Pulo do gato.Informatica.Aquela dica que precisava e ninguém sabia explicar
Como copiar dados de um Raspberry Pi para um PC: 5 maneiras
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Em algum momento você vai querer uma maneira fácil de obter os dados do cartão SD do Pi e para o HDD do seu PC. Isso pode ser complicado.
No entanto, você usa o Raspberry Pi, em algum momento você vai estar procurando uma maneira fácil de copiar dados de e para o computador. Pode estar executando um servidor web, um servidor de mídia, uma máquina de jogo retrô, o que for.
Isso pode ser complicado. Basicamente, há uma maneira ruim de transferir arquivos de Raspberry Pi para um PC, e vários bons. Se você já teve que copiar dados para ou de um Raspberry Pi e encontrar problemas, esses cinco métodos devem ajudá-lo no futuro.
A maneira errada de copiar arquivos de um Raspberry Pi para PC
Vamos analisar cinco métodos para copiar dados de um Raspberry Pi para o seu desktop ou laptop PC abaixo. Antes disso, no entanto, vale a pena considerar a sexta opção, e como é absolutamente a maneira errada de fazê-lo.
É possível ejetar o cartão SD do Raspberry Pi e ler os dados no seu PC. Se os dados necessários forem armazenados na /boot/partição, eles podem ser acessados usando qualquer outro dispositivo. Apesar do Pi executar um sistema operacional Linux, até mesmo um PC Windows pode ler esses dados.
Então, por que não faria isso?
Na maioria dos casos, o cartão microSD é o dispositivo de inicialização do Pi
O Raspberry Pi deve ser desligado para remover o cartão
Você corre o risco de corrupção de dados no cartão SD
Como você pode ver, este método é inconveniente na melhor das hipóteses.
A menos que você esteja desesperado, ou haja alguma restrição em usar os métodos explorados abaixo, evite essa opção.
Qual é a melhor maneira de transferir arquivos do Raspberry Pi para o PC?
Felizmente, existem cinco excelentes alternativas que permitem copiar dados de um Raspberry Pi para qualquer outro dispositivo. Nada precisa ser desligado, nenhum leitor de cartão é necessário. Tudo o que você precisa é de um PC ou laptop em rede adequado.
Os cinco métodos a seguir podem ser usados para mover dados de e para o seu Raspberry Pi para o seu computador principal.
Envie dados usando e-mail
Sincronizar via armazenamento em nuvem
Transferir dados do seu Raspberry Pi com USB
Troque dados do seu Raspberry Pi sobre SSH
Use o cliente FTP do seu PC para transferir dados para Raspberry Pi
Vamos expandir cada um deles e olhar para eles com mais detalhes.
1. Copiar arquivos de Raspberry Pi para PC via E-mail
Para muitos, esta será a opção mais óbvia. Ao acessar o cliente de e-mail padrão do Raspberry Pi ou acessar o webmail no navegador, você pode enviar os dados por e-mail.
A forma como você envia o e-mail depende de você. Se você estiver usando o Gmail, você poderá salvar a mensagem como um rascunho. Então, quando você entrar no Gmail no seu PC principal, ele estará lá. Caso contrário, se você estiver usando um cliente de e-mail, basta enviar um e-mail para seu próprio endereço ou qualquer outra conta que você possui.
Observe que há provavelmente um limite para o tamanho do anexo que você pode usar. Para o Gmail, você pode salvar o anexo do Google Drive. Para outras soluções, observe um limite total geral de 10MB para anexos.
2. Acesse o armazenamento em nuvem no navegador
Como observado acima, você pode usar o Google Drive para hospedar um anexo de e-mail. Mas esta não é a única opção de nuvem que você deve considerar. Infelizmente, nenhum serviço de nuvem conhecido oferece aplicativos nagtivos para o Raspberry Pi.
Então, o que você deve fazer? Bem, você pode acessar serviços em nuvem através do navegador Chromium. Dropbox, Box, OneDrive e Google Drive podem ser usados desta forma. O sucesso dependerá de qual Raspberry Pi você está usando, no entanto.
Por exemplo, o modelo Raspberry Pi 4 8GB fornecerá acesso mais rápido ao armazenamento em nuvem do que um Raspberry Pi 2. Sugerimos ficar com o que achar mais útil.
3. Transferir arquivo de Raspberry Pi para PC usando USB
Outra maneira de mover dados do seu Raspberry Pi para um PC, ou de um PC para o seu Pi, é com uma unidade USB removível.
Todos os Raspberry Pi's têm uma unidade USB padrão (exceto que o Pi Zero---isso vem com um adaptador adequado). Basta inserir uma unidade formatada em um slot USB Raspberry Pi sobressalente e, em seguida, encontrá-lo no gerenciador de arquivos. Se você está usando um Pi mais antigo e está com falta de portas USB, então considere um hub USB. Um hub USB padrão será bom para um dispositivo flash USB. No entanto, um hub alimentado será necessário para dispositivos que tirarão energia do Pi, como um disco rígido.
Com a unidade USB inserida, ele deve montar automaticamente. Se não, você precisará montá-lo manualmente. Comece encontrando seu ID único:
ls -l /dev/disk/by-uuid/
Procure uma entrada rotulada sda1 (embora isso possa diferir), e mantenha uma nota do nome antes de prosseguir.
Em seguida, crie um ponto de montagem. Este é essencialmente um diretório que exibirá o conteúdo da unidade.
sudo mkdir /media/usb
(Você não tem que chamá-lo de "usb", mas ajuda.)
Em seguida, certifique-se de que o usuário Pi é dono da pasta. Caso contrário, você não será capaz de visualizar o conteúdo!
sudo chown -R pi:pi /media/usb
Em seguida, você pode montar a unidade com:
sudo mount /dev/sda1 /media/usb -o uid=pi,gid=pi
Uma vez feito, você pode facilmente copiar arquivos para a unidade USB e, depois de ejetar com segurança, copiá-los para o seu PC. Para desmonte manualmente o uso:
sudo umount /media/usb
Trabalho feito!
4. Baixar e carregar arquivos do Raspberry Pi sobre ssh
Quer mover dados para o seu Raspberry Pi usando SSH?
Um comando chamado scp (Secure Copy Protocol) torna isso possível.
Em PCs Linux, você pode usar SSH no terminal. No Windows, você pode usar o SSH no Windows PowerShell, ou copiar os arquivos de um Raspberry Pi para o Windows usando o cliente PuTTY SSH.
scp pi@192.168.0.15:file.txt
Isso usa o comando scp, identifica o dispositivo e o nome de usuário padrão e especifica o nome do arquivo. O documento .txt arquivo será transferido do Pi para o diretório home do seu computador.
Para copiar arquivo.txtao seu Pi, use:
scp file.txt pi@192.168.0.15:
(Isso: no final é muito importante!)
Novamente, o diretório doméstico é o destino padrão. Para alterar isso, especifique um diretório diferente, como:
scp file.txt pi@192.168.0.15:subdirectory/
Este método é semelhante ao comando de push ADB usado para enviar dados de e para um dispositivo Android ao piscar uma nova ROM ou rooting.
5. Transfira dados raspberry pi usando FTP
Se você tem um bom cliente FTP que tem suporte para o SFTP seguro, então esta é talvez a melhor opção para obter dados do seu Raspberry Pi. Para isso, o projeto FileZilla de código aberto flexível é um bom lugar para começar.
SFTP significa SSH File Transfer Protocol. Se o SSH estiver ativado no seu Raspberry Pi, você pode usar o SFTP para empurrar e puxar arquivos na GUI. Você pode habilitar o SSH usando a ferramenta raspi-config do Raspberry Pi. Alternativamente, a partir da área de trabalho Raspberry Pi OS, abra o Menu > Preferências > Configuração Raspberry Pi.
Com FileZilla em execução em seu PC, abra Arquivo > Gerenciador de Sitese clique em Novo Site. A partir daqui, digite o endereço IP do seu Raspberry Pi na caixa Host.
Continue preenchendo o formulário, selecionando SFTP - SSH File Transfer Protocol para o Protocolo e Normal para o Tipo de Login. Digite o nome de usuário raspbian atual e senha para Usuário e Senha (por padrão isso é "pi" e "framboesa"). Considere usar o Renome para dar à conexão um nome descritivo---isso é particularmente útil se você usar o FileZilla regularmente.
Se o Pi já estiver inicializado, você pode clicar em Conectar para iniciar a conexão.
No FileZilla, o dispositivo local (seu PC) está à esquerda, com o computador remoto (Raspberry Pi) à direita. Você precisará navegar pelos diretórios de ambos os lados para encontrar os arquivos de origem e destino. Depois de fazer isso, copie arquivos do seu Raspberry Pi arrastando-os para o painel esquerdo. Alternativamente, clique com o botão direito do mouse e selecione Download.
Para copiar arquivos para o Pi, basta movê-los da esquerda para a direita.
Copiar arquivos de um Raspberry Pi para um PC Windows ou Linux é fácil
Com cinco opções sensatas para copiar dados de e para o seu Raspberry Pi, você verá imediatamente o benefício. O pequeno computador se torna consideravelmente mais útil, seja transferindo arquivos de mídia ou copiando ROMs de jogos retrô.
Embora um pouco difícil de configurar, achamos que o SFTP é a melhor solução para transferir arquivos de e para o seu Raspberry Pi. Qualquer que seja o método que você usa, todo projeto Raspberry Pi precisa de algum tipo de sistema remoto de transferência de arquivos.
MICRO AMPLIFICADOR DE VÁLVULA Este artigo descreve a construção de um mini-amplificador mono de baixa potência feito com válvulas e funcionando com apenas 12V. Ele usa como válvula de saída o 12K5, projetado para os rádios automáticos dos anos 50. Antes de começar, faço um pouco de história. Durante minha infância, alguns dispositivos na minha casa tinham válvulas, por exemplo o amado toca-discos com o rádio da minha mãe (um armatoste) e a televisão. Desde criança eu gostava de "me tornar o inventor" e uma vez eu absurdamente propus, para tentar consertar a TV na minha casa (eu tinha 7 anos!!). O choque elétrico que peguei me fez ver as estrelas e desde então, sempre tive muito cuidado (para dizer o mínimo) com o que considero alta tensão (mais de 30V). Aparelhos válvulas eu sempre vi como objetos fora do tempo, com montagens aparentemente caóticas, sem circuitos impressos, sem chassis metálicos isolados, cheios de bobinas de cera, transformadores e capacitores gigant...
Bom... isso aqui não tem muito a ver com radioamadorismo, mas as história é legal. Lá por volta de 1989 eu comprei um TDA7000 na Eletrônica B.B. (não existe mais...) que era uma loja de material eletrônico aqui da cidade. Se não me engano o que originou a compra deste CI foi um projeto publicado na revista Saber Eletrônica. Naquela época, eu com meus 15 anos devo ter juntado moedinhas pra comprar esse CI eheh. O fato é que comprado o CI é quase certo que eu devo ter empacado na placa de circuito impresso, já que naquela época eu não sabia que caneta de retroprojetor era a mesma caneta que era vendida a peso de ouro na lojinha de eletrônica. E claro, a única forma que eu conhecia pra fazer placa era desenhando na caneta ou pior... na base do pincel e esmalte de unha! O fato é que o CI acabou engavetado e a idéia passou. Alguns anos mais tarde eu devo ter tentado montar o radinho usando aquelas porcarias de placa universal. A julgar pela foto ao...
Não gaste dinheiro com uma ferramenta de gravação de CD/DVD! Um aplicativo freeware pode ser tudo o que você precisa. Aqui compilamos cinco alternativas ao Nero Burning ROM para o seu PC Windows. Nero costumava ser uma das melhores e mais populares software para queima de CDs ou DVDs. Mas é caro e volumoso. Além disso, está inchado com características que você realmente não precisa. Você provavelmente não terá que gastar dinheiro em uma ferramenta de gravação de CD/DVD! Por que não experimenta um aplicativo de gravação de CD/DVD freeware? Pode ser tudo que você precisa. Aqui compilamos cinco alternativas ao Nero Burning ROM para o seu PC Windows. 1. InfraRecorder Esta é a minha alternativa Nero. Eu uso em parte porque o InfraRecorder oferece uma interface simples e principalmente porque é de código aberto . Além disso, inclui tudo o que você esperaria em uma suíte de gravação de CD/DVD -- e muito mais. Alguns destaques desta alternativa nero incluem: su...
Comentários
Postar um comentário