YY SPECIAL É UM RECEPTOR DE CONVERSÃO DIRETA DA W1FB.
As mãos têm que repetir o receptor de conversão direta chamado YY Special.
Uma descrição deste receptor de conversão direta foi publicada no QST Journal nº 1 de 1979. O autor do receptor é Doug DeMaw, W1FB. Postei a tradução completa do artigo da edição acima da revista alguns anos antes. Aqui está este artigo... YY Special é um receptor de conversão direta.
O circuito original do receptor de Doug DeMaw:
Repita esta conversão direta do receptor decidida quase 1 a 1. Com exceção da heterodyne-já foi montada e depurada heterodyne de outro projeto, falhou (receptor PP em KP902)
O esquema final do receptor é apresentado abaixo:
O receptor YY Special foi projetado para operar na faixa de 80 m.
Aqui, o sinal da antena vai para o DPF, depois para o amplificador RF montado no transistor VT1. No original, o autor utilizou o transistor 2N2222. Mas eu não tinha isso. Dado que o transistor da UHF opera em uma corrente coletora de cerca de 20 mA, instalei o transistor S8050 nesta cascata.
O sinal amplificado do coletor do transistor VT1, através do transformador T1, entra na fonte do transistor VT2, que serve como um misturador. Aqui posso notar que o esquema de tal misturador não é novo, e receptores com um mixer semelhante já foram publicados. É tudo verdade, não é bem assim. Neste receptor, o transistor da batedeira opera no modo ativo. Dê uma olhada mais de perto no dreno do transistor na tensão de alimentação.
Como vT2, o autor utiliza um transistor de efeito de campo do tipo MPF102. Tentei usar o BF245B em vez disso, mas essa opção não teve sucesso, não funcionou para conseguir o trabalho do receptor. Em seguida, a posição VT2 colocou KP303D. O receptor imediatamente funcionou.
O portão do transistor VT2 recebe um sinal da heterodyne, que é montada no transistor VT4.
O nível de tensão no portão VT2 é de cerca de 1,5 Veff. Heterodyne trabalha na frequência da recepção. Isso força ou para protegê-lo bem, ou para colocar as placas heterodyne e o resto do receptor em diferentes lados do chassi feito de duralumin. Aproveitei a segunda opção.
Após a conversão, o sinal de frequência de áudio é alimentado a um pré-amplificador LF montado em um transistor VT4 e um amplificador terminal montado no chip uA741. Fones multimídia podem ser conectados à saída.
O receptor YY Special não contém um FNF, que teria que ser montado entre o misturador no VT2 e o pré-amplíer lf no transistor VT4. Essa é a desvantagem deste receptor. O autor de Doug DeMaw aparentemente decidiu fazer sem FNF a fim de simplificar o esquema, porque este receptor foi posicionado como um projeto para iniciantes. Resolvi repetir a versão do autor sem a FNF, só para entender e ouvir com meus ouvidos como o receptor vai funcionar na versão original.
O volume é regulado por um resistor variável R16. A frequência do receptor é reconstruída por um capacitor de capacidade variável C15.
Este receptor de conversão direta decidiu equipar-se com uma escala digital de quatro bits pronta.
Detalhes.
Os engasgos chineses listrados padrão com uma indutância de 22 μH são usados como indutores L1 e L2. Eu coletei tal DPF mais de uma vez. Funciona decentemente, e para receptores simples é justo. A bobina heterodyne L3 é enrolada em uma moldura com um diâmetro de 6 mm com um núcleo de carbonil de ajuste, e contém 40 voltas de fio de 0,2 mm. O transformador T1 é enrolado em um anel de ferrite com uma permeabilidade de 400 ... 1000 unidades e contém 12... 15 voltas de fio duplo (enrolamento bifilar) com diâmetro de 0,1 mm.
Afinação.
A DPF, em princípio, não precisa ser configurada. Mas tive que escolher o capacitor C5 na direção da redução, já que a largura de banda estava ligeiramente abaixo da faixa de frequência exigida. Os modos de operação dos transistores são indicados no diagrama. UHF, misturador, UNCH, heterodyne no ajuste praticamente não precisam, e com peças útil funcionam imediatamente.
Na heterodyne, a seleção dos capacitores de tração C11 e C12, e o ajuste da bobina L3 definiram a faixa de frequência necessária. No meu caso, era 3595-3735 kHz. Em seguida, verifique o nível de tensão da heterodyne no portão do transistor da batedeira VT2. Deve ser pelo menos 1,5 Veff.
Este circuito heterodyne fornece facilmente um nível de tensão RF e muito mais, por isso foi necessário reduzi-lo aumentando o valor nominal do resistor R9.
A heterodyne e o resto do circuito receptor são montados em placas de circuito impressos separadas.
A placa de circuito impresso na qual o DPF, UHF, mixer, UHF estão localizados é mostrado abaixo:
Esta tábua está montada no porão do chassi.
A heterodyne e a escala digital são montadas em cima do chassi. CPE de quatro seções é visível:
Deve-se notar que houve interferência da escala digital, que subiu a cadeia de energia. Meios simples para derrotá-los falharam. Portanto, o TSS foi alimentado a partir de uma fonte separada.
Ah, bem. Após os trabalhos de montagem e instalação, fornecemos energia. Os próprios ruídos do receptor são pequenos e se afogam completamente mesmo no barulho do éter, sem mencionar as estações recebidas.
O fato de que o receptor, como dizem, está vivo, e vai funcionar bem, ficou claro já na fase de montagem. Depois de fornecer energia, tocar na pinça da entrada da antena aumentou o ruído, e então até conseguiu pegar algumas estações em pinças, embora silenciosamente.
Claro, a FNF não machucaria este receptor de conversão direta chamado YY Special. Já funciona muito decentemente. E com a FNF, seria ainda melhor.
Os testes do receptor YY Special foram realizados em 12 de março de 2021 na faixa de 3,5 MHz. A antena foi usada por Invertido Wee. Vou dizer que gostei do trabalho do receptor. Temia que o amplificador rf ou misturador fosse bloqueado por sinais de estação muito poderosos, pois minha antena é do tamanho de polon e na mesma faixa de 3,5 MHz. Mas não foi observado bloqueio ou sobrecarga na entrada. Em suma, o YY Special, originalmente de 1979, passou no teste do éter no ano de 2021 com honra)).
Um pequeno vídeo sobre o funcionamento deste receptor de conversão direta:
Comentários
Postar um comentário