Adicione suporte a airprint ao seu servidor de impressão Raspberry Pi
Deseja poder imprimir do seu smartphone ou tablet para a sua impressora antiquada e não sem fio? Com um Raspberry Pi, você pode.
Deseja poder imprimir do seu smartphone ou tablet para a sua impressora antiquada e não sem fio? Para manter sua impressora em uma sala diferente, talvez até mesmo em um armário ou galpão (se é barulhento), seguro no conhecimento de que o trabalho de impressão estará esperando por você quando você for buscá-la?
Com um Raspberry Pi, você pode.
Prepare o seu servidor de impressão Raspberry Pi primeiro
Costumava ser o caso de que a única maneira de transformar uma impressora não sem fio de estilo antigo em uma impressora moderna e sem fio era comprar uma placa sem fio potencialmente cara para o dispositivo (se compatível) ou conectá-la a um PC habilitado para sem fio. Este é mais ou menos ainda o caso; a única diferença é que o PC acabou de ficar muito menor, e agora é um Raspberry Pi.
Se você seguiu as instruções fornecidas em nosso guia anterior,você deve saber como configurar seu servidor de impressão Raspberry Pi usando CUPS e Samba. Espero que você também tenha certeza de que o driver correto da impressora está selecionado, bem como confirmando que sua impressora responderá a trabalhos de impressão.
Agora, você está atualizado. A próxima tarefa é configurar seu servidor de impressão Raspberry Pi para imprimir a partir de um dispositivo iPad, iPhone ou Android.
Dispositivos que você pode imprimir
Nosso guia para configurar o Raspberry Pi como um servidor de impressão foi destinado principalmente para PCs windows (embora conectar a uma impressora conectada ao Raspberry Pi do Linux e Mac OS X seja tão simples).
No entanto, adicionando suporte para AirPrint e outros protocolos de impressão sem fio, podemos imprimir a partir de iPads, iPhones, dispositivos Android e muito mais.
Enviar trabalhos de impressão do seu dispositivo móvel é talvez a mais libertadora e emocionante nova experiência possível pela impressão sem fio, e usando o Raspberry Pi você começa a aprender um pouco sobre como um servidor de impressão se encaixa no sistema.
Pare seu Wi-Fi Raspberry Pi
Uma coisa que você deve fazer antes de prosseguir é impedir que o cartão de rede do Pi entre no modo ocioso, o que impedirá que você seja capaz de imprimir. Sem anexar um teclado (e queremos que o servidor de impressão Pi seja acessível via SSH) o sistema não pode ser acordado.
Isso significa que seu computador, tablet ou telefone não serão capazes de se conectar à impressora!
Para contornar isso, podemos adicionar o seguinte script para impedir que o Pi entre em espera.
Digite o seguinte comando no terminal para criar e editar um novo arquivo de texto:
sudo nano /etc/modprobe.d/8192cu.conf
e adicione o seguinte a esse arquivo:
# Disable power saving
options 8192cu rtw_power_mgnt=0 rtw_enusbss=1 rtw_ips_mode=1
Dê ao seu Pi a chance de executar essas alterações reiniciando:
sudo reboot.
Não se preocupe que desabilitamos o gerenciamento de energia – o Raspberry Pi usa muito menos energia do que qualquer um dos outros dispositivos envolvidos nesta configuração. É totalmente seguro para o seu Pi ser deixado ligado; isso é comum em configurações de centro de mídia com RaspBMC.
O que você precisa saber sobre a adição de suporte a airprint
Uma vez que o problema com o seu dongle sem fio é corrigido, você pode começar a adicionar as ferramentas para tornar possível imprimir a partir de seu dispositivo móvel.
No entanto, não é tão complicado quanto alguns sites e tutoriais fariam você acreditar. Recentemente, o software componente que faz a impressão através de um servidor de impressão sem fio Raspberry Pi a partir de um iPad ou iPhone foi incorporado em CUPS, Samba e Raspbian.
O resultado é que é muito simples imprimir a partir do seu dispositivo iOS uma vez que um único aplicativo tenha sido adicionado.
sudo apt-get install avahi-discover
É só isso. Quando a instalação estiver concluída, você deve estar pronto para começar a imprimir!
Imprima do seu iPad para o seu servidor de impressão Raspberry Pi
Em um dispositivo iOS (testado no iOS7), abra o documento ou a página web e selecione a opção Compartilhar > Imprimir.
Na próxima tela, encontre a impressora na lista de dispositivos disponíveis (se você deixou o nome padrão no lugar no guia anterior, ele deve ter "raspberry pi" no nome) e selecione-o.
Tudo o que resta fazer é enviar o trabalho de impressão e esperar pela saída. Dependendo da complexidade do arquivo (pode ser um documento longo, ou uma foto) você pode ter que esperar um pouco para que o trabalho de impressão seja concluído.
Espere: Você pode imprimir no Android também!
Caso você esteja se perguntando por que estávamos focando em dispositivos iOS, você ficará feliz em saber que os dispositivos Android também podem se conectar aos servidores de impressão sem fio Raspberry Pi (infelizmente os Windows Phones não podem neste estágio)
Muitos aplicativos de impressão existem para Android, mas a maioria deles são todos sobre impressão na Internet. Se você está procurando algo que foi projetado para fornecer um link simples entre seu aparelho Android e a impressora que você conectou ao seu servidor de impressão sem fio Raspberry Pi, o aplicativo PrintBot (versão limitada de avaliação gratuita) é ideal. Se você está feliz, você pode atualizar para a versão completa (US$ 4,49) – infelizmente não parece haver um aplicativo de impressão sem fio 100% gratuito para Android.
Após a instalação, tudo o que você precisa fazer é confirmar uma conexão de rede com o dispositivo, selecionar o driver da impressora da lista (que pode levar algum tempo se você tiver um dispositivo HP!) e imprimir uma página de teste para confirmar que tudo está funcionando. Quando quiser imprimir um documento ou imagem, toque e selecione PrintBot como o aplicativo para abri-lo, verifique as configurações e, finalmente, clique em Imprimir.
Raspberry Pi Print Server Zen
Nós lhe demos dois guias agora sobre o uso do Raspberry Pi como um servidor de impressão sem fio. As implicações deste acordo são claras – agora você pode finalmente fazer da sua impressora antiga, mas ainda em funcionamento, um componente-chave da sua vida sem fio e multiativos mais uma vez.
Você definiu seu Raspberry Pi como um servidor de impressão? A simples configuração da compatibilidade do AirPrint ou a capacidade de imprimir a partir do seu dispositivo Android fazem deste um projeto que você está ansioso para tentar?
Compartilhe sua opinião nos comentários!
Créditos da Imagem: Solarbotics Via Flickr
Comentários
Postar um comentário