Usando um Raspberry Pi como um PC desktop: 7 coisas que aprendi depois de uma semana

 Um Raspberry Pi modesto pode Substituir um PC desktop? Passei sete Dias escrevendo e editando no Pi, com Resultados interessantes.


O Raspberry Pi é um ótimo computador, mas pode substituir um escritório padrão ou desktop escolar? Uma recente troca no Twitter (na qual exaltei os valores do poder do Pi) me fez pensar, então decidi colocar minha teoria à prova.

Nos próximos sete dias, estou usando apenas um Raspberry Pi. Cada trabalho que eu escrever e editar por uma semana inteira será feito em um computador do tamanho de um cartão de crédito posando como um PC de escritório.

O Raspberry Pi funciona como um PC desktop?

A única maneira de descobrir se o Pi pode substituir um PC para tarefas de escritório é experimentá-lo. Quais tarefas gerais você pode esperar de um desktop padrão?

  • Conectividade com a Internet
  • Email
  • Navegação na Web
  • Processamento de textos e planilhas
  • Impressão
  • Colaboração

Todos esses recursos estão disponíveis através do sistema operacional padrão do Raspberry Pi, Raspbian Stretch. Com a configuração certa e um foco na produtividade, o uso do pequeno computador para o trabalho diário deve ser alcançável.

Admito que isso não será perfeito para todos. Minha carga de trabalho diária se parece com:

  • Verifique o e-mail
  • Verificar folga
  • Trabalho de edição
  • Escrita
  • E-mails de pitch
  • Pesquisa na Internet
  • Edição de fotos e capturas de tela

Pode haver alguma música tocando, embora eu muitas vezes cultivar essa tarefa para o Amazon Dot. Com base nisso, eu acho que é possível usar um Raspberry Pi como um PC desktop e permanecer produtivo.

Certo, vamos descobrir...

Dia 1: A Configuração Inicial

Começar significava ligar um teclado e mouse, encontrar um display que eu pudesse usar por alguns dias, e conectar o Raspberry Pi à rede.


Primeiro, no entanto, eu precisaria escolher um dispositivo. Com 12 dispositivos Raspberry Pi para escolher, optei pela melhor vantagem com um Raspberry Pi 3 B+.

Este computador tem uma CPU ARM cortex-A53 quad-core de 1,4 GHz de 64 bits, 1GB de RAM, construída em Wi-Fi e Bluetooth, e 4 portas USB. Há também o slot para cartão microSD para o armazenamento principal, embora eu esteja usando apenas 8GB para isso. Qualquer armazenamento adicional que eu precisar será fornecido através de uma unidade USB.

Normalmente eu trabalho uma semana de cinco dias, de segunda a sexta-feira, mas fazia sentido ter o Pi montado com antecedência. Como tal, eu tenho tudo pronto na noite de domingo. Claro, a última coisa que alguém quer fazer é perder tempo com configurações de computador em uma noite de domingo.

Felizmente, configurar meu desktop Raspberry Pi levou menos de 30 minutos.

Dia 2: Usando um mouse sem fio

Começando a semana na segunda de manhã, eu inicialei o Pi principalmente por interesse para ver o quão longe eu poderia empurrá-lo. Afinal, eu precisava saber o que eu poderia esperar. O que atrasaria o computador? Quais aplicativos devo evitar carregar?

Acontece que começar foi dificultado por um problema com meu mouse sem fio. Cada movimento e clique teve um atraso de meio segundo, o suficiente para distrair. Felizmente, consegui corrigir isso com uma edição menor para a /boot/cmdline.txt

sudo nano /boot/cmdline.txt

Aqui, eu rolei até o final da linha e adicionei:

usbhid.mousepoll=0

Depois de salvar e sair(Ctrl + X, depois seguir as instruções na tela), reiniciei o Raspberry Pi. Ao reiniciar, o mouse estava livre de lag!

Este sempre seria o dia mais difícil, mas em poucos minutos tudo parecia estar funcionando bem. Meu plugin de gerenciador de senhas funcionou bem, economizando tempo considerável, e cada tarefa de navegação e edição que realizei funcionou perfeitamente.

Dia 3: Usando várias guias do navegador

Este seria o dia de fazer ou quebrar: escrever e pesquisar. O Raspberry Pi estaria à toa em várias guias de navegador e processamento de palavras?

Aparentemente, sim.

A limitação da atividade a quatro ou cinco guias abertas funcionou. Meu principal problema era provavelmente sincronizar dados do Dropbox, necessários para eu pegar qualquer trabalho contínuo. Felizmente, isso correu bem, me dando acesso aos meus arquivos e abrindo-os no Office Online.

Enquanto usar o LibreOffice era uma opção perfeitamente boa, eu tinha um olho em perder o trabalho se essa ideia louca não deu certo... Enquanto isso, a edição do WordPress na janela do navegador no Raspberry Pi era indistinguível de usar meu laptop habitual.

Dia 4: Mudar para o laptop para hoje

Vou ser honesto, ficar preso no meu escritório a semana toda é uma droga. Então hoje eu me afastei da computação Raspberry Pi e trabalhei fora do meu laptop do meu café local. O Pi não é portátil o suficiente por padrão para acomodar isso, então...

Dia 5: Tudo de bom, exceto para problemas no teclado

De volta ao trabalho usando o Raspberry Pi.

Uma das coisas que notei até agora é que a maioria das coisas estão realmente bem. No entanto, o teclado que estou usando é uma dor enorme. É horrível digitar com ele. Usar o laptop ontem não ajudou a se ajustar a este teclado.

A principal vantagem aqui é escolher um teclado decente, utilizável e confortável. Esta é uma boa lição para qualquer projeto de computação realmente, especialmente para um computador desktop.

Dia 6: Edição de imagens funciona bem



É o último dia de usar o Raspberry Pi para o trabalho. Com alguns artigos para enviar, percebi que era hora de editar algumas imagens. Bastante nervoso, iniciei o processo de instalação do GIMP, felizmente notando sua presença no repositório raspiano. Alguns minutos depois eu estava cortando e redimensionando como se estivesse usando um desktop completo.

Não me faça mal. É improvável que o GIMP em um Raspberry Pi seja adequado para o processamento de fotos high-end. Para fotos de resolução média e gráficos, no entanto, está tudo bem.

Dia 7: E os jogos?

Sábado é um dia de descanso. Para mim, isso significa alguns jogos...

O Raspberry Pi faz uma ótima máquina de jogos retrô. Graças à tecnologia HDMI sem fio, você pode até transmitir jogos de um PC para uma TV usando um Raspberry Pi. Nesta ocasião, optei por instalar o DOSBox no Raspberry Pi e revisitar algumas das minhas experiências favoritas de jogos retrô.

O Raspberry Pi: Faz um PC de desktop produtivo!

Então, depois de uma semana, o Raspberry Pi pode atuar como um PC de desktop substituto? Aqui está um rápido resumo da minha experiência:

  1. As extensões pré-instaladas no Chromium pareciam entrar em conflito com as que instalaram automaticamente quando entrei com minha conta do Google. Desativando as extensões extras resolveu isso.
  2. Várias guias do navegador devem ser mantidas ao mínimo.
  3. O Raspberry Pi não é facilmente portátil.
  4. Slack não pode abrir! Eu uso o Slack regularmente, mas o Raspberry Pi parece incapaz de lidar com a página web. Além disso, a versão do aplicativo Linux não parece funcionar.
  5. Baixar da nuvem pode ser lento.
  6. O teclado e/ou mouse errados podem ser problemáticos.
  7. GIMP é executado no Raspberry Pi, proporcionando edição de imagem de qualidade.

No geral, estes são problemas menores que não incomodam a maioria dos usuários, e tem sido uma experiência aceitável. Escrever e editar, meu estoque no comércio, tem sido simples, assim como a edição básica de imagens.

Em última análise, isso prova o meu ponto sobre a viabilidade do Raspberry Pi como um PC desktop. Claro, houve momentos de frustração, mas usuários de escritório padrão e estudantes provavelmente não perderiam muito. O teclado também era um problema, mas por outro lado usar meu mouse favorito tem sido uma vantagem.

Em suma, acredito que meu ponto de vista de que o Raspberry Pi é um computador adequado de baixo orçamento é vindicado. Ele não é perfeito, mas serve ao seu propósito, e pode provar uma diferença de parada valiosa até que equipamentos de PC mais adequados possam ser originários.

Procurando uma alternativa acessível ou sensata para um PC desktop? Se o Raspberry Pi não combina, por que não considerar o Samsung DeX? Desde 2018 os telefones e tablets da Samsung são enviados com um modo de desktop oculto que permite usar o Android como um PC.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner