Como remover facilmente bloatware do Windows 10

 O Windows 10 vem com seu próprio conjunto de aplicativos pré-instalados. Aqui estão os métodos que você pode usar para remover bloatware em seu PC e desblochar o Windows 10.


Bloatware é um flagelo para os proprietários de tecnologia. Os fabricantes enchem seu novo laptop, telefone ou tablet brilhante com aplicativos pré-instalados para colocar um dólar extra no bolso. Você fica com pacotes de programas inúteis ocupando o espaço de armazenamento já limitado.

A Microsoft não é estranha ao bloatware. O Windows 10 pode parecer o papel, mas nos bastidores, há uma infinidade de programas que você simplesmente não precisa. Felizmente, você pode se livrar do bloatware. Vamos ver como aliviar a pressão e desobloar o Windows 10.

Como remover o Bloatware do Windows 10

O Windows 10 vem com uma quantidade razoavelmente grande de bloatware. Na maioria dos casos, é fácil de remover. Existem algumas ferramentas à sua disposição: usando a desinstalação tradicional, usando comandos PowerShell e instaladores de terceiros.

O Bloatware não possui recursos na lista De aplicativos e recursos do sistema > que você normalmente usaria para desinstalar um programa. Por que faria isso? A Microsoft e outros fabricantes que fornecem produtos com bloatware podem lucrar com o seu uso, portanto, tornar o bloatware fácil de desinstalar não é do seu interesse.

Se você está pensando em remover o bloatware devido a preocupações com o espaço, descubra quanto espaço você realmente precisa para executar o Windows 10.

Como desinstalar aplicativos de bloatware do Windows 10

Alguns bloatwares do Windows 10 são fáceis de remover através da desinstalação regular. Isso parece funcionar para vários aplicativos incluídos no pacote de instalação do Windows 10, como Money, News, Sports e alguns outros entupindo seu menu Iniciar. (Aqui estão mais alguns programas do Windows que você deve considerar desinstalar!)

Encontre o aplicativo que deseja remover, clique com o botão direito do mouse e selecione Desinstalar.


A Microsoft tornou simples remover os itens mais cosméticos dentro do Windows 10. Mas você vai perceber rapidamente que a Microsoft não considera todos os aplicativos iguais.

De fato, os aplicativos que a Microsoft considera parte da experiência principal do Windows 10 exigem que os comandos do PowerShell se escondam ou removam ou um desinstalador de terceiros (mais em ambos abaixo). Outros, como cortana, simplesmente não podem ser 100% removidos do seu sistema.

Basta ter cuidado para evitar bloatware ao instalar novo software Windows.

Como usar o PowerShell para remover o bloatware

O PowerShell é uma parte importante do gerenciamento do sistema Windows. Enquanto alguns comparam o PowerShell com o Prompt de Comando, em seu núcleo eles são bestas diferentes.

PowerShell é uma linguagem de comando e script que lhe dá maior controle sobre a instalação do Windows. Neste caso, você pode usar uma série de comandos PowerShell para ocultar ou remover o bloatware do Windows 10.

Primeiro, abra a linha de comando PowerShell. Digite o PowerShell na barra de pesquisa do menu Iniciar. A melhor correspondência deve ser o Windows PowerShell. Clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador. Isso garante que você tenha controle sobre todo o sistema.


Em seguida, você precisa decidir o que remover. Os comandos do PowerShell podem remover quaisquer pacotes que vão desde o Zune Music Player até bing Health and Fitness, até a Calculadora microsoft Windows.

RELACIONADO:O Que É O Windows PowerShell?

Ocultar aplicativos usando o comando "Remover-AppxPackage"

A inseção do código a seguir no PowerShell ocultará cada aplicativo inserido.

