Arduino vs Raspberry Pi: Qual é o mini computador para você?

 O Arduino e o Raspberry Pi podem parecer bastante semelhantes – ambos são pequenos circuitos bonitos com alguns chips e pinos sobre eles – mas eles são de fato dispositivos muito diferentes.


O Arduino e o Raspberry Pi podem parecer bastante semelhantes – ambos são pequenos circuitos bonitos com alguns chips e pinos sobre eles – mas eles são de fato dispositivos muito diferentes.

Você está procurando um computador pequeno, talvez para alimentar uma CÂMERA DE SEGURANÇA DE REDE DIY - é uma decisão comum necessária para uma variedade de projetos divertidos. Você ouviu coisas boas sobre o Raspberry Pi e Arduino, mas você não pode decidir o que é certo para você. Qual vai prevalecer como o mais útil uma vez que você desmontou a câmera de segurança graças ao incidente com os vizinhos? Em que você poderia jogar filmes? Não se preocupe, estamos aqui para explicar tudo!

Se você é mais um aprendiz visual (como eu), este artigo está disponível em forma de vídeo aqui:


Qual é a diferença?

O Arduino é um micro-controlador, e não de fato um minicomponhador. Um microcontrolador é apenas uma pequena parte do que faz um computador inteiro. O Arduino fornece apenas um subconjunto da funcionalidade do Raspberry Pi.

Embora o Arduino possa ser programado com pequenos aplicativos escritos em C++, ele não pode executar um "sistema operacional" em escala completa e certamente não estará substituindo seu centro de mídia tão cedo. O Raspberry Pi, por outro lado, é um computadorcompleto. Se você está lendo este site, eu vou assumir que você sabe o que isso significa.

Pontos fortes e fracos

Então, o Arduino é inútil? Dificilmente - um Arduino é perfeito para projetos eletrônicos. Ele contém um conjunto de entradas e saídas que podem ser conectadas diretamente a componentes e sensores, e é incrivelmente fácil simplesmente saltar em linha reta para fazer algo. Isso o torna ideal para prototipar coisas, ou fazer pequenos projetos que não requerem as complexidades de um Pi.


O Arduino executa o firmware Arduino - um bit básico de software principal que permite que ele se comunique com um computador por USB e dá acesso a todos os recursos. Você geralmente não substituiria este firmware, mas é possível. Uma vez que seu código tenha sido carregado, você pode apenas conectá-lo em qualquer lugar e ele começará a funcionar imediatamente - você não precisa reiniciar, conectar um teclado ou escolher um aplicativo para executar. Ele faz o único trabalho que foi programado para fazer, faz bem, e faz isso imediatamente.

O Raspberry Pi, por outro lado, é um minicomponhador totalmente funcional. Ele requer um sistema operacional (checkout estes 10 Linux Distros que ele pode executar), e leva uma pequena quantidade de tempo para inicializar antes de ser operacional. O armazenamento é fornecido a partir de um cartão micro-SD, enquanto o Ethernet incorporado permite a rede (você pode obter rede no Arduino também, mas requer um "escudo" adicional).

No coração do Pi está uma CPU Broadcom Arm-v6; ele tem memória, e um processador gráfico impulsionando a saída HDMI. Você pode conectar um teclado e monitor, carregar o Linux, e o menos tecnicamente experiente pode não ter ideia de quão pequena a máquina dirigindo tudo realmente é. O Pi é uma plataforma incrivelmente poderosa em um pacote muito pequeno - perfeito para sistemas embarcados, ou projetos que requerem mais interatividade e poder de processamento.


Dito isto, o Raspberry é significativamente mais complexo para projetos eletrônicos simples. Por exemplo, o primeiro projeto de todos é algum derivado de piscar um LED ligado e desligado. No Arduino, isso envolve conectar um LED e resistor a dois pinos e, em seguida, carregar cerca de 8 linhas de código. É isso, é isso. No Raspberry Pi - assumindo que você tem um sistema operacional totalmente funcional já instalado e configurado como quiser, então você precisa instalar algumas bibliotecas para ajudá-lo a controlar os pinos GPIO (que são os bits que você conecta componentes).

Há muitas bibliotecas para escolher, dependendo de qual idioma você deseja programar - incluindo designers visuais como ScratchWiringPi permite que você escreva na mesma língua da que Arduino é derivado. Finalmente, você pode precisar compilar seu aplicativo antes de executá-lo. A questão é, você pode fazer quase tudo o que um Arduino pode, em um Pi- é apenas mais complicado.


Outro ponto importante a ser lembrado aqui é que arduino é a plataforma mais popular para projetos eletrônicos, por isso, mesmo que projetos eletrônicos sejam possíveis no Raspberry Pi (10 Raspberry Pi Projects for Beginners), você não encontrará quase tantos tutoriais iniciantes para ajudá-lo. Talvez seja melhor considerar o Pi como um upgrade quando você estiver pronto para lidar com projetos maiores e mais exigentes.

O Raspberry Pi é um minicompa/200, o Arduino não. Para entender esse ponto um pouco mais claramente, aqui está uma pequena seleção de sistemas operacionais que você pode instalar no Raspberry Pi:

Já escrevemos cerca de 7 Sistemas Operacionais Raspberry Pi anteriormente.


E aqui está uma lista de sistemas operacionais que você pode instalar no Arduino:

  • Nenhum

Então, você está decidido? Legal. Comece conferindo como transmitir ao vivo para o YouTube com um Pi, ou que tal construir uma lâmpada de nuvem relâmpago com um Arduino? Temos um Guia de Iniciantes Raspberry Pi não oficial que deve ser útil, e um para Arduino,também.

ESPERAR! Por que escolher?

Na verdade, você pode ter o melhor dos dois mundos; o Pi pode ser um Arduino mais complexo, e o Arduino não pode realmente lidar tanto quanto o Pi - mas você já considerou usá-los juntos? O projeto - AlaMode coloca um clone Arduino empilhável diretamente em cima do Pi, dando acesso instantâneo a todas as funções arduino habituais.


Ou se Python é mais a sua coisa, basta ligar seu Arduino no USB do seu Pi e comunicar com ele diretamente.

Espero que você esteja mais claro sobre as diferenças entre Arduino e Raspberry Pi agora, e por que um pode ser melhor do que o outro para uma aplicação específica. Mostre-nos alguns de seus projetos Arduino/Pi nos comentários abaixo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 melhores Game Launchers para lançar e organizar jogos para PC

Receptor de FM com o TDA7000

Pulo do Gato Eletrônica