Como desinstalar programas no Windows 10 da Maneira Rápida

 Às vezes, os instaladores padrão no Windows não são bons o suficiente. Existem outras maneiras de remover programas e aplicativos do Windows rapidamente.


Como você remove programas no Windows 10? Em certo sentido, a resposta é simples; em outro, é talvez mais multifacetado do que você possa imaginar.

Claro, você pode excluir os programas do Windows 10 usando as ferramentas incorporadas do sistema operacional---mas às vezes essas ferramentas não são poderosas o suficiente. Além das ferramentas nativas, existem opções de remoção de programas "automáticos", aplicativos de remoção de malware e muito mais.

Confuso? Vamos dar uma olhada mais de perto em como remover programas e aplicativos do Windows rapidamente.

Como desinstalar programas no Windows 10

Começaremos com uma visão geral rápida das formas incorporadas de desinstalar programas no Windows.

Curiosamente, há duas maneiras diferentes de alcançar o mesmo objetivo. Você pode usar o aplicativo Configurações ou o Painel de Controle.

Como desinstalar programas no Windows 10 usando o aplicativo de configurações




A abordagem do aplicativo Configurações é a mais nova dos dois métodos.

A Microsoft disse em 2015 que a empresa pretendia eliminar totalmente o Painel de Controle, mas dada a sua integração apertada de longa data com o sistema operacional, está provando ser um grande desafio desvendar tudo isso.

No entanto, se você quer estar em terreno seguro, este é o método mais sensato para se familiarizar.

Para começar, abra o aplicativo Configurações, vá para Aplicativos > Aplicativos e Recursos e role até a seção Aplicativos e Recursos.

Você verá uma lista de todos os seus aplicativos, incluindo seu tamanho e a data em que você os instalou. Você pode usar os filtros e o topo da lista para classificar os itens da maneira mais útil.

Para excluir um aplicativo, destaque o software em questão e clique em Desinstalar.

Nota: Se você não tem certeza por onde começar, confira nossa lista de aplicativos do Windows 10 que você deve instalar agora.

Como desinstalar programas no Windows 10 usando o painel de controle




Se você é um tradicionalista, você pode preferir usar o Painel de Controle para excluir programas no Windows 10.

Também é inteligente usar o Painel de Controle se você quiser um pouco mais de visão sobre o aplicativo que você está removendo. Além das informações listadas no aplicativo Configurações, você também pode ver facilmente o número da versão e o editor do aplicativo.

O Painel de Controle não está mais acessível clicando com o botão direito do mouse no menu Iniciar, então você precisará procurá-lo na Cortana para encontrá-lo. Uma vez aberto o Painel de Controle, navegue até Programas e Recursos para ver uma lista de todos os programas do seu computador.

Destaque um aplicativo e clique em Desinstalar na parte superior da janela para removê-lo do seu sistema.

Ferramentas de terceiros para remover programas no Windows 10

Várias ferramentas de terceiros podem remover aplicativos no Windows 10. Aqui estão alguns dos melhores:

1. Revo Uninstaller




Curiosamente, a ferramenta nativa de desinstalador no Windows 10 não é realmente tão boa. Ele tem o péssimo hábito de deixar para trás entradas de registro, arquivos do sistema e outros lixos imperdiados. A única maneira de se livrar dele é passar por todos os antigos diretórios manualmente.

Para uma maneira mais poderosa de excluir aplicativos no Windows 10, confira o Revo Uninstaller. Há uma versão livre e profissional. A versão gratuita não permite que você desinstale aplicativos inteiros, mas permite que você digitalize e remova quaisquer arquivos e pastas restantes de programas anteriormente excluídos.

A versão pro adiciona suporte para toda a remoção do aplicativo, mas vai te devolver US$ 25. Há uma avaliação gratuita de 30 dias disponível caso você queira tentar antes de comprar.

2. CCleaner

A reputação do CCleaner tomou uma espécie de surra nos últimos tempos---é fácil fazer o caso de que o aplicativo agora é adware.

No entanto, as ferramentas subjacentes ainda são tão boas como sempre. Se você precisar de um aplicativo que possa remover um programa no Windows 10 em um flash, o CCleaner pode ser a resposta.

Para usar o CCleaner para remover um aplicativo do Windows, acione o software e vá para Ferramentas > Desinstalar. Você verá uma lista de todos os aplicativos do seu sistema. Escolha o aplicativo que deseja remover e acerte Desinstalar para iniciar o processo.

3. Iobit



O desinstalador de terceiros final que recomendamos é o IObit. A empresa faz vários aplicativos de otimização, mas estamos especificamente interessados no Advanced SystemCare 12.

Assim como a versão gratuita do Revo Uninstaller, ele pode remover antigos remanescentes de aplicativos do seu sistema. Isso inclui entradas de registro inválidas, pastas órfãs, malware e outros arquivos de lixo.

A versão pro do aplicativo, que custa US$ 20, oferece uma limpeza mais profunda do registro e a capacidade de acelerar sua conexão com a Web.

Remover programas de malware no Windows 10

Alguns programas---especialmente malware--- podem ser resistentes aos métodos usuais de remoção de aplicativos. Nesses casos, você precisa recorrer a uma ferramenta anti-malware dedicada.

Existem muitas ótimas suítes antivírus, mas nós particularmente gostamos da Kaspersky Security.

A Kaspersky Security oferece dois planos: Kaspersky Free e Kaspersky Paid. O MakeUseOf leitor pode desfrutar de um desconto exclusivo se se inscrever em um dos planos pagos.

Aplicativos windows 10 não instalados

Por fim, uma nota sobre os aplicativos do Windows 10 que não pode ser desinstalada. Isso inclui programas como Alarm and Clock, Calculadora, Groove Music e People.

Alguns aplicativos de terceiros permitirão que você desinstale esses aplicativos, mas é realmente possível conseguir isso dentro do Windows sem qualquer ajuda externa; você precisa usar o PowerShell.

Para iniciar o PowerShell, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e selecione Windows PowerShell (Administrador).

Quando estiver pronto para desinstalar programas, digite Get-AppxPackage *[nome do aplicativo]* | Remover-AppxPackage e pressionar Enter.

Nota: Há uma forte possibilidade de que os aplicativos reapareçam na próxima vez que o Windows se atualizar.

Assuma o controle de programas de desinstalação no Windows 10

As várias maneiras de desinstalar programas no Windows 10 que listamos neste artigo devem cobri-lo para quase todas as eventualidades. Se perdemos algum método, certifique-se de nos informar nos comentários abaixo.

E se você quiser aprender sobre truques mais legais do Windows 10, certifique-se de conferir nossos artigos sobre como corrigir tempos de inicialização lentos no Windows e nossas dicas sobre como acelerar o Windows 10.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner