5 razões pelas quais a programação python não é inútil

 Python, ou você ama ou odeia. Você pode até balançar de um lado para o outro como um pêndulo. Independentemente disso, Python é uma linguagem difícil de ser ambivalente.


Python é uma das linguagens mais polarizadoras do mundo da programação. Ou você ama ou odeia, e pode até balançar de um lado para o outro como um pêndulo. Mas, independentemente disso, Python é uma linguagem que é difícil de ser ambivalente.

Eu mesmo passei por esses balanços: no início Python foi incrível, mas suas desvantagens acabaram me alcançando e eu fiz um 180. Mas quando aprendi a navegar nessas questões, me apaixonei novamente.

Neste artigo, vamos explorar ambos os lados da cerca. Por que os odiadores odeiam? Por que os amantes adoram? E python é a linguagem certa para você? Continue lendo para descobrir.

Por que as pessoas odeiam python?

Há duas razões principais para as pessoas não gostarem do Python.

A razão mais comum para alguém ter uma reação negativa ao Python é a falta de familiaridade. Se sua primeira experiência com programação é na escola, é mais provável que você aprenda uma língua como C++, C#ou Java -- e todas essas linguagens não são nada como Python.

Python é projetado de tal forma que requer uma maneira diferente de pensar. (Esta também é uma das razões pelas quais as pessoas adoram, que vamos explorar com mais detalhes abaixo.) Então, se você está vindo de um fundo com muitas chaves, verbosidade e digitação estática, Python não vai se sentir bem.

Mas mesmo depois de se familiarizar com Python, você pode simplesmente não gostar. A comunidade que está sendo dividida entre Python 2 e Python 3 também empresta a alguns problemas de confusão e compatibilidade, algo que outras línguas geralmente não têm que lidar.

A velocidade computacional é a outra grande razão pela qual as pessoas evitam python. Python estritamente falando é mais lento do que outras línguas "mais sérias", e isso tende a assustar as pessoas porque elas não querem ser sugadas para uma linguagem apenas para descobrir que é muito lento para suas necessidades.

Python falando realisticamente é mais do que rápido o suficiente para 95% de seus casos de uso - e se você precisar de mais velocidade, você pode mover funções de tempo crítico usando Cython ou PyPy. Na maioria das vezes, os computadores modernos são tão rápidos que a diferença de velocidade é insignificante.

Se você conseguir superar os dois desligamentos, verá que python está longe de ser inútil como uma língua. Na verdade, existem várias grandes razões pelas quais python tem um lugar no mundo da programação e por que você deve considerar o poder através mesmo se você sente que odeia Python agora.

1. Python é simples e divertido

Uma das razões pelas quais a programação tem a reputação de ser dura e nerd é que a codificação é realmente dura e nerd,mas python é uma das muitas linguagens que efetivamente mudou essa percepção. Os novatos são mais propensos a manter a programação se começarem no Python em vez de, digamos, C.


A sintaxe de Python é simplesmente mais fácil de engolir. É menos estrangeiro. Não é tão intimidante, e é mais fácil de ler como alguém que nunca olhou para o código antes. O uso rigoroso do espaço branco também significa que o código-fonte Python tende a parecer o mesmo de projeto para projeto - não exatamente verdadeiro para linguagens baseadas em suporte.

Mas mais do que isso, python desenvolveu seu próprio tipo de cultura: há na verdade uma maneira "certa" de codificar em Python, e é conhecida como a abordagem "Pythonic" para codificação (principalmente ditada pelo padrão PEP8). Quando escrito corretamente, o código Pythonic é simples, fácil de ler e entender e, em última análise, menos assustador para os novatos.

E com toda a honestidade, o código Pythonic é muito mais divertido de escrever. Python é o tipo de linguagem que pode tirá-lo da sua miséria quando você está se sentindo queimado e desmotivado por outras línguas.

2. Tutoriais python estão por toda parte

Quanto mais popular for um idioma, mais tutoriais você encontrará para ele. E se assumirmos que o relatório de 2016 do Github é preciso, então python é a terceira linguagem mais popular que está sendo usada agora (sanduíche entre Java e Ruby). Então, você encontrará uma abundância de tutoriais Python, e isso é ótimo para aprender.

Por exemplo, você pode começar com esses sites que ensinam Python a ter uma noção do idioma. Em seguida, você pode passar para esses jogos de codificação que podem ensiná-lo de maneiras mais interativas, o que ajudará o material a afundar.

Cursos online são sempre uma possibilidade também:

Se você gosta de projetos DIY, você também pode aprender Python com um Raspberry Pi. E se você também gosta de Minecraft, você pode levá-lo ainda mais longe aprendendo Python com Minecraft Pi Edition. O que é ótimo sobre este método é que você acaba com algumas habilidades práticas que você pode alavancar de outras maneiras depois.

Faça o que fizer, certifique-se de aprender a discernir bons tutoriais de maus. E se você está tendo problemas para pegar python, confira essas dicas para dominar qualquer nova linguagem de programação.

3. Python é ótimo para o rápido desenvolvimento

Python tem digitação dinâmica (o "tipo" de um objeto é verificado no tempo de execução em vez de na hora da compilação), digitação forte (as operações só podem ser realizadas em tipos de objetos compatíveis) e um monte de recursos de linguagem incorporados que o liberam de ter que escrever muitos códigos de caldeira.

Isso significa que o desenvolvimento em Python tende a ser super rápido. O que pode levar 1.000 linhas de código Java poderia potencialmente ser feito em menos de 100 linhas de código Python. Nem sempre, mas muitas vezes. Esta é a beleza de uma abordagem pythonic.


A desvantagem disso é que grandes bases de código Python podem rapidamente se tornar incontroláveis, mas isso se tornou menos um problema nos últimos anos devido à availablidade de IDEs avançados (como Pycharm), editores de texto avançados (como Sublime Text) e ferramentas de gerenciamento de projetos bacanas.

Python também tem uma enorme coleção de bibliotecas e frameworks que você pode usar para iniciar qualquer projeto que você quer fazer, e estes são muitas vezes projetados especificamente com desenvolvimento rápido em mente. Na verdade, isso nos leva ao nosso próximo ponto...

4. Python é usado em todo o lugar

O que o YouTube, Quora, Instagram, Reddit e Dropbox têm em comum? Eles são todos construídos usando Python! Embora HTML e JavaScript sejam as linguagens "principais" do desenvolvimento front-end da Web, o Python é agora uma das linguagens mais usadas para coisas de back-end graças a frameworks como Django.

Python também é extremamente importante no campo da análise de dados, competindo com o Matlab e outras línguas semelhantes. Mas o Python é preferido, não só porque tem acesso a bibliotecas como pandas, NumPySciPy,mas por ser mais limpo, melhor projetado, tem grande suporte para dicionários (também conhecidos como hashes), e é de código aberto e livre.


Como mencionado anteriormente, Python é uma linguagem sólida para fazer projetos legais com um Raspberry Pi ou Arduino.

Mas, na verdade, as possibilidades são muito vastas para enumerá-las todas em um post. O Python tem sido usado para desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos móveis, computação gráfica, bancos de dados, testes de unidades, análise de dados, visualização de dados, simulações meteorológicas, como uma linguagem de script, para scripts automatizados de utilidades e muito mais.

5. Os trabalhos python são abundantes

Como o Python é usado de tantas maneiras diferentes, o domínio do Python pode ir longe para melhorar sua empregabilidade em vários campos relacionados à tecnologia.

O desenvolvimento da web back-end é o grande. Com experiência suficiente para ganhar uma posição de "desenvolvedor sênior", você pode potencialmente ganhar até US $ 150.000 por ano ou mais trabalhando em sites alimentados por Django ou Flask.

A ciência de dados e a engenharia de dados também são grandes, com o primeiro capaz de ganhar até US $ 150.000 por ano e o último até US $ 180.000 por ano. Esses trabalhos não são fáceis, mas valem a pena se você puder adquirir as habilidades necessárias.

Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais nunca é tarde demais para aprender programação. Dependendo da rapidez com que você aprende, uma mudança de carreira pode estar logo ali! E se isso é algo que te interessa, não deixe de conferir nossas dicas de entrevista de programação.

Talvez Python não seja o certo para você

No final do dia, Python pode simplesmente não ser sua xícara de chá - e tudo bem. Muitas pessoas não gostam por razões pessoais, então não se sinta mal com isso. No entanto, espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer por que python em si não é uma linguagem inútil.

Se você está descobrindo que você não gosta de nenhuma das línguas em todo o quadro, então talvez isso seja um sinal de que você não está destinado a ser um programador. Isso é bom! Há muitos trabalhos de tecnologia não codificação que você pode perseguir em vez disso.

Por que você ama Python? Ou por que você odeia isso? Quais são alguns usos legais para Python que um novato pode esperar? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner