Uso de disco 100% no Windows 10? 17 dicas e truques para corrigir este problema
- Tem uso de disco 100% no Windows 10? Aqui estão várias dicas e possíveis correções! Um deles é obrigado a ajudá-lo a corrigir esse problema irritante do Windows.
- Tem uso 100% de disco no Windows 10? Então seu computador está pendurado e congelando. O mesmo Windows velho, certo? Exceto que você está usando um novo dispositivo Windows 10; você só teve alguns dias. Então, o que está acontecendo?
- Investigando, você descobre que sua unidade de sistema está funcionando a 100%. Certamente isso não pode ser, certo? Infelizmente, é. As versões mais recentes do Windows têm um problema com as unidades sendo sobrecarregadas, o que atrasa o sistema operacional. Esse problema afeta tanto os discos rígidos (HDDs) quanto as unidades de estado sólido (SSDs).
- Várias correções estão disponíveis para isso. Mas primeiro, você precisa rastrear o problema.
-
Uso 100% em disco no Windows 10: Fixo!
- Quando o erro foi descoberto pela primeira vez, apenas alguns culpados foram encontrados. Mas com o passar do tempo, apesar do erro de uso de 100% de disco ser relatado à Microsoft, mais causas desse bug são descobertas, não menos.
- Clique no link acima para cada possível causa do bug para ver como corrigi-lo.
- Uma vez estabelecido que há um problema, você tem várias opções disponíveis. Verifique as etapas a seguir, uma de cada vez, verificando o uso do disco no Gerenciador de Tarefas após cada um.
- Observe que mesmo se você encontrar uma solução, uma Atualização do Windows pode redefinir as alterações que você fez. Marcar esta página irá ajudá-lo a encontrá-lo no futuro e executar as correções novamente.
-
1. Desempenho lento? Executar verificação de disco
- Esse problema de desempenho é mais óbvio ao tentar usar o Windows Search para encontrar um arquivo ou programa, e qualquer outra coisa que exija que a unidade faça algum trabalho (talvez copiando e colando um grupo de arquivos).
- Para estabelecer se é um problema que está afetando você, quando o próximo computador desacelera, use o Gerenciador de Tarefas para executar uma verificação de disco.
- Primeiro, pressione Ctrl+Alt+Del e selecione Gerenciador de tarefas (ou clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas ou clique em Ctrl+Shift+Esc). Observe que isso pode levar algum tempo para abrir com a unidade sob tensão.
- Na guia Processos procure a coluna Disk. Se você está tendo problemas com o desempenho da unidade, isso será de 100%, e vermelho sombreado para indicar se você tem um problema ou não.
- Setores problemáticos em seu HDD podem causar o problema de uso de disco 100% no Windows 10. No entanto, o uso da verificação de disco incorporada do Windows pode corrigir isso:
- Open Windows Explorer Selecione Este PC Clique com o botão direito do mouse no C: unidade e selecione Propriedades > Ferramentas Sob verificação de erros clique em Verificar > unidade de varredura
- Espere enquanto o sistema escanceia a unidade; uma reinicialização pode ser necessária para um reparo completo do disco. Isso deve lidar com o erro.
-
2. atualize seu antivírus se o disco do Windows 10 estiver sendo executado a 100%
- Como em qualquer problema de desempenho, a primeira coisa a fazer é confirmar que seu computador não foi infectado por malware. Seu software de segurança deve ser capaz de lidar com isso, seja um aplicativo gratuito ou uma suíte paga.
- No mínimo, ferramentas como o Malwarebytes Anti-Malware devem ser capazes de digitalizar sua unidade de sistema e detectar quaisquer problemas. Note que com uma carga pesada em sua unidade já isso pode levar um tempo.
- Se forem encontradas ameaças, use as recomendações do software para descartá-las e reiniciar. Em seguida, verifique o desempenho da sua unidade novamente. Espero que você tenha resolvido o problema; se não, então o malware não foi o culpado, então continue lendo.
-
3. Desativar a pesquisa do Windows para melhorar o desempenho do disco
- A próxima coisa a verificar é se o erro de uso de disco 100% tem algo a ver com o Windows Search.
- Um bug no Windows 10 resulta em um "loop de pesquisa" que causa um aumento da carga na unidade do sistema.
- Para impedir que isso aconteça durante a sessão atual (até que o Windows seja reiniciado):
- Iniciar com o botão direito do mouse Iniciar Selecione Windows PowerShell (administrador)Digite net.exe parar "Pesquisa do Windows"
- Isso deve resolver a maioria dos problemas. Se não houver alteração, mesmo após a reinicialização, você pode desativar permanentemente a pesquisa e indexação do Windows.
