Linux vs. BSD: Qual você deve usar?

 Ambos são baseados no Unix, mas é aí que as semelhanças terminam. Aqui está tudo que você precisa saber sobre as diferenças entre Linux e BSD.






No Pulo do Gato, cobrimos o Linux um pouco como a "alternativa" ao Windows e Mac OS X. No entanto, esses não são os únicos três sistemas operacionais lá fora - há também a família BSD de sistemas operacionais semelhantes ao Unix, que estão tecnicamente falando diferente do Linux.

Em nome da concorrência justa, é hora de darmos aos sistemas operacionais BSD algum reconhecimento também. E não há melhor maneira de fazer isso do que compará-los com o Linux. O que há de diferente nos sistemas operacionais BSD, e você deveria estar executando-o em vez de Linux? Como o Linux e o melhor sistema operacional de desktop BSD, PC-BSD,se comparam na área de trabalho?

Como o Linux e o BSD são similares





Vamos cuidar das semelhanças primeiro, das quais há muitas. Ambos os sistemas operacionais são de código aberto e parecidos com unix, então muitos dos mesmos programas e utilitários são executados em ambos. Mesmo na área de trabalho, ambos os sistemas operacionais serão semelhantes, pois ambos normalmente executam os mesmos ambientes de desktop, incluindo, mas não se limitando ao GNOME e KDE. Firefox, GIMP e muitos outros aplicativos populares de código aberto também são executados em ambos os sistemas.

Então, quando você só tenta procurar grandes diferenças perceptíveis, você não vai encontrar nenhuma. É realmente até pequenos detalhes de bastidores e as consequências disso fazem a diferença.

Kernel vs. Sistema Operacional



Em primeiro lugar, "Linux" é na verdade apenas o kernel que faz a ponte entre software e hardware. As distribuições Linux são feitas por grupos de pessoas (ou organizações) que empacotam o kernel com qualquer software de sobreposição que eles gostariam. Felizmente, o fato de que toda distribuição Linux tem certas coisas em comum (o kernel Linux, entre outras coisas) permite que o software que é simplesmente escrito para o "Linux" funcione na maioria das distribuições.

O BSD, por outro lado, geralmente é um sistema operacional inteiro e não apenas o kernel. Existem vários sistemas operacionais BSD que têm diferenças entre si, mas é mais fácil e muito correto chamá-los coletivamente de família BSD, pois todos eles vêm do BSD Unix.

Patrimônio Unix


O que me leva ao meu próximo ponto: os sistemas operacionais BSD são mais "Unix" do que o Linux. Por razões legais, os sistemas operacionais da família BSD não podem realmente chamar-se Unix, mas apenas unix-like, mas eles têm uma longa linhagem de herança Unix. Os sistemas operacionais BSD, juntamente com AIX, HP-UX, Solaris e até mesmo Mac OS X (via Darwin, que é baseado em BSD) podem traçar suas raízes até a criação original do Unix.

Por outro lado, o Linux se junta à Minix como os dois únicos sistemas operacionais que são semelhantes ao Unix e inspirados pelo Unix, mas não têm nenhum vínculo real com o Unix original.

Licenciamento

Então há a diferença no licenciamento que o Linux e a família BSD usam. Embora ambos usem licenças de código aberto,o Linux usa o GPL que favorece os usuários, forçando os desenvolvedores a liberar qualquer uma de suas modificações para o software licenciado pelo GPL como código aberto e com a mesma licença.

A família BSD usa a licença BSD, que favorece os desenvolvedores, permitindo que eles peguem software de código aberto, façam modificações nele e, em seguida, mantenham-no proprietário se desejarem, em vez de forçá-los a liberar suas alterações como código aberto (embora eles ainda pudessem se quisessem).

É por causa da licença BSD que a Apple poderia usar vários bits BSD (incluindo do FreeBSD) e criar o Mac OS X como um produto de origem mista. O Google foi capaz de criar o Android apesar de usar e modificar o kernel Linux (e outros softwares licenciados por GPL) porque eles liberam o sistema operacional móvel como código aberto e não têm problemas em fazê-lo.

Suporte ao fornecedor



Finalmente, se você está comparando Linux e BSD como um sistema operacional de desktop, você tem que olhar para o suporte ao fornecedor. Quando você exclui o Mac OS X (como é tecnicamente BSD, mas do ponto de vista do usuário nós os consideramos separados), então o suporte ao fornecedor não é tão bom para sistemas operacionais BSD. Não é ruim, mas o Linux tem melhor. Dos dois, as chances são maiores de que o software seja escrito para Linux em vez de um sistema operacional BSD. Os drivers gráficos são melhores e mais numerosos no Linux (tanto proprietário quanto de código aberto), e por sua vez há muito mais jogos disponíveis no Linux do que BSD.

O PC-BSD, que é baseado no FreeBSD e é o sistema operacional BSD mais fácil de instalar para fins de desktop, é certamente utilizável e se parece com o Linux graças ao uso dos mesmos ambientes de desktop. No entanto, uma vez que você tentar fazer mais e mais, você vai começar a encontrar seus limites.

Embora o Mac OS X tenha algumas coisas para ele que outros sistemas operacionais BSD não têm, ainda não é uma vitória fácil para o Mac OS X quando comparado com o Linux.



Vantagens Tecnológicas do BSD

No entanto, os diferentes núcleos BSD têm muitas implementações diferentes de várias tecnologias, algumas das quais comprovadamente superiores ao Linux. FreeBSD é conhecido por ter uma fantástica pilha de rede, e o OpenBSD é conhecido por ser tão seguro quanto humanamente possível. O NetBSD pode ser executado em mais arquiteturas do que até mesmo o Linux pode, incluindo uma torradeira. Assim, os sistemas operacionais BSD não são ruins do ponto de vista técnico, mas há simplesmente menos suporte para eles por desenvolvedores de terceiros do que pelo Linux. Com suporte suficiente, você pode fazer o que quiser em um sistema operacional.

Na área de trabalho, fique com o Linux

No final, a maioria dos usuários vai querer ficar com o Linux para seus desktops, pois existem várias razões pelas quais o Linux é melhor na área de trabalho. No entanto, se este artigo o deixou mais curioso sobre sistemas operacionais BSD, então sinta-se livre para experimentar alguns em uma máquina virtual ou em um computador sobressalente. Nunca dói saber o que está lá fora.

Quais recursos dos sistemas operacionais BSD você gosta que eles tenham ou façam melhor do que o Linux? Por que escolheria um ou outro? Conte para a gente nos comentários!

Crédito da Imagem: Forrestal_PL e   jeffrey



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner