Precisa de uma Leve Raspberry Pi Distro? Experimente o DietPi!

 Raspbian Lite é o framboesa leve mais popular, framboesa Pi distro, mas é o melhor? Conheça a alternativa popular, DietPi.


Procurando um framboesa leve Sem o fardo de um ambiente de desktop? Você está pensando raspbian Lite, certo? Bem, não faça isso. Há uma alternativa que você precisa tentar: DietPi.

Projetado para ser leve, com excelentes opções de ajuste de hardware, o DietPi também vem com software pré-configurado pronto para instalar. Basicamente, se você ainda não experimentou o DietPi, agora é a hora.

Veja como instalar o DietPi no seu Raspberry Pi e por que ele pode se transformar na sua alternativa raspbian favorita.

Por que usar um Distro Leve?

A maioria dos usuários do Raspberry Pi confia na versão mais recente do Raspbian. Não há nada de errado com isso. Afinal, é o sistema operacional original e foi projetado especificamente para o Pi.

No entanto, as coisas começaram a ficar um pouco fora de controle. No momento da escrita, três versões do Raspbian estão disponíveis:

  • Raspbian Lite
  • Raspbian com desktop
  • Raspbian com desktop e software recomendado

Com mais escolha vem mais software. Para uma experiência básica que evita a área de trabalho em favor do aumento do poder de processamento, você pode optar pelo Raspbian Lite. Mas por que você quer um so leve para o seu Raspberry Pi? Algumas respostas possíveis:

  • Não preciso de um desktop
  • Concentre o Pi em tarefas específicas
  • Faça o máximo uso do hardware

Hoje em dia, Raspbian Lite não é o Raspberry Pi OS mais leve. Na verdade, nem é o segundo mais leve.

Digite DietPi.

DietPi ou Raspbian Lite: Qual você deve usar?

Comparações são injustas. No entanto, enquanto raspbian Lite é basicamente Raspbian sem a área de trabalho e software adicional, DietPi é muito mais.

Se você está feliz usando Raspbian, então Raspbian Lite provavelmente vai funcionar muito bem para você. No entanto, se você está procurando por mais opções de configuração (semelhante a um sistema operacional Linux mais maduro) então o DietPi é o SISTEMA OPERACIONAL mais forte.

Com opções de configuração em profundidade, o DietPi pode ser ajustado para executar a maioria das tarefas da linha de comando. Isso significa que você pode configurar o Pi para executar em suas configurações ideais para cada finalidade. Preocupado em perder o acesso ao GPIO? Não seja---DietPi suporta os pinos de dentro/para fora do Raspberry Pi.

A menos que você esteja procurando um sistema operacional com um ambiente de desktop, o DietPi é o melhor Raspberry Pi OS. Não apenas tome nossa palavra para ele--- descubra por si mesmo!

Instale DietPi no seu Raspberry Pi

O DietPi requer o método padrão de instalação de um sistema operacional no Raspberry Pi. Baixe o arquivo IMG, use um PC para escrevê-lo no seu cartão SD e, em seguida, inicializá-lo no Pi.

Enquanto vários escritores de discos nativos e de terceiros estão disponíveis para isso, a melhor opção é Etcher. Esta ferramenta multiplataforma simplifica consideravelmente o processo.

DownloadEtcher

DownloadDietPi para Raspberry Pi

Comece descompactando a imagem de disco DietPi baixada. Em seguida, baixe e instale Etcher e insira seu cartão microSD no leitor de cartão do seu PC.

Execute Etcher e clique em Selecionar imagem para encontrar o arquivo DietPi IMG. Com este selecionado, o cartão SD deve ser detectado. Confirme se é o dispositivo de gravação e clique em Flash. Escrever a imagem do disco normalmente leva cerca de cinco minutos.


Etcher vai informá-lo quando isso é feito. Feche o software e abra seu explorador de arquivos. Encontre o arquivo rotulado dietpi.txt então encontre

AUTO_SETUP_NET_WIFI_ENABLED

e defini-lo para

1
AUTO_SETUP_NET_WIFI_ENABLED=1

Em seguida, adicione as seguintes linhas:

AUTO_SETUP_NET_WIFI_SSID=
AUTO_SETUP_NET_WIFI_KEY=

Certifique-se de preenchê-los com o nome de rede (SSID) e a senha da sua rede sem fio local. Observe que você pode simplesmente usar ethernet se preferir.

Depois de fazer isso, salve as mudanças. Em seguida, remova o cartão SD do seu PC, insira no Raspberry Pi e depois ligue-o. É hora de usar o DietPi!

Configurar DietPi no Raspberry Pi

A primeira bota de DietPi pode ser mais lenta do que você esperaria. Uma vez que ele tenha carregado completamente, no entanto, você verá o login do DietPi. As credenciais de login padrão são

username: root
password: dietpi

O login iniciará os detalhes da licença. Usando as teclas de seta, aceite isso e, em seguida, prossiga para selecionar a ferramenta DietPi-Config. É uma boa ideia alterar os detalhes de login do padrão. Use 6: Opções de segurança para selecionar uma nova senha.


Com essa configuração, aproveite para olhar 4: Opções Avançadas. Aqui, você verá configurações para ativar o suporte ao inicialização USB,ativar Bluetooth e muito mais. Além disso, verifique 3: Desempenho para acessar a opção Overclocking se você estiver procurando espremer o máximo de suco possível do seu Raspberry Pi.

Se você está overclocking, você pode querer executar benchmarks antes e depois. Você encontrará Benchmarks em 10: Ferramentas,ao lado do utilitário Teste de Estresse.


Há uma opção para enviar os resultados para o DietPi-Survey, se desejar.

Ótimas opções de software com DietPi

Várias opções de software estão incluídas no DietPi. Estes estão pré-configurados e prontos para serem instalados. O comando

dietpi-launcher

vai levá-lo a um menu de opções de configuração in-epth, onde você vai detectar DietPi-Software.


Selecione isso para encontrar uma lista de software otimizado e pronto para executar. Isso inclui Kodi, Emby, RetroPie, até mesmo um modo de quiosque que instala o navegador Chromium sem a área de trabalho.

Uma vez instalados, alguns deles podem ser configurados através de 9: Opções de Inicialização automática. Aqui, você pode alternar se o aplicativo instalado ou as botas de serviço automaticamente quando o Pi se ressarga.


Com o DietPi funcionando, você pode usar o Pi como faria em qualquer outro momento. É um sistema operacional baseado em Linux, então quase todos os comandos do terminal Raspberry Pi que você já sabe que funcionarão.

Em outros lugares do DietPi-Launcher, procure o DietPi-Update para instalar atualizações, DietPi-Cleaner e DietPi-Backup para backup e restauração. Você também encontrará opções para certificados LetsEncrypt SSL e NordVPN.

Se você tiver problemas, entretanto, alguns ótimos documentos de suporte e um fórum da comunidade de usuários podem ajudar. Encontre-os em dietpi.com.

DietPi: Não apenas para Raspberry Pi



Talvez a coisa mais notável sobre DietPi não seja sobre o Raspberry Pi. Claro, ajuda a manter um alto nível de desempenho de hardware no dispositivo, mas se isso não for suficiente, alternativas estão disponíveis.

Mais importante, dietpi pode vir com você para o passeio. As compilações do sistema operacional estão disponíveis para uma variedade de dispositivos, incluindo NanoPi, Odroid, Pine e outras placas. Há até compilações para computadores desktop e máquinas virtuais VMware, Virtualbox e Hyper-V.

Em suma, o sistema operacional de baixo desempenho e alto desempenho está disponível onde você precisar de um sistema operacional Linux rápido e leve.

DietPi é o OS Raspbian Lite precisa ser

Fácil de configurar e com uma riqueza de opções de configuração, o DietPi coloca o Raspbian Lite em vergonha de muitas maneiras. Três vezes mais leve que o Raspbian Lite, o DietPi também pode ser facilmente apoiado. Uma seleção de outros recursos destacam isso como um Raspberry Pi OS que você deve considerar para a maioria dos projetos.

No entanto, o DietPi não é a única alternativa Raspbian Lite. Vários outros sistemas operacionais Raspberry Pi leves também estão disponíveis. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Udeler – Um downloader de vídeo cross-platform Udemy Course