O que é o dumping de credenciais? Proteja-se com essas 4 dicas
Hackers têm uma nova arma: despejo de credenciais. O que é? Como você pode evitar que suas contas sejam comprometidas?
Já é ruim o suficiente quando os hackers pegam as mãos em uma de suas contas ou logins. Mas às vezes eles podem usar uma senha roubada para roubar muitas de suas outras senhas também. Se o seu computador estiver em uma rede, eles podem ser capazes de roubar as senhas de outros usuários também.
Isso é conseguido usando uma técnica chamada dumping de credencial. Explicaremos como funciona e como se proteger disso.
O que é o dumping de credenciais?
Recentemente, pesquisadores de segurança têm falado sobre os perigos do dumping de credenciais. Esta é uma técnica usada por hackers para acessar várias contas de uma pessoa.
Começa quando hackers têm acesso ao computador da vítima. A partir deste computador, eles são capazes de extrair nomes de usuário e senhas para várias contas. Isso pode incluir logins para contas bancárias, contas de e-mail e informações de login para outras máquinas ou redes.
Isso pode tornar mais fácil para os hackers roubar a identidade de alguém e assumir todas as suas contas. Eles também podem usar essa técnica para obter detalhes de login para outros usuários na rede, espalhando uma vulnerabilidade de uma única máquina para um sistema inteiro.
Como você está em risco de despejo de credenciais?
É possível que os hackers acessem muitas senhas quando acessam um computador devido à maneira como os sistemas operacionais lidam com senhas. Seu sistema operacional não quer aborrecê-lo pedindo senhas o tempo todo, então uma vez que você inseriu uma senha, ela é armazenada na memória do computador para uso posterior.
Se o hacker conseguir acessar um arquivo chamado Security Account Manager, poderá ver uma lista das senhas armazenadas nesse computador. As senhas são hashed, o que significa que cada caractere é transformado em outra coisa para escondê-lo. Este é o mesmo processo usado para senhas em sites seguros. Mas se o hashing não for forte o suficiente, ele pode ser quebrado para cada senha armazenada. Em seguida, o hacker terá acesso a todas as diferentes contas para esse usuário.
Se outro usuário tiver conectado à mesma máquina, o hacker também poderá encontrar suas senhas. Se um usuário de negócios tiver problemas, ele pode ligar para o suporte de TI e fazer com que um administrador de rede venha verificar sua máquina. Uma vez que o administrador de rede faça login em uma máquina comprometida, o hacker também pode roubar as informações de login do administrador e causar mais danos.
Como se proteger do dumping de credenciais
Você pode ver a ameaça representada pelo despejo de credenciais. Mas existem alguns passos simples que você pode tomar para proteger a si mesmo e seu dispositivo desta técnica:
1. Não armazene suas senhas no computador
Um mau hábito que muitas pessoas pegaram é armazenar todas as suas senhas em um arquivo de texto não criptografado em seu disco rígido. Eles sabem que não devem usar a mesma senha para vários sites, e que senhas devem ser difíceis de adivinhar. Então eles usam senhas aleatórias. Mas eles não se lembram de todos eles então eles escrevem em um arquivo em seu computador.
A razão pela qual isso é um problema é que se um invasor acessar esse arquivo de texto, ele terá acesso a todas as suas senhas para cada site. Este é um grande risco de segurança e torna o dumping credencial muito fácil, por isso deve ser evitado.
2. Use um gerenciador de senhas online
Então, se você não deve armazenar senhas em seu computador, o que você deve fazer com elas? É uma boa ideia usar um gerenciador de senhas on-line confiável como LastPass ou 1Password.
Os gerenciadores de senhas online funcionam armazenando suas credenciais online. Esses dados são criptografados antes de serem carregados na internet, para que você possa acessar suas senhas de qualquer dispositivo. Isso tem a vantagem de protegê-lo do despejo de credenciais. Mas também pode ser uma desvantagem; se alguém descobrir a senha principal do seu gerenciador de senhas, poderá acessar cada uma de suas contas.
No balanço, um gerenciador de senhas online é a opção que muitas pessoas escolhem para ter a melhor segurança. Mas você precisa ter muito cuidado com sua senha principal e certifique-se de nunca anotá-la em qualquer lugar, seja em um computador ou em papel. Esta é uma senha que você realmente precisa memorizar.
3. Habilite o Microsoft Defender
Se você é um usuário do Windows, você definitivamente deve garantir que o Microsoft Defender, a solução antivírus da Microsoft, esteja ativado. Há até uma versão do Microsoft Defender disponível para Mac.
A Microsoft diz que o Defender protegerá contra o dumping de credenciais protegendo o processo .exe lsass, que é alvo de muitos ataques de dumping de credenciais. Quando você habilitar o Defender, ele será executado automaticamente em segundo plano para proteger o computador.
O Defender deve ser ativado por padrão na máquina do Windows. Para verificar, vá para Configurações no Windows e, em seguida, para Atualizar & Segurança. Escolha o Windows Security no menu à esquerda. Agora clique em Abrir o Windows Defender Security Center. Aqui, verifique se a proteção contra vírus e ameaças e proteção de conta estão habilitadas.
4. Use autenticação de dois fatores
Uma das melhores maneiras de se proteger contra o roubo de senhas é usar autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso significa que, quando você vai fazer login em um site, você primeiro digita seu nome de usuário e senha. Em seguida, se a senha estiver correta, você digite uma segunda informação.
Normalmente, você digitará um código que é gerado por um aplicativo em seu telefone. Alternativamente, você pode inserir um código que é enviado para o seu telefone via SMS.
A ideia é que mesmo que um invasor saiba sua senha, ele não tem acesso ao seu telefone ou seu e-mail. A única maneira de acessar sua conta é quando você tem a senha e acesso ao seu dispositivo.
A coisa irritante sobre autenticação de dois fatores é que você tem que habilitá-lo individualmente em todos os sites que você usa. Mas você definitivamente deve começar ativando-o em seus sites mais essenciais, como sua conta de e-mail, seu banco on-line e PayPal ou outros serviços de pagamento.
Cuidado com a Ameaça do Dumping Credencial
O dumping de credenciais é uma técnica usada por hackers para roubar senhas de várias contas quando acessaram um computador. Isso pode acontecer por causa da maneira como os sistemas operacionais armazenam senhas depois de inseri-las.
Você pode se proteger dessa ameaça usando um gerenciador de senhas, ativando o Microsoft Defender e ativando a autenticação de dois fatores.
Para saber mais sobre como as senhas podem ser comprometidas, consulte nosso artigo explicando as táticas mais comuns usadas para hackear senhas.
Comentários
Postar um comentário