Grive – Um cliente dockerized do Google Drive para Linux
Não faz muito tempo eu revisei grive2 como um cliente alternativo do Google Drive para Linux. Hoje, vou apresentá-lo ao Grive, uma implementação do Docker para o cliente do Google Drive, Grive2.
Docker (se você ainda não sabe o que é), é uma ferramenta projetada para beneficiar tanto os administradores do sistema quanto os desenvolvedores, graças ao uso de contêineres. Os contêineres do Docker fornecem uma maneira de os desenvolvedores criarem e distribuirem seus aplicativos usando contêineres.
Todas as dependências e bibliotecas do aplicativo são empacotadas e enviadas em um único pacote e serão capazes de executar em qualquer distro Linux, independentemente das configurações personalizadas de outros distros.
Para administradores de sistemas, ele fornece-lhes a flexibilidade de não precisar de tanto número de sistemas para testar aplicações e executar determinadas operações. O Docker é de código aberto e, portanto, é gratuito e estendido para atender às necessidades dos usuários.
Grive é uma implementação de cliente do Google Drive de código aberto CLI da Grive2 usando o Docker. Isso significa que você pode instalá-lo e usá-lo em qualquer distro Linux de sua escolha sem se preocupar com problemas de segurança e atualização.
Características em Grive
- livre e de código aberto.
- Flexibilidade – graças ao uso de contêineres Docker.
- Interface da linha de comando – interaja com grive usando comandos diretos em seu terminal.
Instalação e Uso de Grive no Linux
A primeira vez que você executar Grive use os seguintes comandos para baixar.
$ docker pull ashael/grive $ mkdir /home/MyGoogleDriveFoldeName $ cd /home/MyGoogleDriveFoldeName $ docker run -it -v $PWD:/home/grive -w /home/grive grive
Em seguida, enquanto dentro do Contêiner, digite:
$ grive -a
Após a configuração inicial, tudo o que você precisa fazer é sincronizar sua conta usando o comando abaixo:
$ docker run --rm -v $PWD:/home/grive -w /home/grive --name "Gdrive" -u $(id -u):$(id -g) ashael/grive grive
Isso é tudo gente. Então, se você não está feliz com grive2 você sempre pode verificar Grive – tenho certeza que é uma alternativa mais atraente para os entusiastas do Docker. Mas se é ou não a sua xícara de chá, uma das belezas do Linux é a liberdade de escolher entre uma variedade de opções.
Você já é um usuário de Grive ou você vai apenas tentar agora? Conte-nos o que você acha sobre isso na seção de comentários abaixo.
Comentários
Postar um comentário