RECEPTOR DE CONVERSÃO DIRETA EM CT603A.
Não é uma combinação bastante estranha de um poderoso transistor RF CT603A (ou CT606A) e um receptor de conversão direta?
No entanto, tal esquema é descrito na literatura. Muitas pessoas já viram esse esquema mais de uma vez, incluindo eu. E em vão...
O esquema de tal dispositivo de transformação direta pertence à caneta de V. T. Polyakov, e é descrito em seus livros. Por exemplo, no livro "Transceptivers of Direct Conversion", de 1984, na página 108.
O projeto em si é chamado de "Microtransiver Telegráfico".
O esquema original deste microtransiver do autor está abaixo:
Claro, ninguém ia fazer um transshiver, mas eu decidi repetir sua parte de recepção.
Uma batedeira muito exótica é usada aqui. Montado em um poderoso transistor bipolar RF CT606A, que, além disso, também funciona no modo passivo. Foi por causa dessa mistura muito incomum que me atraiu para este esquema.
Fiz alguns pequenos ajustes no esquema relativo à heterodyne e uhf. Então, no original, a heterodyne trabalha em uma frequência metade da frequência de recepção. Antes de se alimentar na base do transistor da batedeira, a frequência de tensão da heterodyne é dobrada. Usei heterodyne, que imediatamente funciona na frequência da recepção. A segunda mudança é uma UHF mais moderna, capaz de trabalhar tanto em fones de ouvido multimídia quanto em um sistema de alto-falantes externos.
O diagrama final da minha versão do receptor é apresentado abaixo:
O receptor de conversão direta com um mixer no transistor CT603A foi projetado na minha versão para operação na banda de 3,5 MHz.
O sinal da antena vai para o circuito de entrada C1C2L1, que está sintonizado no meio da seção SSB da banda de 3,5 MHz. A bobina L1 é enrolada em um anel Amidon T37-2 e contém 38 voltas de fio PEV 0.23. A torneira é feita a partir da 12ª curva a partir da parte inferior. O resistor R1 teve que ser ligado paralelamente à bobina L1, a fim de reduzir ligeiramente o fator Q deste último e, assim, expandir a largura de banda do circuito de entrada.
O misturador (transistor VT1) é montado em um poderoso transistor RF CT603A. Polyakov nesta posição trabalhou CT606A.
O transistor da batedeira opera no modo passivo, ou seja, sem fornecer tensão de alimentação. O sinal de heterodyne, que é montado de acordo com o esquema do capacitivo de três pontos no transistor VT2, entra na base do transistor de misturador da bobina de comunicação L5.
As bobinas L4 e L5 são enquadradas em uma estrutura com diâmetro de 6 mm e contêm, respectivamente, 40 e 12 voltas de fio HDPE 0.23. A bobina L5 é enrolada sobre a bobina L4 mais perto de sua extremidade aterrada. O quadro é equipado com um núcleo de ajuste de ferro carbonyl. Através da cadeia C19R13, o sinal heterodyne é alimentado em uma escala digital.
O sinal de frequência sonora resultante é alocado no resistor R3, filtrado pelos elementos L2L3C3C4C5 e alimentado ao amplificador terminal LF montado no chip DA1 do tipo NE5532 e transistores VT3 e VT4. A potência de saída desta UNCH atinge 0,6... 0,7 W. O ganho do amplificador LF é igual à razão de resistência dos resistores R10 e R6.
Como bobinas FNF L2 e L3 usaram cabeça estereofônica universal do gravador de fita. Uma escala digital de quatro bits é usada para controlar a frequência de sintonia.
Configurar o receptor é simples.
Depois de verificar a correção da instalação, forneça energia e verifique o funcionamento do amplificador LF. Funciona imediatamente com peças útil. Eu tenho usado repetidamente UHF de acordo com este esquema em meus projetos, e sempre com o mesmo sucesso.
Um artigo separado é dedicado a este amplificador LF -"Amplificador LF para receptor de conversão direta".
Em seguida, verifique o trabalho da heterodyne. Os capacitores de alongamento C9 e C10 e o núcleo da bobina L4 definiram a faixa necessária de ajuste heterodyne. No meu caso, são 3590... 3740 kHz.
Em seguida, ao selecionar o resistor R9, a tensão heterodyne necessária é definida com base no transistor da batedeira. Eu afinai esta tensão para cerca de 0,7 V ampl. Uma tentativa de aumentar ligeiramente essa tensão levou ao aparecimento de um fundo CA e até mesmo ao surgimento de algum tipo de sub-excitação. Por isso, parei em 0,7 V de valor de amplitude.
A bobina L1 não tem ajuste, portanto, o circuito de entrada para o meio da seção de frequência selecionada é ajustado selecionando o capacitor C1.
Isso, em princípio, é todo o cenário.
Depois de realizar todas essas manipulações, verifiquei se o receptor estava respirando. O toque de pinça na entrada da antena causou um aumento bastante perceptível no ruído etérico. E isso significava que o receptor funcionaria.
Estruturalmente, o receptor de conversão direta no CT603A é montado em duas placas heterodyne e principal. As placas são colocadas em lados opostos do chassi de duralumina simples para eliminar interferências indesejadas do sinal heterodyne no resto do receptor.
Na verdade, os elementos na placa principal do receptor são colocados da seguinte forma:
Receptor PCB (visualização lateral de impressão):
Heterodyne PCB (visualização lateral de impressão):
Os testes no ar deste receptor de conversão direta foram realizados na noite de 20 de abril de 2021 na faixa de 3,5 MHz. Uma antena invertida foi usada. Tentar conectar apenas um pedaço de fio à entrada do receptor não foi muito bem sucedido - o nível de ruído aumentou para valores inaceitáveis e as estações estavam simplesmente se afogando em ruído.
Minhas impressões do receptor de conversão direta no CT603A:
Subjetivamente, em termos de sensibilidade, parece ser ligeiramente inferior a outros receptores de conversão direta que colecionei anteriormente. Talvez parecesse. Mas eu realmente gostei do trabalho da batedeira. A qualidade da demodulação dos sinais é muito boa. O receptor recebe muito limpo.
Um pequeno vídeo sobre o funcionamento deste receptor PP no CT603A. Gravado em 20 de abril de 2021. Tempo-cerca de 20-00. Banda de 3,5 MHz:
Atualização:
Como experimento, em vez do transistor de condutividade reversa CT603A, foi utilizado um transistor de condutividade direta na batedeira. Isso é permitido porque o transistor da batedeira funciona sem fornecer tensões de abastecimento.
Como esperado, este receptor e com o transistor BC557 na batedeira funciona de forma bastante decente. Mas com CT603A eu gostei por alguma razão mais. Talvez apenas uma avaliação subjetiva.






Comentários
Postar um comentário