Get-AppxPackage -name "Microsoft.ZuneMusic" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.Music.Preview" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.XboxGameCallableUI" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.XboxIdentityProvider" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingTravel" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingHealthAndFitness" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingFoodAndDrink" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.People" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingFinance" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.3DBuilder" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.WindowsCalculator" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingNews" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.XboxApp" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingSports" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.WindowsCamera" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.Getstarted" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.Office.OneNote" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.WindowsMaps" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.MicrosoftSolitaireCollection" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.MicrosoftOfficeHub" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BingWeather" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.BioEnrollment" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.WindowsStore" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.Windows.Photos" | Remove-AppxPackage
Get-AppxPackage -name "Microsoft.WindowsPhone" | Remove-AppxPackage

Esconder um aplicativo pré-instalado tem a vantagem de obscurá-lo da sua exibição sem realmente excluí-lo do seu sistema. Se em uma data posterior você perceber que você precisa do aplicativo, você pode trazê-lo de volta.

Excluindo o bloatware do Windows 10 com o DISM

Quer realmente obliterar cada pedaço de bloatware do seu sistema usando o PowerShell? Há uma ferramenta de linha de comando diferente para isso: DISM.

DISM significa Serviço de Imagem de Implantação e Gerenciamento. O comando DISM é relativamente poderoso e pode ser usado para atender um sistema Windows de muitas maneiras. Neste caso, vamos usá-lo para remover os aplicativos adicionais do seu sistema.

Excluir os aplicativos funciona um pouco diferente para se esconder. Primeiro, verifique se é todo o espectro de bloatware do sistema usando o seguinte comando:

DISM /Online /Get-ProvisionedAppxPackages | select-string Packagename

Agora você deve ver uma lista completa de aplicativos instalados. Agora podemos usar esses nomes de pacotes para começar a remover o que queremos. Para removê-los, use o seguinte comando:

DISM /Online /Remove-ProvisionedAppxPackage /PackageName:PACKAGENAME

Onde o PACKAGENAME é retirado da lista que geramos anteriormente. Como você pode ver na imagem abaixo, optamos por remover o pacote Microsoft Zune Video. Uma vez que a operação seja concluída com sucesso, você precisará reiniciar sua máquina para que o código faça efeito total.

Excluir usando o script PowerShell do Windows10Debloater

Claro, não seria um artigo do MakeUseOf se você não aprendesse a automatizar o processo. O Windows10Debloater é um script PowerShell desenvolvido pela Sycnex. Ele remove quase todos os pacotes adicionais do Windows 10 do sistema operacional, despindo-o. Dentro disso, no entanto, ele também remove aplicativos que você pode achar úteis, como TuneInRadio, PowerBI ou o aplicativo Windows Netflix.

Você pode puldWindows10Debloater no GitHub (juntamente com a lista completa de aplicativos para exclusão).

Na página do GitHub, clique no botão código verde. Selecione Baixar ZIP no menu suspenso. Quando o arquivo baixar, clique com o botão direito do mouse e use sua ferramenta favorita para extrair as pastas.

Existem duas versões do script principal:

  • Windows10Debloater: Esta versão é silenciosa e continua com os negócios.
  • Windows10DebloaterGUI: Esta versão tem uma GUI básica com algumas opções de remoção, bem como as opções Reverter Alterações.

Escolha qualquer um desses scripts e execute-o com o PowerShell. O script PowerShell automatiza o processo pelo que você passou na seção anterior. Como bônus, ele também remove as entradas associadas do Windows Registry para os aplicativos de bloatware após a remoção.


Em relação à remoção de aplicativos que você deseja manter, você tem duas opções. Uma delas é voltar para a seção anterior e remover manualmente o bloatware. A outra é ressu habilitar e instalar quaisquer aplicativos após a execução do script. De qualquer forma é um pouco demorado, por isso é realmente uma preferência pessoal.

Por que excluir aplicativos do Windows 10 Bloatware?

Embora o bloatware do Windows 10 não exerça muito espaço físico, trata-se mais de exercer controle sobre seu sistema, especialmente antes de usar um novo computador. Muitos consideram que os aplicativos padrão incluídos na instalação são "lixo", e embora alguns possam ser de peso morto, existem algumas ferramentas úteis que valem a pena manter.

Seja qual for a maneira que você se sentir, agora você tem as ferramentas para remover cada pedaço de bloatware você mesmo. Feliz obliteração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner