Pulo do gato.Informatica.Aquela dica que precisava e ninguém sabia explicar
Como usar o VirtualBox: Guia do Usuário
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Com o VirtualBox você pode facilmente instalar e testar vários sistemas operacionais. Mostraremos como configurar o Windows 10 e o Ubuntu Linux como uma máquina virtual.
Com uma máquina virtual como o VirtualBox você pode praticamente instalar vários sistemas operacionais, sem ter que comprar nenhum novo hardware.
Talvez você já tenha ouvido falar de máquinas virtuais (VM), mas nunca experimentou uma você mesmo. Você pode estar com medo de não configurá-lo corretamente ou não saber onde encontrar uma cópia do seu sistema operacional preferido (OS). O VirtualBox é a melhor máquina virtual para usuários domésticos,e você pode usar este software de virtualização com a nossa ajuda.
Neste guia para usar o VirtualBox, você aprenderá por que deve usar o software, como instalar um SO e conselhos para fazê-lo funcionar para você. Explicaremos tudo e compartilharemos dicas ao longo do caminho para que você não se perca. Vamos pular!
VirtualBox é um software publicado pela Oracle. Ele permite que você emule um sistema operacional em seu próprio PC e usá-lo como se estivesse sendo executado em hardware real. Você descobrirá toneladas de usos para máquinas virtuais.
Seja qual for a sua razão, o VirtualBox é a maneira mais fácil e segura de instalar um "novo computador" em sua própria máquina sem nenhum risco. E é grátis para usuários domésticos.
Começando com o VirtualBox
Para começar, vá para a página de download do VirtualBox. Você pode usar o software no Windows, macOS e Linux. Estamos usando o Windows para este tutorial, mas é quase idêntico nas três plataformas. Procure nos pacotes da plataforma VirtualBox X.X e baixe a cópia para o seu sistema operacional.
Execute o instalador normalmente . Observe que o instalador interromperá temporariamente sua conexão com a internet, por isso não instale o VirtualBox ao executar um download crítico. Se você vir um diálogo do Windows pedindo que você instale um driver, vá em frente e permita-o.
Quando terminar, verá a tela principal do VirtualBox.
Como você ainda não tem nenhuma máquina virtual instalada, você precisará criar uma. Neste guia, passaremos por dois cenários comuns: instalar o Windows 10 e instalar o Ubuntu. Mas antes de começar, recomendamos que você verifique uma configuração.
Por padrão, o VirtualBox salva informações da máquina virtual em sua pasta de usuário. Se você tem apenas uma unidade em seu PC, isso funciona bem. Mas se você tem um segundo disco rígido, você pode preferir salvar suas máquinas virtuais lá para economizar espaço em sua unidade principal. Em poucos minutos, você criará um disco rígido virtual de 20GB ou mais. Em um Pequeno SSD,este pode ser muito espaço para usar.
Para isso, vá para File > Configurações na VirtualBox. Na guia Geral, você verá um campo de pasta de máquina padrão. Se você não gosta de onde está por padrão, clique em Outro na caixa de entrega para alterá-la agora.
Instale o Windows 10 em uma máquina virtual
Se você quer usar o Windows em sua máquina Mac ou Linux ou quer uma cópia secundária do Windows para mexer, veja como obter uma versão completa do Windows 10 em execução no VirtualBox. Se você quiser instalar o Windows 7 ou 8.1 em vez disso, você ainda pode acompanhar, pois é um processo semelhante. Com um pouco de trabalho extra, você pode até instalar o Windows XP em um VM.
Criando a Máquina Virtual
Comece clicando no botão azul Novo na página principal do VirtualBox. Você precisará dar um nome ao seu VM. Escolha algo único para que você possa identificá-lo entre suas máquinas. Depois de inserir um nome, o VirtualBox mudará automaticamente os campos Tipo e Versão para corresponder ao que você inseriu. Se não estiver correto, certifique-se de definir Tipo para Microsoft Windows e versão para Windows 10 (64 bits). Clique em Seguir quando você confirmar isso.
Nota: Se você instalar a versão de 64 bits ou 32 bits do Windows dependerá do seu próprio PC. Se o seu computador tem menos de alguns anos, ele é quase certamente de 64 bits e você deve, portanto, instalar windows de 64 bits em seu VM. O VirtualBox instala automaticamente a versão correta do seu software para você.
Não há opção de 64 bits?
Se você estiver usando um PC de 64 bits e não ver nenhuma opção de 64 bits na lista Versão, você precisa corrigir esse problema antes de seguir em frente.
Primeiro, tente desativar o Hyper-V, que é a plataforma da Microsoft para máquinas virtuais.
Digite recursos do Windows no Menu Iniciar e abra os recursos do Turn Windows ou ligue ou desligue. No diálogo resultante, role para baixo e certifique-se de que a caixa por Hyper-V não seja verificada. Se for, desmarque a caixa, clique em OKe reinicie seu PC.
Ainda não tem opções de 64 bits no VirtualBox depois disso? Em seguida, você precisa reiniciar em seu BIOS.
Uma vez dentro, procure uma opção de virtualização. Nomes comuns incluem Intel VT-x,Tecnologia de Virtualização Intele Extensões de Virtualização. Você pode encontrá-los nos menus Processador ou Segurança. Se você não conseguir encontrá-lo, tente uma pesquisa no Google para o nome do seu computador mais habilite a virtualização.
Depois de habilitar a virtualização no BIOS e salvar as configurações, reinicie e tente criar um VM de 64 bits novamente. Você deve estar pronto para ir. Se não, as chances são de que seu processador não suporte virtualização de 64 bits e você terá que continuar com um sabor de 32 bits.
Alocação de RAM
Pegando de volta na criação do seu VM, você precisará especificar a quantidade de RAM para dar o SISTEMA VIRTUAL. VirtualBox fornecerá uma recomendação aqui, mas provavelmente é muito baixa. Com muito pouca RAM, seu VM sofrerá de baixo desempenho. Mas dê ao VM muita MEMÓRIA RAM, e seu PC host pode se tornar instável.
A quantidade exata a alocar depende de quanta RAM você tem. Como regra geral, dar metade da memória RAM do sistema ao VM deve ser suficiente. O Windows 10 funcionará bem o suficiente com 4GB de RAM.
Use o controle deslizante ou digite o valor da RAM que deseja dar ao VM em megabytes. Uma vez que os computadores calculam bytes diferentes dos humanos, multiplique o GB de RAM que você está fornecendo por 1.024. Então, se você quer 4GB de RAM no VM, digite 4.096, não 4.000.
Adicione um disco rígido virtual
Em seguida, é hora de adicionar um disco rígido para que o VM possa armazenar dados. Nesta tela, selecione Criar um disco rígido virtual agora para fazer um novo. Em seguida, o VirtualBox pede que você escolha o tipo de arquivo de disco rígido. Deixe o VDI padrão selecionado e clique em Next.
O VirtualBox pode criar dois tipos diferentes de discos rígidos virtuais : dinâmico e fixo. Um disco alocado dinamicamente só ocupa espaço na sua unidade real à medida que é preenchido. Então, se você criar um disco virtual de 100GB, mas usar apenas 30GB, ele só usa 30GB de espaço na unidade do seu PC. Mas se você liberar espaço no VM, ele não vai encolher o disco virtual.
A outra opção é um disco de tamanho fixo. Isso cria o disco em seu tamanho máximo desde o início. Assim, ocupa mais espaço inicialmente, mas pode apresentar alguns leves aumentos de velocidade em comparação com um disco dinâmico. Você pode decidir qual você prefere; vamos com a Dynamic neste exemplo. Dessa forma, se você não instalar muito em seu VM, você não vai desperdiçar espaço com um disco fixo.
Para terminar o disco, especifique um local de salvamento e um tamanho. Você pode deixar o nome como padrão, que corresponde ao nome do seu VM. O local padrão está dentro da pasta máquina padrão configurada anteriormente. Para dimensionar, a Microsoft afirma que 20GB é o requisito para o Windows 10 de 64 bits. Se você puder poupá-lo, 40GB é um bom mínimo para deixar algum espaço para respirar para alguns programas e arquivos. Sinta-se livre para aumentar isso se você tiver muito espaço livre.
Quando terminar, clique em Criare seu VM esteja pronto para instalar o Windows!
Baixe o Instalador do Windows 10
Agora você criou uma máquina virtual, mas precisa de um sistema operacional para instalar. Para isso, você deve visitar a página de download do Windows 10da Microsoft . Clique na ferramenta Baixar agora para pegar uma cópia da ferramenta de criação de mídia do Windows 10.
Após o download da ferramenta, inicie-o e você terá a opção de atualizar seu próprio PC ou criar mídia de instalação. Escolha a opção Criar mídia de instalação e, em seguida, verifique novamente as opções na próxima página. Certifique-se de que o Edition é o Windows 10 e a Arquitetura é de 64 bits (x64). Se estes não forem certos, desmarque as opções recomendadas para esta caixa de PC e corrija-as.
Sua última escolha é criar uma unidade USB bootável ou criar um ISO. Escolha a opção de arquivo ISO e especifique um lugar para salvá-lo, então a ferramenta começará a baixar o Windows.
Montagem do disco de instalação
Um ISO é um arquivo de imagem de disco. Se você estivesse instalando o Windows em um computador físico, você teria que gravar o ISO em um DVD e colocá-lo em seu PC para começar a instalar o Windows. Mas podemos pular esse passo e montar o arquivo ISO em nossa máquina virtual diretamente.
Para isso, destaque seu VM no menu principal do VirtualBox e clique em Configurações. Visite a guia Armazenamento à esquerda e você deve ver um ícone de CD na caixa Árvore de armazenamento. Clique nesse ícone e, em seguida, o CD com uma seta ao lado dele no lado direito. Selecione Escolher arquivo de disco óptico virtual e, em seguida, navegue até onde salvou o arquivo .iso Windows.
Então, pule para a guia Sistema. Em Ordem de Inicialização,clique na entrada Óptica e use as setas para movê-la acima do Disco Rígido. Por alguma razão, o Floppy é ativado por padrão -- embora o Windows 10 não tenha suporte a disquetes, sinta-se livre para desmarcar isso.
Clique em OK, e você está pronto para inicializar no instalador do Windows.
Instalação do Windows 10
No menu principal do VirtualBox, escolha o VM do Windows e clique no botão Iniciar para inicializar. Depois de um momento, você verá a tela de instalação do Windows 10. Certifique-se de que suas configurações regionais estão corretas e, em seguida, acerte o Next. Na próxima tela, clique no botão Instalar agora.
Se você tiver um (uma chave de produto válida do Windows 7 ou 8 também funcionará), você pode inseri-lo agora. Se não, basta clicar eu não tenho uma chave de produto. Usar uma cópia do Windows 10 que não está ativado tem algumas limitações, mas funcionará bem para o uso de VM leve.
Em seguida, você escolherá a edição do Windows 10 que deseja instalar. Se você tiver uma chave de produto para Windows 10 Home ou Pro, selecione a versão correspondente.
Mas se você não planeja ativar o SO, vá em frente e instale o Windows 10 Pro para que você tenha acesso aos seus recursos extras. Aceite os termos da licença e continue com a instalação.
Em seguida, você terá uma escolha entre instalações de Upgrade e Custom. Você não pode selecionar Atualizar já que está instalando o Windows em um disco virtual em branco, então escolha Personalizado.
Você verá a unidade virtual que você criou, chamada Drive 0 aqui. Clique nele para selecioná-lo. Uma vez que você escolher o Next,a instalação do Windows 10 começa. Sente-se apertado por um tempo - o processo de instalação pode demorar um pouco.
Configure opções do Windows 10
Assim que a instalação terminar, você ouvirá cortana começar a falar. Ela vai guiá-lo através do processo de instalação do Windows 10. Clique no ícone do microfone no canto inferior esquerdo da tela para mantê-la quieta, se quiser.
Confirme sua região e teclado e clique em Sim depois de cada um. Clique em Pular se você não digitar com um segundo layout de teclado ou idioma.
Depois disso, a instalação virtual do Windows verificará se há atualizações. Espere que eles instalem, então a Cortana perguntará se o seu PC é seu ou pertence a uma organização. Selecione Configuração para uso pessoal.
O Windows quer que você faça login com uma conta microsoft, para que você veja um prompt para inserir seu endereço de e-mail ou criar uma nova conta. Embora haja benefícios em usar uma conta microsoft,você pode não querer usar uma para o seu VM. Nesse caso, selecione a conta Offline no canto inferior esquerdo. Ele vai tentar você criar uma conta Microsoft de qualquer maneira; clique talvez mais tarde.
Digite um nome para sua conta e crie uma senha. Recuperar uma senha perdida é uma grande dor, então certifique-se de salvar isso em algum lugar. Crie uma dica de senha se quiser e clique em Next.
Agora, você terá que decidir se vai usar cortana. Ela pode fazer muito, e se você é novo no Windows 10 você pode querer dar uma olhada. Escolha Sim ou Não para prosseguir.
Em seguida, o Windows jogará configurações de privacidade em você. Você pode selecionar quantas informações você está confortável em compartilhar. Desmarque conforme necessário e clique em Aceitar.
Finalmente, acabou. Deixe o Windows completar a configuração. Depois de ver a tela da área de trabalho, seu VM está pronto.
Instalação de adições de hóspedes
Agora você pode usar o Windows dentro do VirtualBox, mas deve instalar outro componente importante imediatamente. Eles são chamados de Guest Additions, um grupo de drivers e outros utilitários que permitem ao VirtualBox uma melhor interface com sua máquina host. Depois de instalá-los, você pode redimensionar dinamicamente a janela VM, ativar arrastar e soltar bidirecional e muito mais.
O VirtualBox instala-os através de um CD virtual. Como você ainda tem a imagem de instalação do Windows montada, você precisa remover isso primeiro. Na janela VM, clique com o botão direito do mouse no ícone do CD e escolha Remover disco da unidade virtual.
Em seguida, monte o CD de adições de convidados visitando dispositivos > instalar adições de convidados imagem de CD na barra de menu do VirtualBox. Para lançá-lo, abra o Explorador de Arquivos da barra de tarefas na parte inferior da tela e clique neste PC à esquerda. Clique duas vezes no ícone cd drive para instalar as adições de convidados. Clique em Sim quando vir um pedido de permissões de administrador.
Depois de um momento, você deve ver um novo ícone para a configuração na barra de tarefas na parte inferior. Clique nisso e clique em Seguir para continuar através das etapas. Se você vir um prompt para instalar o software do dispositivo, clique em Instalar.
Você verá um aviso para reiniciar para concluir a instalação. Vá em frente e faça isso agora para que você possa aproveitar os novos recursos. Sem eles, você ficará preso usando uma tela de baixa resolução.
Depois de voltar, está tudo pronto. Sinta-se livre para expandir sua janela VirtualBox para aproveitar o tamanho da tela cheia. Não se esqueça de clicar com o botão direito do mouse no ícone do CD e remova o CD de Adições de Convidados.
Para instalar atualizações, visite a guia Atualizar & segurança em Configurações e, em seguida, a guia Atualização do Windows no lado esquerdo. A atualização garante que você obtenha os recursos mais novos, importante se você estiver usando um VM para avaliar o Windows 10.
Para desligar o Windows 10, clique no botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, acerte o ícone de energia,seguido de Desligar. O Windows será desligado e, em seguida, o VirtualBox fechará automaticamente o VM.
Fora isso, sinta-se livre para se divertir! Brincar, explorar e não ter medo de quebrar algo. É apenas um VM, e você pode restaurá-lo facilmente usando um instantâneo se algo der errado. Veja a seção dicas abaixo para obter informações sobre essas.
Instale o Ubuntu em uma máquina virtual
Se você já usa o Windows, provavelmente não tem muito uso para instalá-lo em uma máquina virtual. Mas dar ao Linux uma chance em um VM é uma ótima opção. É muito mais fácil do que o dual-booting - você pode testar as águas sem se preocupar em quebrar nada.
Como você deve saber, existem centenas de versões do Linux - conhecidas como distribuições. Vamos instalar o Ubuntu,um dos mais populares, para este exemplo. Mas se você quiser experimentar, experimente um dos outros grandes sabores Linux prontos para VM.
O trabalho inicial de criação de um VM no VirtualBox é quase idêntico ao Ubuntu como é para o Windows 10. Vamos passar por isso aqui rapidamente; verifique acima na seção Windows se você precisar de mais ajuda.
Criar a Máquina Virtual
Abra o VirtualBox e clique no botão azul Novo para começar a fazer uma nova máquina. Dê ao novo VM um nome único. Se o Tipo e a Versão não mudarem automaticamente com o nome, certifique-se de que eles estão definidos para Linux e Ubuntu (64 bits), respectivamente, antes de clicar em Next. A discussão do Windows sobre OSes de 32 e 64 bits também se aplica aqui -- você deve instalar o sabor de 64 bits do Ubuntu se estiver usando uma máquina de 64 bits.
Em seguida, decida quanto RAM para dar ao VM. Como o Windows, fornecer metade da sua RAM do sistema deve ser suficiente. Você não deve usar menos de 2GB ou o desempenho do VM provavelmente sofrerá. Além disso, para salvar a MEMÓRIA RAM, certifique-se de fechar o máximo de programas em execução em seu PC que puder ao usar seu VM. Multiplique o GB de RAM que você gostaria de usar por 1.024 -- então 2GB de RAM é de 2.048MB aqui.
Agora você precisará criar um disco rígido virtual para o Ubuntu. Deixe o padrão Criar um disco rígido virtual agora verificado e clique em Criar. VDI (VirtualBox Disk Image é bom para o tipo de arquivo; clique em Next novamente.
Então, você precisará decidir se quer um disco dinâmico ou fixo. Um disco dinâmico cresce à medida que você o usa até um tamanho máximo, enquanto um disco fixo é definido desde o início. Se você está apenas brincando em um VM, dynamicicamente alocado vai funcionar bem. Clique em Next.
Você pode manter o nome do disco correspondendo ao nome do seu VM. Então você só precisa escolher o tamanho do disco. O Ubuntu não tem tanto espaço quanto o Windows 10, então você não precisa de um disco tão grande. Se você não planeja instalar muitos programas e usar este VM o tempo todo, 40GB é um bom tamanho se você puder poupá-lo. Mas se não, o recomendado do Ubuntu de 25GB está bem.
Clique em Criar e seu VM está pronto para um sistema operacional.
Baixar ubuntu
Em seguida, você vai precisar pegar uma cópia do Ubuntu. Vá para a página de download do Ubuntu para fazê-lo. Você notará que existem duas versões em oferta -- o LTS mais antigo (suporte a longo prazo) e uma versão mais recente.
O LTS, o excelente 16.04 no momento da escrita, é mais estável e a empresa mantém-no atualizado com atualizações de segurança por cinco anos. A versão mais recente, 17.04 no momento da publicação, inclui os recursos mais recentes, mas só recebe atualizações de segurança por nove meses.
A menos que você seja um entusiasta do Linux, faz mais sentido instalar a edição LTS em seu VM. Isso significa que você não terá que se preocupar em atualizar em alguns meses e não perderá as poucas mudanças de ponta.
Se quiser, você pode clicar no texto alternativo de downloads e torrents para baixar o Ubuntu via BitTorrent. Isso pode acelerar seu download, mas use o botão padrão de download se você não tiver um cliente BitTorrent instalado ou não tiver certeza.
Conecte o instalador do Ubuntu ao seu VM
Assim que o download terminar, você terá um arquivo ISO para instalar o Ubuntu. No menu do VirtualBox, clique no Ubuntu VM e, em seguida, no botão Configurações. Selecione a guia Armazenamento e clique no ícone de CD que diz Esvaziar ao lado dele. No lado direito, clique no outro ícone de CD com uma seta ao lado e escolha escolher arquivo de disco óptico virtual. Navegue até onde salvou o ISO do Ubuntu e clique duas vezes para selecioná-lo.
Vire para a guia Sistema e na lista 'Pedido de inicialização', clique na entrada Óptica. Use as teclas de seta para movê-lo para o topo acima do Disco Rígidoe desmarcar o Disquete enquanto estiver aqui. Clique em OK para salvar suas configurações e selecione seu VM no menu principal e clique em Começar a carregá-lo.
Instalação do Ubuntu
Agora você está chegando à parte divertida - instalando ubuntu em seu VM assim como você instalaria em um computador real. Depois de clicar em Iniciar,dê ao seu VM um momento para carregar o instalador do Ubuntu.
A primeira tela que você vê pergunta se você quer experimentar o Ubuntu ou instalar o Ubuntu. Você quer instalá-lo, então escolha essa opção.
Em seguida, você pode verificar duas caixas para economizar algum tempo. O topo baixará as últimas atualizações para o Ubuntu enquanto ele se instala. A segunda caixa oferece a instalação de softwares de terceiros, como gráficos e drivers de rede, juntamente com plugins para Flash e outros formatos comuns.
Como seu VM está em branco, o Ubuntu pergunta como você deseja instalá-lo. O disco apagar padrão e instalar o Ubuntu é o que você quer. Você também pode selecionar para criptografar a instalação e usar LVM se quiser. Como se trata de um VM, nenhum deles é realmente necessário. Clique em Instalar Agora, e continue no prompt.
Confirme seu fuso horário e clique em Continuar. Em seguida, selecione seu layout de teclado e Continue novamente.
Finalmente, você precisará definir um nome de usuário e senha. Digite seu nome e especifique um nome para o VM -- isso permite identificá-lo de outros. Especifique um nome de usuário, que pode ser o mesmo que seu próprio nome. Em seguida, escolha e confirme uma senha. Não se esqueça disso!
Se você selecionar Entrar automaticamente,o Ubuntu registrará automaticamente sua conta assim que você inicializar. Uma vez que este é um VM, você pode querer verificar esta opção por conveniência. Se não, você terá que digitar sua senha para fazer login, como em qualquer outro computador. Você também pode optar por criptografar sua pasta doméstica se quiser mais segurança, embora não precise fazer isso por um VM.
Depois de clicar em Continuar,você terá uma pequena apresentação de slides de seus recursos enquanto espera a instalação do Ubuntu. Quando estiver completo, você verá uma mensagem que o solicita para reiniciar. Faça isso, e o Ubuntu pedirá que você remova o meio de instalação. Clique com o botão direito do mouse no ícone do CD na parte inferior e escolha Remover disco da unidade virtual, em seguida, pressione Enter. Se o disco estiver acinzentado, basta pressionar Enter de qualquer maneira.
Seu VM reiniciará e o colocará na área de trabalho do Ubuntu.
Instalação de adições de hóspedes
Assim como no Windows, você deve instalar as adições de hóspedes imediatamente para habilitar todos os recursos do VirtualBox. Escolha dispositivos > instale adições de convidados A imagem do CD e você verá um aviso perguntando se você gostaria de executar isso. Clique em Executar e digite sua senha.
Você verá uma janela terminal aparecer e correr através da instalação. Quando você ver o Retorno da Imprensa para fechar esta janela,pressione Enter. Então você precisa reiniciar. Clique no ícone de engrenagem/energia no canto superior direito da área de trabalho e escolha "Desligue",em seguida, aperte o botão Reiniciar.
Clique no botão Configurações na doca esquerda para abrir o menu Configurações do sistema do Ubuntu. É aqui que você pode alterar seu papel de parede, ajustar opções de som, adicionar contas e muito mais.
O ícone do Ubuntu na parte superior do dock é como o Menu Iniciar no Windows. Clique nele para abrir uma barra de pesquisa que permite que você procure arquivos, aplicativos e muito mais.
Não precisa ter medo do Terminal. Uma vez que você se acostuma, digitar comandos é muito mais rápido do que navegar em menus visuais. Confira algumas maneiras de aprender o Terminal Linux se você quiser mergulhar o dedo do pé dentro
Para instalar o software, clique no ícone do Software Ubuntu no Dock -- ele parece uma sacola de compras. Este é o seu lugar de uma parada para instalar software para Linux. Verifique a guia Atualizações no topo para instalar atualizações para seus aplicativos, bem como atualizações do SISTEMA OPERACIONAL.
Quer instalar o macOS da Apple em um VM? É muito mais envolvido do que configurar o Windows ou o Linux porque o macOS foi projetado para ser executado apenas no hardware da Apple. Mergulhar no processo completo está além do escopo deste artigo, então, por favor, confira nosso guia para instalar macOS no VirtualBox se você quiser embarcar nessa missão.
Ferramentas do VirtualBox
Agora que passamos pela instalação de dois sistemas operacionais populares, vamos passar por cima de algumas das ferramentas úteis do VirtualBox e alguns outros incidentes que você deve saber.
Inserir combinações de teclas
Certas combinações-chave são sempre capturadas pelo seu próprio computador. Por exemplo, há um processo de Windows crítico dedicado à captura quando você pressiona CTRL + ALT + DEL. Se você tentar pressionar esse combo de tecla para o seu VM, ele só será ativado no seu sistema operacional host.
Para inserir esses combos-chave, vá para a guia Entrada no menu do VirtualBox. Selecione o Teclado e você pode optar por enviar alguns combos de teclas diferentes, como CTRL+ ALT+ DEL e Print Screen.
Tire uma captura de tela
Você provavelmente tem uma ferramenta de captura de tela instalada já em seu próprio computador. Mas você pode pegar uma captura de tela do seu VM sem mexer para obter as dimensões exatas. Basta pressionar a tecla CTRL certa (que o VirtualBox chama de tecla Host) e E juntos para capturar uma captura de tela em tela cheia. Então você pode escolher onde salvá-lo.
Usando instantâneos
Dada a natureza dos VMs, você provavelmente vai querer fazer algumas atividades potencialmente perigosas neles de tempos em tempos. Da próxima vez que você quiser testar um arquivo suspeito ou executar um hack de registro, tire uma foto do seu VM primeiro. Isso permite que você retorne facilmente a um estado limpo sem ter que reinstalar seu SO.
Você pode tirar uma foto se o VM está funcionando ou não. Para tirar um VM em execução, vá para Machine > Take Snapshot na barra de menu VirtualBox. Adicione um nome do snapshot (como antes de testar malware antivírus falso) e uma descrição se isso o ajudar a lembrar mais sobre ele. Clique em OK para salvar sua foto.
Para encaixar um VM fechado, selecione-o no menu principal do VirtualBox. No lado direito, clique no botão Snapshots. Em seguida, clique no botão da câmera para adicionar um novo instantâneo. Você terá que adicionar um nome e descrição aqui, também.
Depois de salvar um instantâneo, você não precisa fazer mais nada até que você queira restaurá-lo. Digamos que você está testando algo para malware e seu VM fica corrompido. Desligue a máquina e selecione sua entrada no menu principal do VirtualBox.
Clique no botão Snapshots no lado direito novamente e clique com o botão direito do mouse no instantâneo que deseja restaurar. Escolha restaurar o snapshot. Você verá uma oferta de aviso para salvar outra foto do estado atual. As chances são de que se você está restaurando um instantâneo, o estado atual da máquina está ferrado. Se este for o caso, desmarque o Criar um instantâneo da caixa de estado da máquina atual e acerte Restaurar.
Depois de restaurar um instantâneo, da próxima vez que você carregar seu VM, será exatamente como você tinha quando você tirou a foto. É muito útil.
Compartilhar pastas e pranchetas
Para uma melhor compatibilidade, você pode habilitar alguns recursos que permitem mover facilmente informações entre seu próprio PC e o VM. Clique em Configurações em um VM e, em seguida, na categoria Geral, abra a guia Avançado.
Aqui, você pode habilitar duas opções: Área de transferência compartilhada e drag'n'drop. Compartilhar sua área de transferência permite copiar e colar itens entre o sistema operacional host e o VM. Habilitar a segunda opção permite arrastar um arquivo de uma máquina para outra para copiá-lo.
Ambas oferecem quatro opções: Disabled, Host to Guest, Guest to Hoste Bidirectional. Se você quiser usar isso, não há razão para escolher nada além de Bidirecional, pois é o mais conveniente. Uma vez que você salvar a preferência, basta arrastar um arquivo do seu próprio PC para o VM para fazer uma cópia.
O VirtualBox também oferece uma opção de Pastas Compartilhadas. Com isso, você pode permitir o acesso a pastas específicas em seu PC a partir de seu VM. Para o usuário casual, porém, arrastar e soltar deve ser suficiente.
Opções de desligamento
Você pode desligar ou reiniciar seu VM usando a opção de desligamento incorporado do SISTEMA OPERACIONAL. Mas você também pode visitar o File > Fechar para obter algumas opções adicionais de desligamento. Você tem três:
Salve o estado da máquina: A seleção desta opção irá "congelar" o estado atual do VM para o seu disco rígido e fechá-la. Da próxima vez que você iniciar o VM, o VirtualBox vai continuar exatamente de onde parou. Isso é um pouco como colocar seu computador para dormir,exceto que o estado salvo persistirá até que você reassua o VM.
Envie o sinal de desligamento: Isso equivale a clicar em desligar no SISTEMA OPERACIONAL da VM. Escolher esta opção dirá ao VM para desligar e executar um ciclo de desligamento limpo.
Desligue a máquina: Desligar a máquina é como desligar um PC de verdade,matando-o instantaneamente. Você pode usar isso se um VM estiver congelado, mas não o faça a menos que seja preciso. O sistema terá que inspecionar os discos virtuais e puxar o plugue quando o SISTEMA ESTÁ ocupado pode resultar em dados perdidos.
Edição de propriedades VM
A maioria das propriedades do seu VM não são permanentes. Clique em uma máquina no menu principal do VirtualBox e escolha Configurações para revisar suas opções.
Na categoria Sistema, você pode ajustar a MEMÓRIA RAM de um VM. Se seu desempenho gaguejar, tente dar-lhe um pouco mais assumindo que seu PC tem o suficiente. Na guia Processador, você pode dedicar núcleos adicionais de CPU se você realmente quiser que seu VM suba.
Na guia esquerda da interface do usuário, você pode alterar as opções que o VirtualBox oferece em seus menus. Você pode querer habilitar os poucos que são deixados de fora por padrão para que você tenha todos os controles na ponta dos dedos, ou remova alguns para reduzir a desordem.
Como usar máquinas virtuais?
Agora você sabe tudo o que precisa para usar o VirtualBox de forma eficaz. Cobrimos a instalação e configuração do software, a criação de máquinas virtuais, o download de novos sistemas operacionais e a configuração para uso pela primeira vez. Você pode até mesmo baixar imagens de disco virtual pré-construídas para VirtualBox para economizar algum tempo.
Neste ponto, você só está limitado por sua própria criatividade. Para que você vai usar máquinas virtuais? Teste um novo sistema operacional, divirta-se quebrando tudo ou apenas experimente algum software específico do SISTEMA OPERACIONAL que você nunca experimentou. O VirtualBox facilita, e esperamos que você se divirta com máquinas virtuais.
MICRO AMPLIFICADOR DE VÁLVULA Este artigo descreve a construção de um mini-amplificador mono de baixa potência feito com válvulas e funcionando com apenas 12V. Ele usa como válvula de saída o 12K5, projetado para os rádios automáticos dos anos 50. Antes de começar, faço um pouco de história. Durante minha infância, alguns dispositivos na minha casa tinham válvulas, por exemplo o amado toca-discos com o rádio da minha mãe (um armatoste) e a televisão. Desde criança eu gostava de "me tornar o inventor" e uma vez eu absurdamente propus, para tentar consertar a TV na minha casa (eu tinha 7 anos!!). O choque elétrico que peguei me fez ver as estrelas e desde então, sempre tive muito cuidado (para dizer o mínimo) com o que considero alta tensão (mais de 30V). Aparelhos válvulas eu sempre vi como objetos fora do tempo, com montagens aparentemente caóticas, sem circuitos impressos, sem chassis metálicos isolados, cheios de bobinas de cera, transformadores e capacitores gigant...
Bom... isso aqui não tem muito a ver com radioamadorismo, mas as história é legal. Lá por volta de 1989 eu comprei um TDA7000 na Eletrônica B.B. (não existe mais...) que era uma loja de material eletrônico aqui da cidade. Se não me engano o que originou a compra deste CI foi um projeto publicado na revista Saber Eletrônica. Naquela época, eu com meus 15 anos devo ter juntado moedinhas pra comprar esse CI eheh. O fato é que comprado o CI é quase certo que eu devo ter empacado na placa de circuito impresso, já que naquela época eu não sabia que caneta de retroprojetor era a mesma caneta que era vendida a peso de ouro na lojinha de eletrônica. E claro, a única forma que eu conhecia pra fazer placa era desenhando na caneta ou pior... na base do pincel e esmalte de unha! O fato é que o CI acabou engavetado e a idéia passou. Alguns anos mais tarde eu devo ter tentado montar o radinho usando aquelas porcarias de placa universal. A julgar pela foto ao...
Não gaste dinheiro com uma ferramenta de gravação de CD/DVD! Um aplicativo freeware pode ser tudo o que você precisa. Aqui compilamos cinco alternativas ao Nero Burning ROM para o seu PC Windows. Nero costumava ser uma das melhores e mais populares software para queima de CDs ou DVDs. Mas é caro e volumoso. Além disso, está inchado com características que você realmente não precisa. Você provavelmente não terá que gastar dinheiro em uma ferramenta de gravação de CD/DVD! Por que não experimenta um aplicativo de gravação de CD/DVD freeware? Pode ser tudo que você precisa. Aqui compilamos cinco alternativas ao Nero Burning ROM para o seu PC Windows. 1. InfraRecorder Esta é a minha alternativa Nero. Eu uso em parte porque o InfraRecorder oferece uma interface simples e principalmente porque é de código aberto . Além disso, inclui tudo o que você esperaria em uma suíte de gravação de CD/DVD -- e muito mais. Alguns destaques desta alternativa nero incluem: su...
Comentários
Postar um comentário