- Pressione WIN+R Digite msc, em seguida, clique EM OK Na janela Serviços que abre encontrar pesquisa do Windows e clicar duas vezes para abrir
- Em Propriedades de pesquisa do Windows encontrar tipo de inicialização e selecionar Desativado
- Você também pode clicar em Parar para abortar o serviço Clique em OK para salvar suas alterações.
- Alguns momentos após desativar o Windows Search, seu desempenho no Windows 10 deve melhorar consideravelmente. Se não, siga em frente...
-
4. Desativar o Sys Main para corrigir o uso de disco 100% no Windows 10
- Outro recurso do Windows 10 identificado como uma causa potencial do problema de uso de disco 100% é o serviço de superfetch. Desde o Windows 10 1809 (a Atualização de Outubro do Windows 10 de 2018) isso foi renomeado para "SysMain".
- Para evitar que este serviço cause o problema de uso do disco, abra outro Windows PowerShell (Administrador) e digite:
-
net.exe stop sysmain
- Novamente, espere alguns momentos para verificar se isso teve algum efeito no desempenho do seu computador. Você também deve executar o Check Disk no PowerShell:
-
chkdsk.exe /f /r
- Você será informado de que seu PC deve ser reiniciado para que o Check Disk seja concluído, por isso certifique-se de ter encerrado todas as suas aplicações primeiro.
- Se isso não funcionar, é provável que você esteja experimentando uma iteração frustrante deste problema que é simples de resolver.
-
5. O Flash está causando o bug de uso de disco 100%?
- O Flash continua sendo um dos aspectos mais vulneráveis da computação moderna e deve ser desativado. A Adobe acabou com seu plugin multimídia em 2020, então há pouca razão para continuar usando-o, especialmente porque o Flash parece ser um dos culpados mais comuns para o uso de disco rígido 100% no Windows 10 com o navegador Google Chrome.
- Para desativar o Flash no navegador Google Chrome:
- Abrir configurações de > de menu > privacidade e segurança Clique em Configurações do site Encontre o Flash e defina o alternador para bloquear os sites de executar o Flash Clique em Voltar para confirmar e, em seguida, reinicie o navegador
- A próxima coisa a fazer é atualizar para a versão mais recente do Chrome. Na maioria dos casos isso acontece automaticamente, mas se não apenas ir ao Menu > ajudar > sobre o Google Chrome e esperar a atualização ser concluída.
- Se você não pode ver nenhuma das opções, não se preocupe. Isso significa simplesmente que sua versão do Chrome já foi atualizada e não suporta mais o Flash.
-
6. Uso de disco a 100%? Switch Web Browsers
- Pode não ser o Flash que está impactando no desempenho do seu navegador.
- Outra causa pode ser o próprio navegador, especialmente se você estiver usando o Google Chrome.
- A opção óbvia é escolher um navegador diferente. O Windows 10 já tem dois navegadores embutidos. Você provavelmente não quer usar o Internet Explorer, mas o Microsoft Edge é um substituto adequado para o Chrome.
- Vários navegadores estão disponíveis, alguns melhores que outros.
-
7. O Skype está comendo recursos de disco?
- Outro aplicativo amplamente utilizado também pode estar causando o seu uso 100% HDD é o Skype. Em uma época em que a colaboração online e as reuniões de vídeo estão aumentando, o Skype é um provável culpado.
- Uma vez que o Skype foi mais integrado com o Windows 10, é um pouco mais complicado de lidar. O que você pode fazer, no entanto, é impedir o Skype de correr para ajudar a determinar se é a causa dos problemas.
- Pressione WIN+I para abrir Configurações
- Vá para Apps > Apps & features e role até o Skype
- Aqui, role para baixo para terminar e clique no botão
- Volte para o Gerenciador de Tarefas para ver a mudança. Você também pode considerar encontrar uma alternativa do Skype. Se o bug de uso de disco 100% tende a acontecer logo após as cargas do Windows, é uma boa ideia desativar o Skype do carregamento automático. Em Executa no log-in,altere o interruptor de Ligar para Desligar.
- Outros problemas com o Skype também podem ser tratados nesta tela. Você pode reparar, redefinire até mesmo desinstalar o Skype para ajudar na solução de problemas.
-
8. Resolva o bug do firmware PCI-Express
- Alguns drivers não funcionam como deveriam no Windows 10. Um que foi descoberto estar causando uso 100% HDD é o driver StorAHCI.sys, que tem um bug de firmware. StorAHCI.sys destinado a dispositivos de armazenamento conectados à placa-mãe do PC ou laptop através da Interface PCI-Express do controlador de host avançado.
- Para descobrir se este é o problema e excluí-lo:
- Clique com o botão direito do mouse para iniciar e escolher o Gerenciador de DispositivosExpandir controladores IDE ATA/ATAPIClique duas vezes na entrada do controlador AHCINa guia Driver selecione Detalhes do driver
- Se o driver listado como C:\Windows\system32\DRIVERS\storahci.sys,você poderá ser afetado por este bug. Próximo:
- Feche a caixa de detalhes do motoristaNa guia Detalhes selecione O caminho da instância do dispositivo no menu suspensoClique com o botão direito do mouse no valor e, em seguida, copiar.Lançamento Bloco de notas e cole o conteúdoEm seguida, pressione WIN+R e digite regedit, e clique em OKEncontre HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ CurrentControlSet\Enum\PCI\ e use a sequência colada do Bloco de Notas para abrir o controlador AHCI correto, seguido pelo número aleatório.
- Aqui, expanda os parâmetros do dispositivo\interromper o gerenciamento\ MensagensSignaledInterruptProperties e você deve ver o MSISupported listado no painel direito. Clique duas vezes nisso e altere os dados do Valor: para 0.
- Clique em OK para confirmar e siga as instruções para reiniciar o Windows.
-
9. O vapor está maximizando seu HDD?
- Gosta de jogos e tem o Steam instalado? Há uma boa chance deste sistema de entrega digital estar causando 100% de uso de disco.
- Normalmente isso é devido à entrega de atualizações, fazendo com que o downloader de fundo seja pego em um loop. Limpe o cache Steam para corrigir isso.
- Primeiro, certifique-se de ter saído do Steam. Onde o Steam é uma causa provável do erro de uso de disco 100%, ele pode travar quando você tenta sair. Neste caso, use o Gerenciador de Tarefas do Windows 10 para fechar o software.
- Em seguida, abra a caixa de corrida WIN+R e entre
-
steam://flushconfig
- Você verá uma caixa de diálogo, informando que o conteúdo será excluído.
- Clique em OK para prosseguir.
- Observe que jogos e salvamentos serão retidos, portanto não há risco de serem excluídos.
-
10. Desativar o rastreamento de diagnóstico no Windows 10
- Finalmente, vale a pena considerar o impacto do rastreamento diagnóstico no Windows 10. Um recurso que você poderia ter desativado por razões de privacidade, ele foi culpado pelo uso 100% de HDD em muitos PCs.
- Quando se trata de reduzir o uso da unidade de disco rígido, é mais rápido simplesmente desativar o serviço DiagTrack. Se esta for a fonte do erro de uso de disco 100% no Windows 10, você pode impedir o lançamento do serviço.
- No entanto, para fazer isso, você precisará acessar o Prompt de Comando no modo administrador.
- Clique em Iniciar e digite cmd na caixa de pesquisaNos resultados selecione Executar como administradorEntrada sc config "DiagTrack" start= desativado
- Insira "DiagTrack"
Quando terminar, feche o aviso de comando. Você também pode reiniciar o Windows.
11. Atualização do Windows pode causar uso de disco 100%
Além de afetar as alterações que você faz no seu PC ao corrigir o problema de uso de disco 100%, o Windows Update também pode ser uma causa.
Isso geralmente só acontece quando o Windows Update tem um problema (que normalmente é devido a um arquivo se recusando a baixar). Você tem duas opções aqui:
- Deixe seu computador em paz---shut todos os seus aplicativos abertos e espere. Eventualmente, os arquivos serão baixados, mas dependendo de como o Windows Update é programado no seu computador, ele pode exigir uma reinicialização.
- Desacer o computador---se você tiver feito isso, reinicie e aguarde que o Windows Update resolva o problema.
Uma vez que a atualização tenha terminado de baixar, é sábio executá-lo o mais rápido possível. Lembre-se de verificar quaisquer correções anteriores para uso de disco 100% antes de prosseguir; como observado acima, o Windows Update pode reverter essas correções.
12. Redefinir sua memória virtual
A memória virtual é uma combinação de RAM e espaço em disco rígido e pode ser responsável pelo uso excessivo do seu HDD. Se não houver ram suficiente para executar uma tarefa, o HDD é usado para complementar a MEMÓRIA RAM. Os dados movidos para o HDD são então devolvidos à MEMÓRIA RAM quando necessário.
Se você chegou até aqui e ainda não resolveu o problema de uso de disco 100%, pode valer a pena redefinir sua memória virtual.
- Pressione windows+break/pause
- À direita, encontre e clique Configurações avançadas do sistema
Comentários
Postar um comentário