Como conectar um controlador Xbox One ao Raspberry Pi
Aqui está um guia passo-a-passo para conectar um controlador Xbox One a um Raspberry Pi para jogos aprimorados!
Fã de jogos retrô com vontade de conectar seu controlador Xbox One ao seu Raspberry Pi? Graças às ferramentas de configuração automática em RetroPie e Recalbox, é possível controlar jogos com um Controlador Xbox.
Mas e a conexão real? É possível? Você precisa de um adaptador para conectar um controlador Xbox One a outro computador? Aqui está o que você precisa saber.
Configurando Raspbian para um controlador Xbox One
Se você está planejando usar um controlador Xbox One com o raspberry Pi, comece atualizando seu sistema operacional. No terminal, use:
sudo apt update
sudo apt upgrade
Espere enquanto cada um deles se completa, cuidado com as solicitações para confirmar a instalação.
Na maioria dos casos, você não deve precisar de um driver para o controlador Xbox One no Raspbian. O suporte para o controlador é incorporado ao sistema operacional. No entanto, emuladores e jogos mais antigos não detectam isso. Também é útil para se conectar via Bluetooth (veja abaixo).
Se você está tendo problemas para obter o controlador Xbox One para trabalhar com certos jogos, instale o driver com
sudo apt install xboxdrv
Como sempre, aguarde que a instalação seja concluída antes de prosseguir.
Como conectar um controlador Xbox One a um Raspberry Pi via USB
A beleza do USB é que você pode simplesmente ligar e jogar.
Enquanto a conveniência do controlador Xbox One é sua flexibilidade sem fio, se você estiver desesperado para usá-lo, tente USB. O cabo de carregamento Xbox One pode ser usado para isso, mas se o seu sistema não incluiu um, você precisará comprar o seu próprio. A versão de 2,7 metros é melhor para jogos em sistemas retrô.
Não se esqueça, você também pode comprar uma versão a cabo do controlador Xbox One. Isso será conectado diretamente e economizará tempo configurando Bluetooth.
Como conectar um controlador Xbox One a um Raspberry Pi via Bluetooth
Se você está planejando conectar seu controlador Xbox One a um Raspberry Pi, é melhor escolher um modelo posterior. Os Raspberry Pi's mais antigos não têm a velocidade de processamento (ou os recursos Wi-Fi e Bluetooth) para lidar com controladores sem fio. Use USB se você estiver limitado ao Pis mais antigo.
Com um Raspberry Pi ou posterior, você tem duas opções de conectividade sem fio:
- Dongle adaptador sem fio
- Ferramenta Bluetooth a bordo
Um é consideravelmente mais fácil que o outro.
Método 1: Usando o adaptador sem fio Xbox da Microsoft
A maneira mais simples de conectar um controlador Xbox One a um Raspberry Pi é usar o adaptador sem fio Microsoft Xboxoficial .
(Observe que este controlador é diferente do usado pelo controlador sem fio Xbox 360.)
Com o adaptador sem fio conectado ao raspberry Pi, inicializar e esperar o dispositivo acender. Segure o botão de emparelhamento no adaptador e no controlador Xbox One simultaneamente e aguarde que as luzes se sincronizem. Quando eles pararem de piscar, você está pronto para jogar!
Método 2: Emparelhamento diretamente através da ferramenta Bluetooth
Antes de prosseguir, certifique-se de ter instalado o driver xboxdrv, como explicado anteriormente.
Sincronizar um controlador Xbox One requer que você desabilite o ERTM. Este é o Modo de Re-transmissão Aprimorada, uma característica chave do Bluetooth. No entanto, com ele ativado, os dispositivos não podem sincronizar. Desativar o ERTM com:
echo 'options bluetooth disable_ertm=Y' | sudo tee -a /etc/modprobe.d/bluetooth.conf
Em seguida, reinicie o Raspberry Pi:
sudo reboot
O Raspberry Pi reiniciado está pronto para conectividade Bluetooth. Inicie as ferramentas Bluetooth com:
sudo bluetoothctl
Você deve ver a resposta "Agente registrado" e um novo prompt
[Bluetooth]#
. No prompt, habilite o agente assim:
agent on
Em seguida, defina-o como padrão:
default-agent
O próximo passo é começar a digitalizar dispositivos Bluetooth descobertos. Use o comando "digitalizar" para iniciar a varredura:
scan on
[NEW] Device 5C:BA:37:4D:1D:95 Xbox Wireless Controller
Os seis pares de letras e números separados por cólons são o endereço MAC do controlador Xbox One. Isto é usado para conectar o controlador ao Raspberry Pi com o comando connect:
connect 5C:BA:37:4D:1D:95
(Seu endereço MAC será diferente.)
A conexão será confirmada no prompt de comando com uma linha de linhas seguida por "Conexão bem sucedida".
Para garantir uma conexão fácil no futuro, instrua o Raspberry Pi a confiar no controlador:
trust 5C:BA:37:4D:1D:95
Com isso feito, saia da ferramenta Bluetooth com Ctrl + D.
Teste seu controlador Xbox One
Nesta fase você está feito. Para confirmar que o controlador Xbox One está funcionando corretamente, instale o software joystick:
sudo apt install joystick
Com isso instalado, use a ferramenta jstest para verificar as entradas do controlador Xbox One:
sudo jstest /dev/input/js0
Uma nova janela será aberta no terminal, uma lista de botões e eixos. Cada um exibirá valores diferentes quando pressionado e movido. Mover-se em torno dos botões e polegares no controlador Xbox One levará os valores a aparecer. Enquanto as respostas forem diferentes e instantâneas, tudo está configurado e funcionando corretamente.
Start Gaming em Raspberry Pi com um controlador Xbox One
Agora você deve estar pronto para começar a jogar com um controlador Xbox One no seu Raspberry Pi. Se você está usando RetroPie, Recalbox ou alguma outra suíte de jogos retrô para perfis de controlador Raspberry Pi deve estar disponível. Isso significa que quando você conecta o seu controlador, não só você pode navegar na interface da plataforma de jogos retrô, você pode jogar jogos também!
Além disso, se o seu controlador Xbox One não está funcionando, temos dicas de como reparar um controlador Xbox One quebrado.
Lembre-se, você tem três maneiras de conectar um controlador Xbox One ao seu Raspberry Pi:
- Use um cabo USB
- Sincronizar através do Adaptador Sem Fio Xbox
- Sincronizar usando a ferramenta Bluetooth a bordo (Raspberry Pi 3 ou posterior)
Quer alguma ação retrô de dois jogadores, mas só tem um controlador? Confira nosso resumo dos melhores controladores para RetroPie.
Esperamos que você goste dos itens que recomendamos e discutimos! A MUO tem parcerias afiliadas e patrocinadas, por isso recebemos uma parte da receita de algumas de suas compras. Isso não afetará o preço que você paga e nos ajuda a oferecer as melhores recomendações do produto.
Comentários
Postar um comentário