RECEPTOR REGENERATIVO PARA UMA FAIXA DE TRANSMISSÃO DE 49 M.
O esquema do regenerador da revista Radio No. 2 2007. Por sua vez, esta é uma reimpressão da edição alemã.
Esquema original da revista Radio:
O receptor foi projetado para funcionar com a antena de quadro. Li várias críticas laudatórias sobre o trabalho deste regenerador, por isso decidiu-se repeti-lo.
Não foram feitas mudanças especiais no esquema. É isso, aplique um amplificador ligeiramente diferente LF. No original, a antena de quadro tinha a forma de um anel com diâmetro de 90 mm e consistia em 4 voltas de fio de cobre 1.3 ... 1,5 mm.
Fiz uma moldura com um diâmetro de 115 mm, que também contém 4 voltas de fio de cobre.
Este é o design da antena de quadro:
O receptor montado com um quadro como uma antena acabou assim:
A indutância do quadro foi de cerca de 4 μH. Como a gama operacional foi escolhida faixa de transmissão de 49 m como bastante saturada com estações de radiodifusão de vários planos.
Mas testar o receptor no ar foi decepcionante. Ele trabalhou lá de alguma forma... Mas a sensibilidade não era muito alta. Além disso, houve uma forte influência da mão no ajuste através de uma conexão parasitária com o quadro. Além disso, a menor vibração da placa receptora causou um desvio de frequência, embora pequeno. Ou seja, estruturalmente, a antena da moldura deve ser feita muito rígida.
Por isso, decidiu-se abandonar a antena da moldura. Em vez disso, inclua um indutor no anel Amidon T50-2 no circuito.
O esquema final do receptor regenerativo para a faixa de 49 m foi o seguinte:
A antena da estrutura é substituída por um indutor L2 enrolado no anel Amidon T50-2. Uma bobina L1 é usada para se comunicar com a antena.
Como você pode ver, o sinal da antena através da bobina de comunicação L1 entra no estágio regenerativo no transistor de campo VT1 do tipo BF256B. O ajuste sobre a faixa é realizado por um capacitor variável C3. Capacitores С1 e С2- alongamento.
O nível de regeneração é regulado por um resistor variável R4. Através do resistor R1 e do capacitor C10, o sinal projetado entra no estágio de pré-amplificação LF, que é montado em um transistor VT2 do tipo BC547. O sinal de graves amplificado através do controle de volume R9 é alimentado com o amplificador terminal LF. Ele é montado de acordo com o circuito padrão no chip LM386, e tem um ganho nesta inclusão de cerca de 50.
Como já indicado, as bobinas L1 e L2 são enroladas no anel Amidon T50-2 (vermelho), e contêm 2 e 26 voltas, respectivamente, de fios com diâmetro de 0,3 mm. A bobina de comunicação L1 é enrolada em um segmento livre do anel. A indutância da bobina L2 é de cerca de 4 μH.
Configurar este regenerador para uma faixa de 49 m é simples. Primeiro, eles estão convencidos do funcionamento normal das cascatas de amplificação LF. O amplificador LF deve ter um pequeno nível de ruído branco, e nada mais. Não deve haver rangidos altos, zumbidos, estalando, e sons semelhantes.
Em seguida, eles garantem que há geração na cascata regenerativa. Além disso, o nível máximo de oscilações (consegui cerca de 250 mV de extensão) será observado na posição INFERIOR do motor do regulador de regeneração R4.
A abordagem da geração deve ser suave. Ou seja, controlando o sinal na fonte do transistor VT1 com um osciloscópio, deve haver um aumento suave, sem saltos, no sinal sinusoidal, e o mesmo, uma diminuição suave na amplitude de oscilações até zero. Isso pode exigir a seleção de resistores R3 e R5.
A presença de oscilações na cascata regenerativa pode ser verificada sem um osciloscópio. Um simples prefixo de sonda para um multímetro digital, como descrito neste artigo. Um vídeo sobre o trabalho de tal sonda está aqui. Tal sonda será bastante útil, apesar de sua simplicidade.
A visão geral do receptor montado para a faixa de 49 m é a seguinte:
Localização das peças principais no PCB:
Os testes do receptor foram realizados em 8 de julho de 2021, com alcance de 49 m, antena-dipolo da banda de 7 MHz.
Claro, esta versão do receptor com uma bobina em Amiton em vez de uma antena de moldura, e mesmo com uma antena grande, era muito mais sensível. Isso é lógico e compreensível.
Mas, alguns sedimentos ainda permaneciam... A seletividade não era a melhor, e mesmo o Anel de Amidon não salvou a situação. Alguns dos regeneradores que eu tinha reunido anteriormente eram melhores a este respeito.
Aqui estão as conclusões...
Vídeo curto sobre o receptor:
Comentários
Postar um comentário