9 Sistemas operacionais Raspberry Pi que não são linux

 Procurando um Raspberry Pi OS mas quer evitar o Linux? Verifique esta lista de sistemas operacionais Raspberry Pi não-Linux para obter ideias.


Procurando uma maneira de tirar o máximo do seu Raspberry Pi? Executar um projeto que só precisa de algo mais? Por mais estranho que possa parecer, o Linux pode ser o problema, então por que não considerar um sistema operacional não-Linux? Vários foram lançados, ou adaptados, para uso no Raspberry Pi.

Lista não-Linux Raspberry Pi OS para 2019

Procurando um sistema operacional Raspberry Pi que não seja Linux? Estas nove alternativas devem servir até o chão:

  1. Windows 10
  2. Núcleo IoT do Windows 10
  3. NetBSD
  4. OpenBSD
  5. RISC OS
  6. Andróide
  7. Coisas do Android
  8. Plano 9
  9. Cromo OS

É uma mistura tentadora, não é? Vamos olhar para cada um e ajudá-lo a decidir qual sistema operacional Raspberry Pi você vai instalar em seguida.

1. Windows 10 no Raspberry Pi

A maioria dos usuários do Raspberry Pi está feliz com o Linux por muitas razões, até porque é gratuito para usar e código aberto. No entanto, incrivelmente, há uma versão gratuita do Windows 10 que será executada no Raspberry Pi 3B e 3B+.

Duas ferramentas estão disponíveis: o WoA Deployer para Raspberry Pi e o Windows no Raspberry Imager. Ambos fazem essencialmente a mesma coisa. Uma vez executados, eles preparam uma versão do Windows 10 no ARM que é então escrita para cartão SD.

Não sabe qual escolher? Se você quer que tudo funcione apenas fora da caixa, escolha o WoA Deployer para Raspberry Pi. Precisa de algumas opções de configuração? Use o Windows no Raspberry Imager.

DownloadWOA Deployer para Raspberry Pi para Raspberry Pi 3B/B+

DownloadWindows on Raspberry Imager

2. Núcleo IoT do Windows 10


Procurando algo mais funcional que o Windows 10? A versão dedicada da Microsoft para internet das coisas é ideal para projetos de IoT. Compatível com o Raspberry Pi (e disponível como opção no NOOBS), a Microsoft descreve o Windows 10 IoT Core como "... uma versão do Windows 10 que é otimizada para dispositivos menores com ou sem display, e que roda na Raspberry Pi 2 e 3, Arrow DragonBoard 410c & MinnowBoard MAX. O Windows 10 IoT Core utiliza a rica e extensível API universal Windows Platform (UWP) para construir ótimas soluções."

Isso o torna semelhante em muitos aspectos ao Android Things (veja abaixo).

A diferença entre este e outros sistemas operacionais listados aqui é que este é mais um sistema de implantação. Com o aplicativo implantado (seja a partir da seleção padrão, ou um que você desenvolveu), o Raspberry Pi essencialmente se torna o aplicativo.

DownloadWindows 10 IoT Core

Quer saber mais? Experimente esses projetos de IoT Raspberry Pi e Windows 10.

3. NetBSD



Também derivada do UNIX é a NetBSD, mais intimamente relacionada à BSD (Berkeley Software Distribution), uma extensão do UNIX.

Mas o que o BSD oferece ao usuário Raspberry Pi? Bem, como o Linux, bsd é de código aberto, e unix-like. Muitos aplicativos e utilitários funcionam em ambos, o que significa mudar para BSD é a opção mais fácil nesta lista. BSD tem pontos fortes que o Linux não tem, como melhor conectividade GPIO.

Download: RaspBSD para Raspberry Pi 2 e 3

DownloadFreeBSD para Raspberry Pi B e 2

Nossa comparação Linux vs. BSD vai ajudá-lo aqui se você é novo no BSD.

4. OpenBSD para Raspberry Pi 3

Uma alternativa ao FreeBSD, o OpenBSD para Raspberry Pi é mais adequado para usar como um servidor de rede. Muitos administradores consideram o OpenBSD o sistema operacional de servidor mais seguro disponível.

Então, se o seu objetivo é encontrar um sistema operacional não-Linux para um projeto de servidor, o OpenBSD é a sua melhor opção.

Além dessa distinção, o OpenBSD é muito parecido com o FreeBSD. Observe que a falta de drivers SD no OpenBSD significa que você precisará instalá-lo em uma unidade USB. Ainda não há versão do OpenBSD para o Raspberry Pi 4, então fique com a versão Pi 3.

DownloadOpenBSD para Raspberry Pi 3

5. RISC OS


Outra excelente escolha é o RISC OS, que tem suas raízes no boom da computação doméstica dos anos 1980. Curiosamente, foi desenvolvido em Cambridge, onde o Raspberry Pi foi concebido, e onde a Raspberry Pi Foundation está sediada.

O RISC OS está entre os sistemas operacionais que você pode instalar usando a ferramenta de instalação NOOBS. [LINK] Rápido e com uma interface de usuário consistente, o RISC OS também inclui um intérprete BASIC estruturado. Se sua experiência de programação está enraizada na década de 1980 e o BASIC é sua raiz na codificação, isso é útil.

Apesar de sua idade, existem algumas boas aplicações disponíveis para o RISC OS, incluindo um navegador web. Observe que você precisa de um mouse de três botões para usar o SISTEMA RISC OS; a roda de rolagem clicável no mouse deve ser suficiente.

DownloadRISC OS para Raspberry Pi

Você saberá mais sobre o RISC OS (incluindo como instalá-lo e usá-lo) em nosso guia de instalação dedicado.

6. Android


Surpreendentemente, é possível rodar Android no Raspberry Pi. Enquanto o Android usa o kernel Linux, o júri está fora sobre se ele pode ser considerado uma distribuição Linux.

Embora não seja uma versão oficial, poder instalar o Android é uma grande vantagem. Combine Android com o Raspberry Pi e um dispositivo touchscreen lhe dá uma ótima nova maneira de usar o computador. É até possível configurar a loja Google Play, dando-lhe acesso a todos os seus jogos e aplicativos favoritos.

Vários projetos baseados em Raspberry Pi estão disponíveis---se para uma construção para um modelo Pi específico para obter os melhores resultados.

DownloadAndroid 9.0 Pie para Raspberry Pi

7. Coisas androides


Enquanto isso, a plataforma de desenvolvimento de IoT Android Things também está disponível para o Raspberry Pi. Trata-se de um sistema operacional incorporado voltado para dispositivos IoT de baixa memória e com limitação de energia.

Android Things suporta Bluetooth LE e Wi-Fi e recursos Weave, que o Google espera se tornar o protocolo padrão para IoT.

DownloadAndroid Things for Raspberry Pi

8. Plano 9


Lançado como um sistema operacional de código aberto em 1992, o Plano 9 tem uma pequena pegada e é voltado para desenvolvedores. Sua presença leve o torna ideal para o Raspberry Pi.

Descendente do UNIX, o Plano 9 é fácil de instalar no Pi, assim como qualquer outro sistema operacional compatível.

Uma vez em execução, você verá inicialmente uma linha de comando, antes que a interface de usuário acionada pelo mouse conhecida como "rio" seja carregada. Cuidado, o Plano 9 parece muito rudimentar, e tem muito pouca relação visual com qualquer sistema operacional que você já usou anteriormente. Há, talvez, uma semelhança com o RISC OS (acima). No entanto, o patrimônio UNIX do Plano 9 ajudará qualquer pessoa com experiência de seu precursor.

Este guia novato para o Plano 9 deve ajudá-lo a começar. Enquanto isso, siga estas instruções para configurar o Plano 9 para Raspberry Pi, usando um PC Linux.

DownloadPlano 9 para Raspberry Pi (Instruções manuais)

9. Chromium OS

Uma opção final se você está procurando um sistema operacional Raspberry Pi não-Linux é o Chromium OS. Esta é a versão de código aberto do Chrome OS e mais uma vez conta com o kernel Linux.

Várias construções de Cromo foram configuradas para o Raspberry Pi. No entanto, o que você provavelmente vai obter os melhores resultados é FydeOS. É um sistema operacional básico que lhe dá a experiência completa do Chrome OS no seu Raspberry Pi.

DownloadFydeOS (Chromium OS build for Raspberry Pi)

O Sistema operacional chromium é inadequado para acessar o GPIO, mas é perfeito para usar o Raspberry Pi como um desktop.

As melhores alternativas ao Linux para Raspberry Pi

Se você está procurando sistemas operacionais alternativos para o Raspberry Pi, existem outras opções. No entanto, essas são quase todas as distribuições Linux, portadas para a arquitetura ARM. Mesmo aqueles que afirmam ser outra coisa (como a versão Raspberry Pi do AROS, uma versão de código aberto do AmigaOS 3.1 do início dos anos 1990) dependem do Linux para drivers.

Android à parte, esses sistemas operacionais são alternativas leves ao Raspbian Stretch. Se você está casado com o Linux, mas procurando um distro Raspberry Pi com uma pequena pegada, no entanto, nosso guia para sistemas operacionais leves Raspberry Pi vale a pena ler.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner