Instale o Kodi para transformar o seu‎ Raspberry Pi ‎Em um ‎Home Media Center

 Se você tem um Raspberry Pi, você pode transformá-lo em um centro de mídia caseiro barato, mas eficaz, apenas instalando o Kodi.


Você precisa de uma solução de centro de mídia, e você já ouviu falar sobre Kodi. É adequado, e você pode instalá-lo em seu Raspberry Pi? E uma vez que você fez isso, como você transformá-lo em um centro de mídia caseiro batendo o mundo? Vamos te mostrar como.

Você não precisará de muito para começar com seu centro de mídia Kodi e Raspberry Pi. Mas se você quiser melhorar a experiência, existem algumas coisas que você pode adicionar à configuração básica.

Raspberry Pi Media Center: Configuração básica

Você já pode ter um Raspberry Pi. Alternativamente, você pode estar prestes a comprar um. No mínimo, você precisará:

  • Raspberry Pi Modelo B+ ou posterior (recomendamos um Raspberry Pi 3B+).
  • Dongle USB-Fi opcional para pré-Raspberry Pi B+ ou 2.
  • Cabo HDMI.
  • 2Um adaptador de alimentação USB ou fonte de alimentação raspberry pi específica.
  • Cartão MicroSD (8 GB ou mais recomendado).

Desde que você tenha um PC para baixar seu sistema operacional preferido e escrever para o cartão microSD, você deve estar pronto para ir.

Configuração avançada para um Raspberry Pi 3 B+ Media Center

Houve muitas iterações do Pi desde o seu lançamento em 2012, mas para desfrutar de desempenho superior da Kodi, OSMC ou OpenElec, use o modelo mais recente, o Raspberry Pi 3B+.

Para uma configuração padrão, contar com o cartão microSD é bom. No entanto, se você planeja usar o Raspberry Pi como seu sistema Kodi a longo prazo, então uma solução de armazenamento mais confiável é necessária. O Raspberry Pi suporta armazenamento USB, que você pode usar para sua própria biblioteca, bem como mídia baixada.

Conectar um HDD USB ao seu Raspberry Pi para Kodi é uma ideia inteligente. Continue lendo para mais sobre isso, e algumas outras opções avançadas de hardware.

Como instalar o Kodi no seu Raspberry Pi

Duas opções estão disponíveis para instalar o Kodi no seu Pi.


Instalação padrão do Kodi

Se você estiver executando Raspbian Jessie em seu Raspberry Pi (ou qualquer um dos muitos outros sistemas operacionais Linux compatíveis com Raspberry Pi) você pode instalar manualmente o Kodi com facilidade através da linha de comando.

Com o raspberry Pi já configurado,basta abrir uma janela terminal e entrar:

sudo apt-get install kodi

Uma vez feito isso, você precisará fazer uma edição de arquivo de config para garantir que o software da central de mídia seja carregado automaticamente sempre que você inicializar seu Raspberry Pi.

sudo nano /etc/default/kodi

Alterar a configuração HABILITADA para 1:

ENABLED=1

Pressione Ctrl + Z para sair, certificando-se de que você guarde o troco.

Caso contrário, você pode executar o Kodi com um mouse click da área de trabalho, ou com um único comando no terminal:

kodi

Você está pronto para ir!

Instale um sistema operacional Kodi no seu Raspberry Pi

Mais preferível, no entanto, pode ser a opção de ter um Raspberry Pi dedicado executando uma versão já otimizada do Kodi. Dessa forma, ele será automaticamente inicializado no software do media center sem qualquer mexer com arquivos de texto.

Você tem três opções principais aqui: LibreELEC, OpenElec e OSMC.


Para usar o OpenElec, você pode baixar o sistema operacional de openelec.tv [Broken URL Removed] ou usar o software NOOBS para selecioná-lo em uma lista (veja abaixo). O OSMC também pode ser instalado via NOOBS, ou você pode baixá-lo a partir de osmc.tv.

Para LibreELEC, vá para libreelec.tv.

A instalação manual exigirá que você primeiro formate seu cartão microSD e, em seguida, copie o download não zíper para o cartão usando software de escrita de cartão SD dedicado.

A melhor opção para isso é etcher, que você pode baixar a partir de etcher.io. Esta está disponível para Windows, macOS e Linux, e é a ferramenta de escrita de memória flash mais fácil, adequada para cartões SD e pen drives USB.


Uma vez instalado, inicie o Etcher, certificando-se de que o cartão microSD seja inserido no leitor de cartões do seu computador. Clique em Selecionar imagem para procurar o arquivo de imagem OpenElec ou OSMC e, em seguida, confirmar que a letra de unidade correta está exibida na unidade Selecionar. Por fim, clique em Flash para começar a escrever.

Etcher exibirá uma mensagem quando o arquivo IMG tiver sido gravado e os dados verificados.

Seu cartão SD pode então ser removido e inserido no seu Raspberry Pi. Da próxima vez que você inicializar, Kodi estará pronto para usar!

Consulte nossos guias para instalar um Raspberry Pi OS com NOOBS ou instalar um Raspberry Pi OS em um cartão microSD para obter mais detalhes sobre o processo se você ficar preso.

Controle remoto

Ter um teclado USB em mãos é sempre uma boa ideia, pois você pode apenas conectá-lo e navegar na interface do usuário Kodi. A maioria desses atalhos de teclado Kodi deve funcionar no Raspberry Pi. Se você estiver usando um Raspberry Pi 3 com Bluetooth embutido, ou tiver um dongle USB Bluetooth compatível para o dispositivo, um teclado Bluetooth também será útil.

Você tem outra escolha, porém: vários aplicativos móveis estão disponíveis para iOS e Android, que podem controlar sua central de mídia através da rede. Recomendamos aqueles produzidos pela Kodi em qualquer plataforma. No iOS procure o Oficial Kodi Remote na App Store, enquanto no Android encontrar Kore pela XBMC Foundation.


Uma vez instalados, esses aplicativos detectarão automaticamente sua instalação do Kodi se estiverem conectados à mesma rede doméstica que o Raspberry Pi.

Você também tem várias opções de hardware adicional que você pode adicionar ao seu centro de mídia Raspberry Pi Kodi. Isso inclui a adição de um módulo de som, ou até mesmo um receptor IR para uso com um controle remoto físico.

Sobrecarregue seu Raspberry Pi Kodi Media Center

Neste momento, você tem tudo o que precisa para desfrutar do seu centro de mídia Kodi. Mas você pode levar as coisas adiante. Com o hardware e periféricos certos, você pode fazer do seu compacto Raspberry Pi media center a inveja de seus amigos e familiares.

Use Ethernet, não Wi-Fi

Recomendamos usar o Raspberry Pi 3, mas isso é realmente por razões de desempenho e não por qualquer outra coisa. Como o Raspberry Pi 3 vem com um dongle sem fio embutido (e Bluetooth também) você pode ficar tentado a usar isso.

Se o seu Pi está situado perto do roteador, e você tem um sinal forte, então isso deve ser OK, mas para os melhores resultados---particularmente ao transmitir conteúdo HD---vo você deve estar confiando em um cabo Ethernet.

Isso pode significar usar adaptadores de linha elétrica,mas o importante aqui é obter a melhor qualidade de imagem e som possível, então use o que funcionar.

Som de alta qualidade para Kodi

Para acompanhar seu home theater Kodi baseado em Raspberry Pi 3, é uma boa ideia considerar algumas melhorias de áudio.

Por padrão, você terá som via HDMI, e isso deve ficar bem. Afinal, a maioria das TVs tem áudio razoavelmente bom. Mas se você quiser áudio melhorado, talvez saída através de uma barra de som, então você precisará de um módulo de som externo.

Várias opções compatíveis com USB estão disponíveis, mas no geral, estas não são confiáveis ou inconsistentes. Em vez disso, você deve olhar para a placa de expansão do amplificador PCM5122 Full HD X400.

Controle remoto de IR

Mencionamos acima como um aplicativo móvel de controle remoto pode ser com qualquer dispositivo Kodi, mas se você estiver mais inclinado para hardware remoto dedicado, você precisará de um receptor IR no seu Raspberry Pi.

Vários deles estão disponíveis, seja USB ou algo que se conecte diretamente à placa Raspberry Pi. Todos eles enviam com um controle remoto incluído, permitindo que você navegue facilmente em seu home theater Kodi. Observe que para pesquisas regulares e adicionando repositórios de terceiros, no entanto, você precisará de algo com um teclado ou pelo menos um teclado.

Encontre um disco rígido compatível

Para armazenamento estendido, uma unidade de disco rígido é vital. Um cartão microSD padrão de 8 GB ficará rapidamente sem espaço se usado para armazenar mídia. Enquanto isso, não se pode esperar que um cartão de 64GB (ou maior) funcione indefinidamente.

Embora o armazenamento SD moderno seja muito mais confiável (graças a uma melhor correção de erros), é mais seguro contar com um HDD. A maioria dos dispositivos de disco rígido USB pode ser conectada a um Raspberry Pi, embora o que você usar precisará de sua própria fonte de alimentação.

Você pode até conectar uma unidade SATA ao seu Raspberry Pi usando uma placa de expansão de armazenamento.

Instale apenas os complementos que você precisa

Finalmente, você precisa estar ciente dos complementos que estão disponíveis para o Kodi e quais você usará. Com uma seleção tão vasta de complementos para escolher (oficial e de terceiros) você deve ficar com uma coleção estreita de opções. Quanto mais complementos você escolher, mais precisarão de atualização, e isso irá retardar sua experiência kodi.



Junto com serviços populares como YouTube, Hulu, Spotify e BBC iPlayer, é até possível instalar Amazon Video, Plex e Netflix.

Complementos de nicho também podem ser encontrados: TED Talks, canais específicos do YouTube, podcasts e muito mais podem ser encontrados no repositório complemento. É melhor pesquisar o que você quer primeiro, para que você não acabe gastando muito tempo navegando nas listas intermináveis.

Construa seu próprio Raspberry Pi Home Theater hoje

Não vamos fingir que colocar isso em conjunto é fácil, mas é certamente simples e alcançável dentro de uma hora. Uma vez que o Kodi esteja configurado em sua sala ou quarto, você poderá desfrutar da vasta seleção de complementos fornecidos para o seu entretenimento, e com alguns aprimoramentos de hardware, seu pequeno Raspberry Pi será capaz de produzir resultados comparáveis ao hardware do media center custando dez vezes o preço! E para mais dicas, confira outras formas de construir um home theater acessível.

Quer mais do seu Raspberry Pi Media Center? Por que não adicionar RetroPie ou RecalBox para alguma diversão de jogo retrô?

Esperamos que você goste dos itens que recomendamos e discutimos! A MUO tem parcerias afiliadas e patrocinadas, por isso recebemos uma parte da receita de algumas de suas compras. Isso não afetará o preço que você paga e nos ajuda a oferecer as melhores recomendações do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner