Vem Text Editor - Um layout de comando alternativo para Vim
O Vem é um editor de texto de linha de comando gratuito e de código aberto com um layout de comando alternativo projetado para fornecer suporte completo ao teclado sobre o editor de texto vim e torná-lo o mais intuitivo possível.
Em sua raiz, é um conjunto de arquivos de configuração que muda a forma como o Vim age reduzindo/simplificando o conjunto de comandos que são ligados a teclas únicas e os mapeia através do teclado para otimizar sua posição de acordo com sua frequência.
O Vem possui dois modos principais: comando e inserção. Assim como Vim,cada tecla no Vem realiza
uma ação quando está no modo de comando e insere texto quando no modo
de inserção. Digite o modo de comando pressionando e insira o modo
simplesmente pressionando .Ctrl + Oi
O Vem mapeia seus comandos para o layout do teclado QWERTY por padrão e você pode alterar essa configuração para QERTZ ou AZERTY em seu arquivo de configurações. Você encontrará uma lista completa de ações básicas e avançadas para diferentes layouts de teclado em seu site.
Características do Vem
- Livre e de código aberto.
- Código-fonte disponível no GitHub sob a licença do MIT.
- Rápido e confiável.
- Dois modos principais: comando e inserção.
- Várias janelas.
- Destaque de sintaxe.
- Suporta plugins e temas de cores.
- Suporte regex.
- Pesquisa de arquivos fuzzy no código fonte do Git.
- Documentação abrangente e tutoriais online.
Como você já deve saber, vim é uma versão aprimorada de vi com suporte para destaque de sintaxe, desfação multintura e auto-conclusão, mas ainda tem uma curva de aprendizado íngreme. Seu objetivo é otimizar a experiência do usuário removendo a gramática de comando que afugita potenciais usuários.
Na minha opinião, o Vem não foi particularmente criado para competir com o Vim, mas para torná-lo mais acessível para mais usuários, pois é alimentado por algumas de suas características, como NERD Commenter, vim-sayonara, vim-surround e vim-pathogen, para mencionar alguns.
Para instalar o Vem, basta clonar a fonte do GitHub e executar o Makefile dentro:
$ git clone https://github.com/pacha/vem.git $ cd vem $ sudo make install
O que você acha? O novo layout torna o uso dos recursos do Vim mais fácil de usar? E como ele se compara a outros editores de texto de linha de comando? Abaixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Comentários
Postar um comentário