, o painel de navegação. Se você estiver no Windows 10, encontrará dados semelhantes listados no Acesso Rápido na barra lateral.

À medida que você continua a usar o Windows dia após dia, essas seções ficam desordenadas super rapidamente. Para impedir que o Acesso Rápido acumule dados no Windows 10, você precisa desmarcar as caixas ao lado das seguintes opções em Opções de Pasta > Geral > Privacidade:

  • Mostrar arquivos usados recentemente no Acesso Rápido, e
  • Mostrar pastas usadas com frequência no Acesso Rápido

Você também precisará clicar no botão Limpar na mesma seção para limpar os dados que o Acesso Rápido reuniu até agora.



No Windows 7, 8, 8.1, você definiu itens recém-abertos para impedir de aparecer no menu Iniciar como discutimos acima (no Menu Iniciar)? Então você não precisa de mais ajustes porque isso garante que a seção Lugares Recentes não coletar novos dados.

Extensões de arquivo

Para ocultar extensões de arquivo, você precisará navegar para opções de pasta novamente. Desta vez, procure as extensões Ocultar para caixa de seleção de tipos de arquivo conhecidos e verifique-a. Depois de clicar em Aplicar, os nomes dos arquivos no Explorer aparecerão sem a extensão correspondente.



Itens variados

No Windows 7, você pode ocultar a barra de menu do Organize > Layout e trazê-lo como e quando você precisar pressionando a tecla Alt.



A guia Exibir da fita do Explorador de Arquivos no Windows 8 ou acima permite que você esconda/exiba vários itens do Explorer, como o painel de navegação, o painel de visualização e as caixas de seleção de itens. No Windows 7, você encontrará essas configurações em opções de pastas ou em Organize > Layout.

Se você quiser ocultar algumas das opções disponíveis na barra de ferramentas de acesso rápido, a maneira mais rápida de fazer isso seria clicando na seta à direita dos ícones da barra de ferramentas e clicando em cada item para alterá-lo.



Esconda-se!

Prepare-se para esconder todos os aborrecimentos do Windows que têm incomodado você. À medida que você se aprofunda cada vez mais nas configurações do Windows que demonstramos acima, você vai tropeçar em várias outras opções pouco conhecidas,como esta joia de um recurso que está escondido à vista de todos.

Os itens que listamos aqui são apenas alguns dos elementos de superfície que você pode esconder no Windows.

Se você estiver disposto a arriscar no  registro do Windows, há muito mais que você pode empurrar para fora da vista - de applets do Painel de Controle para contas de usuário na tela de login para a seção Bibliotecas no File Explorer. E essa não é a melhor coisa sobre o Windows? Que permite que você ajuste cada detalhe ao seu gosto? Nós achamos que sim. Embora devemos admitir que a Microsoft está apertando as rédeas e bloqueando mais recursos a cada nova versão do Windows.

Você está contente deixando todas as configurações como eram quando instalou o Windows? Ou você gosta de esconder todos os ícones e recursos que te irritam? Diga-nos como você prefere que sua instalação do Windows seja!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner