Windows XP executando seu caixa eletrônico ou máquina de bilhetes? Hora de comprar online!

 O suporte ao Windows XP terminou em abril de 2014; A Microsoft não lançará mais correções de bugs. Se você atualizou seu PC, então tudo deve ficar bem – mas e o seu banco? Eles atualizaram?


O Windows XP vai ao fim da vida em abril de 2014, após o qual a Microsoft não lançará mais correções de bugs. Se você atualizou seu PC, então tudo deve ficar bem – mas e o seu banco? Eles atualizaram?

O risco não é necessariamente com você

Você já atualizou do Windows XP? Se não, você pode escolher entre várias opções diferentes, mas não sinta que o ônus está completamente em você para ficar seguro. Embora seja importante garantir que o sistema de computador doméstico esteja o mais atualizado possível – garantindo assim que sua cópia do Windows esteja equipada com todas as atualizações de segurança mais recentes – também é importante que as empresas com as empresas com as quem você faz negócios também estejam adequadamente seguras.

Infelizmente, isso não tem acontecido. Por várias razões (geralmente custam) um grande número de empresas têm gastado tempo enterrando suas cabeças na areia em vez de chegar a um acordo com o fato de que seus sistemas vão se tornar muito menos seguros uma vez que a Microsoft retira o suporte para o Windows XP em abril de 2014.

Embora o suporte à segurança corporativa tenha sido aumentado até julho de 2015,isso ainda não dá às empresas que ainda não fizeram os upgrades necessários muito tempo para comprar e lançar novos hardwares executando o Windows 7, Windows 8 ou mesmo um desktop Linux ou Mac OS X. Embora você possa ter tomado medidas para atualizar, o Windows XPocalypse tem ramificações mais amplas.

Entre eles estão os sistemas voltados para o cliente em execução no Windows XP. Coisas como máquinas de bilhetes ferroviários, caixas eletrônicos e postos de gasolina de autoatendimento todos usam XP, e sua presença contínua representa uma porta aberta para criminosos digitais.

Caixas eletrônicos: Fique longe!

Há uma forte possibilidade de que você não use caixas eletrônicos com tanta frequência como você poderia ter feito 5-10 anos atrás. A proliferação de serviços de "cashback" em checkouts em lojas e supermercados significa que as filas caíram e o potencial para máquinas falsas caiu.


No entanto, se você ainda visitar caixas eletrônicos para retirar seus salários, você provavelmente o fará a partir de um sistema que executa o Windows XP. Se você já viu uma dessas máquinas travar ou reiniciar, você saberá que por trás do simples conjunto de opções que o Windows XP está escondendo. Era uma vez que estava fornecendo segurança contra intrusão de hackers sofisticados; hoje em dia, sua presença é indiscutivelmente uma dor de cabeça tão grande quanto as violações que uma vez ajudou a prevenir.

Os caixas eletrônicos que executam o Windows XP são repletos de exploração e devem ser evitados.

Evite sacar dinheiro de um caixa eletrônico fazendo isso no balcão do seu banco. Você pode considerar usar serviços de cashback de ponto de venda também.

Máquinas de ingressos: Compre seus ingressos online

Existe uma situação semelhante para máquinas de bilhetes em plataformas e em estações de ônibus e bondes. A menos que essas máquinas tenham sido instaladas nos últimos dois anos, você pode esperar encontrar o Windows XP gerenciando o processamento de dados.


Você confia em tal máquina com seus dados de cartão de crédito?

Se você quiser comprar ingressos, sua melhor aposta é comprar online com antecedência e enviá-los para sua porta, ou então pagá-los na máquina com dinheiro.

Não pague na bomba

Novamente, as bombas de gasolina em seu posto de gasolina local podem muito bem estar equipadas para receber o pagamento, e se este for o caso, então seu cartão de crédito ou débito está em risco com a presença do Windows XP.


Tais pontos de pagamento já são um risco à segurança, com golpistas em todo o mundo se ajustando aos seus próprios leitores de cartão, a fim de deslizar dados de cartão de crédito.

Uma regra geral deve ser evitar isso a todo custo. Se você não puder, vale a pena estar preparado criando um cartão de crédito pré-pagamento com saldo baixo para ser usado especificamente para pagar a gasolina. Caso contrário, pague o atendente.

Windows XP & Medical Records

Um problema mais difícil de contornar é a forma como seus registros médicos são armazenados.

Uma organização de saúde típica pode ter servidores de dados robustos executando uma das versões mais recentes do Windows Server ou um sistema operacional do servidor Linux. Os dados do paciente serão armazenados em um banco de dados SQL, com informações resmuídas diariamente e armazenadas fora do local.

O ponto fraco é com os médicos e secretários, onde há uma forte chance de que pelo menos alguns computadores estejam executando o Windows XP. Estes deixam uma organização de saúde aberta para atacar.


Então, o que você pode fazer sobre isso?

Em primeiro lugar, você deve fazer ao seu hospital e médico local (ou preferencialmente o gerente da prática) as seguintes perguntas:

  1. Você ainda usa o Windows XP?
  2. Quais planos sua organização tem quando a Microsoft descarta o suporte em abril de 2014?
  3. Você está ciente de que os dados dos pacientes estarão em maior risco após este ponto?

Infelizmente, não há uma solução para isso. Como outras empresas, sua equipe de saúde precisará tomar as medidas corretas e responsáveis para garantir a segurança dos dados dos pacientes. Caso ocorra uma violação e seus dados estejam envolvidos, então pode haver caminhos legais a serem perseguidos.

Windows XP: O novo bug do milênio?

Há 15 anos, o mundo de TI entrou em um frenesi enquanto lutava para combater os efeitos do chamado Bug do Milênio (também conhecido como problema Y2K) – um problema com a forma como os computadores calculam a data que foi definida para causar caos em 1º de janeirode 2000 (ou 1900, se o bug tivesse seu caminho). Embora houvesse muito tempo para se preparar para isso, muitas empresas esperaram até os últimos meses para aplicar uma correção.

Avançamos para 2014 e a situação é reconhecível, se não idêntica. Os usuários domésticos estão em grande parte protegidos (existem métodos que você pode empregar para "à prova de balas" Windows XP), mas as empresas parecem ter ignorado os muitos avisos emitidos pela Microsoft sobre o Windows XP ir fim de vida e as implicações disso. O impulso para colocar os usuários domésticos no Windows 7 e windows 8 tem sido lento, mas parece que mesmo se você atualizar amanhã, seu banco, autoridade do governo local e hospital ainda estaria executando XP, com as falhas de segurança iminentes que isso trará.

Como tal, você precisa ter cuidado onde e como você usa cartão de crédito e débito. Como regra geral, se você está tentando usar o cartão em um local exposto, você já deve ser cauteloso com os riscos. Com instalações não inseguras do Windows XP agora fornecendo uma ameaça adicional, as soluções de pagamento automatizadas devem ser evitadas.

Créditos da Imagem: Imagem em destaque por Gordon BarnesATM por Jimmy2kTicket Machine por LegoblockBomba de Gás por SimpsonyiuMédicos Segurando Laptop via Shutterstock


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner