Dolby Digital, DTS, THX: Surround Sound Standards Explicados
Embora existam apenas três atores principais na indústria de som surround, cada um tem seus próprios subconjuntos de tecnologia no que se refere ao surround.
uando solicitado a explicar a diferença entre 5.1 e 6.1 som surround, a maioria de nós não piscaria um olho. Pergunte a essa mesma multidão a diferença entre Dolby e DTX e é provável que você tenha um olhar em branco.
Pretendo consertar isso hoje.
Embora existam apenas três atores principais na indústria de som surround, cada um tem seus próprios subconjuntos de tecnologia no que se refere ao surround. Embora haja uma sobreposição bastante significativa entre cada um, as próprias tecnologias têm diferenças suficientes que vale a pena explorar o que torna cada um único antes de se estabelecer em um sistema de home theater que apresenta apenas um dos formatos.
Embora Dolby tenha (aparentemente) um milhão e um formatos diferentes, é realmente apenas importante entender dois. Formatos adicionais oferecem variação sutil, mas nenhuma mudança real na tecnologia primária. Discutiremos alguns em um momento.
Por enquanto, vamos nos concentrar em Dolby Pro Logic e Dolby Digital.
Dolby Pro Logic
Dolby Pro Logic é a mais antiga das tecnologias de decodificação de áudio. Para vocês amantes de equipamentos de áudio vintage, esta é provavelmente a tecnologia que você usa com mais frequência.
É importante entender que, embora essa opção seja oferecida em quase todos os receptores vendidos, não é realmente um surround verdadeiro. Tecnicamente é classificado como "surround virtual", ou seja, é uma tecnologia inferior para a maioria do que você usa seu receptor de som surround para. Pro Logic também era um formato popular para jogos para PC até que os fabricantes de computadores começaram a criar placas de som 5.1, 6.1 e 7.1 que poderiam suportar uma verdadeira experiência sonora surround.
O formato original foi projetado para utilizar dois canais e às vezes um subwoofer. Normalmente, o subwoofer foi realmente construído para os alto-falantes para os seus dois. Pense em alto-falantes estilo 70s. Pro Logic decodificou o áudio de um disco, fita ou filme VHS e reproduziu-o nos dois canais com a única variação no som sendo esquerda e direita.
Pro Logic II veio mais tarde, e adicionou a capacidade de dividir este sinal entre 5 alto-falantes e um subwoofer separado. A tecnologia era fundamentalmente a mesma, mas com a adição de suporte multicanal. Ainda não é surround real, como você não está recebendo sons diferentes de cada alto-falante. A única variação está em meio aos sons vindos da esquerda e dos canais direito.
Embora isso não seja completamente inútil, certamente não é o formato que eu escolheria se estivesse jogando ou assistindo a um filme (embora normalmente haja configurações no menu de áudio para ambos). Onde é útil está em uma configuração estritamente áudio. Se você está ouvindo spotify, por exemplo, o áudio está em estéreo de qualquer maneira, então é realmente um dano, nenhuma situação ruim quando você está simplesmente adicionando mais alto-falantes ao mix.
Apenas para tocá-lo brevemente, Dolby Pro Logic IIx e IIz são essencialmente os mesmos que o Dolby Pro Logic original. Pro Logic IIx adicionou a capacidade de processar o som entre os canais 6 ou 7 (6.1 e 7.1) dependendo da configuração do alto-falante.
Pro Logic IIz adicionou uma nova dimensão, altura. Isso permitiu que você colocasse alto-falantes adicionais acima dos canais dianteiros esquerdo e direito, a fim de criar efeitos mais realistas, como galhos de árvores de sussurro, ou chuva.
Dolby Digital
Dolby Digital é o sucessor do Pro Logic, e surgiu quando o surround 5.1 começou a se tornar comum em casas ao redor do mundo. A tecnologia usa um decodificador embutido para decodificar o sinal e separar sons individuais em um dos 5 (frente esquerda e direita, esquerda traseira e direita, canal central). Cada alto-falante opera independentemente dos outros (se a fonte estiver codificada no surround 5.1) e, portanto, permite uma experiência sonora surround abrangente e verdadeira.
É importante notar que o Dolby Digital é um formato lossy. Como tal, o áudio é codificado e comprimido pelo estúdio para caber no disco, ou para conservar a largura de banda quando transmitido digitalmente via cabo ou satélite. A Netflix compacta os feeds de áudio também para reduzir a demanda do servidor.
Duas variações, Dolby Digital EX e Dolby Digital Plus são principalmente iguais ao Dolby Digital, mas com a adição de um canal independente (no caso do Digital EX) ou duas (para o Digital Plus). Isso permite suporte para sistemas surround 6.1 e 7.1.
Uma variante adicional a notar seria Dolby TrueHD. TrueHD, enquanto ainda usa compressão, é sem perdas, e não perde nenhuma qualidade de áudio uma vez que é decodificado e reproduzido. TrueHD só está disponível em discos Blu-ray, pois é muito grande para caber em um DVD ou CD. O suporte para isso é bastante variado e há muitos receptores que não oferecem nenhum suporte truehd.
DTS
O DTS compartilha muitas semelhanças com a Dolby Digital. Ambos apresentam compressão lossy e codificação pelo estúdio, ambos são decodificados pelo receptor, e ambos acabam diminuindo ligeiramente a qualidade do áudio da fonte original. Dito isto, o DTS é transferido em um bitrate maior do que o Dolby Digital, o que leva a menos degradação sonora do mestre de estúdio original.
Isso não significa que haja uma diferença notável. Para a casa média, DTS e Dolby Digital soarão aproximadamente iguais. Isso se deve à qualidade dos alto-falantes que a maioria de nós possui. Se você não possui alto-falantes relativamente high-end, a diferença é insignificante, e as chances são de que você não será capaz de dizer a diferença - mesmo que muitos afirmam que podem.
Você também pode obter suporte virtual 6.1 se você tiver um sexto canal, e seu receptor tiver suporte ao DTS-ES.
Também vale a pena notar o suporte para DTS. Enquanto está crescendo, ainda não é suportado em todos os receptores de nível de consumo, como o Dolby Digital.
DTS Neo:6
DTS Neo:6 é equivalente ao DTS do Dolby Pro Logic II. O formato não é verdadeiro surround, mas oferece uma experiência virtual dividindo o sinal entre 5 ou 6 alto-falantes. Muitos afirmam que um formato é melhor que o outro ao comparar O DTS Neo:6 com o Dolby Pro Logic II, mas novamente, na maioria dos alto-falantes de nível de consumo, você não vai notar nenhuma diferença. Eles são, para todos os efeitos, o mesmo a menos que você possua equipamento premium.
DTS-HD Master Audio
Você está começando a ver a tendência aqui? DTS-HD Master Audio é a versão DTS do Dolby TrueHD. Ambos notavelmente semelhantes no escopo com o uso de compactação sem perdas, suporte de áudio multicanal e um tamanho de arquivo grande o suficiente para torná-lo disponível apenas no Blu-ray. A diferença? Bem, já que ambos estão sem perdas, é bastante difícil dizer. Uma vez que Dolby e DTS não estão exatamente dispostos a entregar informações proprietárias, e todas as informações apontam para eles sendo os mesmos, então por enquanto teremos que atribuir isso à preferência pessoal.
THX
Este é um pouco de curinga, como ao contrário de Dolby ou DTS, não é realmente um formato, mas sim uma série de diretrizes de qualidade definidas por THX. A THX (de acordo com seu site) tem como objetivo "estabelecer os mais altos padrões para equipamentos de áudio e vídeo de home theater".
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