Será que o fim Do DVD do: 5 alternativas ao disco óptico
Com computadores crescendo menores e estilos de vida se movendo, menos dispositivos oferecem espaço suficiente para unidades ópticas internas. Atualmente, o mercado é mantido à tona pelas vendas de vídeos domésticos do consumidor Blu-ray, mas em termos de armazenamento de dados, os discos ópticos estão lentamente se tornando obsoletos. Além disso, enquanto a maioria dos compradores de filmes ainda prefere possuir uma cópia física de sua compra, este mercado, assim como o mercado musical, em breve será assumido pelos serviços de streaming.
Com computadores crescendo menores e estilos de vida se movendo para dispositivos móveis, cada vez menos dispositivos oferecem espaço suficiente para unidades ópticas internas. Atualmente, o mercado é mantido à tona pelas vendas de vídeos domésticos do consumidor Blu-ray, mas em termos de armazenamento de dados, os discos ópticos estão lentamente se tornando obsoletos. Além disso, enquanto a maioria dos compradores de filmes ainda prefere possuir uma cópia física de sua compra, este mercado, assim como o mercado musical, em breve será assumido pelos serviços de streaming. Então você ainda está armazenando dados em unidades ópticas?
Os discos ópticos têm uma capacidade de armazenamento de até 50GB (Blu-ray) e em torno de US$ 0,08 por GB eles continuam sendo uma das maneiras mais baratas de armazenar dados. Em condições ideais em termos de temperatura, umidade e manuseio, os discos Blu-ray podem durar mais de 50 anos, um número impressionante. O problema é que os discos ópticos requerem uma unidade óptica para ser usada e esse dispositivo provavelmente quebrará muito antes de 50 anos acabarem. A questão então é se essas unidades ainda estarão disponíveis em uma ou duas décadas a partir de agora e em que ponto é inteligente mudar para outro meio de armazenamento.
A maneira como você armazena seus dados deve ser sempre atual. Não adianta se acorrentar a um método ou meio específico. A chave é que seus dados são facilmente acessíveis a você, agora e no futuro. Portanto, a melhor maneira de armazenar seus dados depende de suas necessidades. Quantos dados você tem? Você quer armazenar, transportar ou compartilhar seus dados? Onde você precisa acessá-los? E por quanto tempo você precisa armazenar seus dados com segurança?
Para tornar comparáveis as alternativas potenciais aos discos ópticos, examinei quatro critérios diferentes: capacidade de armazenamento, preço médio por GB, vida média ou aproximada em anos ou número de ciclos de gravação/apagamento, e compatibilidade com outros dispositivos e sistemas operacionais.
Opção 1: Pendrive
Capacidade: regularmente até 128GB (256GB disponíveis)
Preço: de $0.60 a $0.80 por GB
Vida útil: 10 mil a 5 milhões de ciclos de gravação/apagamento, aproximadamente 2 a 20 anos
Compatibilidade: teoricamente qualquer dispositivo com porta USB
Unidades flash e unidades de polegar particularmente USB são provavelmente a melhor alternativa aos discos ópticos em termos de vida e portabilidade. Uma vez que a vida depende menos das condições climáticas e de armazenamento, mas principalmente na quantidade de vezes que os dados são escritos ou apagados da unidade, os pen drives teoricamente poderiam ter uma vida útil mais longa do que DVDs ou discos Blu-ray. Com até 128GB, os pen drives também oferecem mais capacidade de armazenamento (Blu-ray até 50GB) e não dependem da disponibilidade de uma unidade óptica. No entanto, os pen drives são significativamente mais caros por GB.
Opção 2: Cartão SD(HC)
Capacidade: até 128GB
Preço: de $0.62 a $1 por GB
Vida útil: 100 mil a 1 milhão de ciclos de gravação/apagamento, aproximadamente 1 a 10 anos
Compatibilidade: adaptador ou leitor de cartão SD necessário
Esta é a alternativa mais portátil aos discos ópticos. Com tamanhos regulares de armazenamento entre 16 e 64GB, os cartões SD também são comparáveis em tamanho. Semelhante aos pendrives, a vida útil dos cartões SD depende de ciclos de gravação/apagamento e, portanto, pode ser muito curta ou bastante longa. Como todos os dispositivos de armazenamento baseados em flash, o preço por GB é significativamente maior do que o dos discos ópticos. Além disso, as placas SD /SDHC exigem um leitor de cartão SD / SDHC ou um adaptador.
Opção 3: Disco rígido externo (HDD)
Capacidade: até 3TB
Preço: de $0.04 a $0.15 por GB
Vida útil: aproximadamente 2-5 anos
Compatibilidade: qualquer dispositivo com porta USB
Discos rígidos externos são a alternativa mais barata aos discos ópticos. Eles custam menos, oferecem uma capacidade de armazenamento muito maior, e são essencialmente compatíveis com qualquer dispositivo que ostenta uma porta USB. Em termos de conexão do hardware, a compatibilidade não é um problema. Dito isto, tenha em mente que o sistema de arquivos (tipicamente FAT32 ou NTFS) pode potencialmente impedir o reconhecimento ou a funcionalidade completa de um HDD quando conectado a outros dispositivos (TV) ou sistemas operacionais. O maior problema, no entanto, é a vulnerabilidade dos HDDs. Eles são facilmente danificados por choque físico, o que os torna subótimos para o transporte de dados. Além disso, sua operação depende de peças móveis, o que significa que cada uso aumenta a probabilidade de falha de hardware.
Opção 4: Unidade de estado sólido externo (SSD)
Capacidade: até 256GB
Preço: de $0.80 a $1.78 por GB
Vida útil: 100 mil a 5 milhões de ciclos de gravação/apagamento, aproximadamente 5 a 20 anos
Compatibilidade: qualquer dispositivo com porta USB
Em termos de preço e durabilidade, os SSDs são semelhantes aos pen drives ou cartões SD: caro, mas potencialmente longo. Os SSDs estão disponíveis com capacidades de armazenamento maiores do que outros dispositivos de armazenamento baseados em flash, no entanto, isso também tem um preço mais alto.
Quer um SSD? Não deixe de olhar para as minhas 3 principais dicas para manter o desempenho e estender a vida útil do seu SSD .
Opção 5: Armazenamento em nuvem
Capacidade: regularmente até 500GB com Dropbox (teoricamente ilimitado)
Preço: de graça a $1 por GB e ano
Vida útil: teoricamente ilimitado, praticamente enquanto o serviço estiver disponível ou desde que você pague
Compatibilidade: qualquer dispositivo com acesso à internet
Armazenar seus dados na nuvem é a maneira mais conveniente de fazer backup, compartilhar e manter seus dados com você, desde que você tenha acesso à internet. No entanto, isso só é prático para pequenas quantidades de dados. Se você tem mais de alguns GB, ele pode ficar muito caro, pois as taxas são devidos mensal ou anualmente, desde que o espaço de armazenamento seja necessário.
Antes de tomar uma decisão sobre onde armazenar seus dados na nuvem, navegue em nossos artigos de armazenamento em nuvem para obter dicas e truques.
Conclusão
Existem muitas alternativas para drives ópticos, mas poucos podem competir com o preço e a vida teórica dos discos Blu-ray. Por outro lado, muitos fazem melhores investimentos de longo prazo. A longo prazo, você deve sempre ter seus dados armazenados em pelo menos dois locais à prova de futuro. Mas, no momento, discos Blu-ray e DVDs são um método de armazenamento viável. Apenas certifique-se de mover seus dados antes que sua última maneira de acessá-los desapareça.
Você ainda usa discos ópticos para armazenar ou transferir dados?
Créditos da imagem: CD DVD via Shutterstock, USB Stick via Shutterstock, HDD via Shutterstock, Cloud Storage via Shutterstock
Comentários
Postar um comentário