Um guia rápido para começar com a linha de comando Linux
Você pode fazer muitas coisas incríveis com comandos no Linux e não é realmente difícil de aprender.
Acha que trabalhar na linha de comando é complexo, antiquado e obsoleto? Pense de novo.
No Linux, a linha de comando é uma ferramenta sem par que executa tarefas complexas com muito pouco esforço. Por exemplo, tente usar uma GUI (Interface gráfica do Usuário) para excluir todos os arquivos com nomes que terminam com .tmp e foram criados nos últimos 3 meses. Em seguida, aprenda a fazer a mesma tarefa através da linha de comando. Você ficará surpreso com a facilidade e velocidade com que você pode executar esta tarefa através da linha de comando, especialmente se você tiver que fazê-lo regularmente.
Você pode fazer muitas coisas incríveis com comandos no Linux e não é realmente difícil de aprender. Se você é completamente novo na linha de comando Linux, primeiro você deve se familiarizar com a navegação CLI (Command Line Interface), juntamente com algumas operações básicas de arquivo/diretório. E é exatamente isso que discutiremos neste artigo.
Se você é absolutamente novo no Linux, tente ler nosso guia Linux. Além disso, saiba como você pode substituir o Windows pelo Linux e como executar aplicativos do Windows no Linux.
Aprenda a navegar na linha de comando Linux de forma eficaz
Sempre que você abre um shell de linha de comando Linux, você começa em um diretório (geralmente seu diretório doméstico). Este é o seu diretório de trabalho até você mudar para algum outro diretório. Para usuários que migram do Windows, um diretório no Linux é equivalente a uma pasta no Windows. Além disso, um diretório doméstico no Linux é conceitualmente equivalente a uma pasta específica do usuário - presente em C:/Documentos e Configurações ou C:/Usuários - no Windows. Para ver o caminho completo do seu diretório de trabalho, use sempre o comando pwd.
NOTA - O texto que leva e inclui dólar ($) (ou # em alguns casos) é conhecido como prompt de comando.
O comando pwd foi emitido /home/himanshu, o que significa que o diretório de trabalho atual é himanshu. Vamos entender a saída do comando pwd em etapas:
- / - A barra inicial representa o diretório de alto nível
- /home - O diretório doméstico é um subsumento sob o diretório de alto nível
- /home/himanshu - O diretório himanshu é um subdiretório sob o diretório doméstico.
Para mudar para qualquer outro diretório, mude o diretório de trabalho atual. Isso pode ser feito usando o comando cd – basta digitar "cd" seguido do diretório para o que você gostaria de mudar.
Para descer na estrutura atual do diretório (ou seja, mudar para um subdiretório sob o diretório de trabalho atual), use um período (.) em vez do caminho completo do diretório de trabalho atual. Isso economiza um pouco de tempo precioso. Por exemplo: se o diretório de trabalho atual for /home/himanshu e você quiser mudar para /home/himanshu/Desktop/imagens, você não precisa digitar o caminho completo /home/himanshu/Desktop/images. Basta fornecer o caminho relativo ./Desktop/imagens como um argumento para o comando cd.
O caminho mais rápido é mover-se para trás usando ..
Apenas a forma como o single dot(.) representa o diretório atual, o ponto duplo (..) representa o diretório anterior. Então, cd .. /.. vai trocar vocês dois diretórios de volta.
DICA: Se você tiver que pular repetidamente entre dois diretórios – por exemplo, entre /home/himanshu e /home/himanshu/Desktop/images – não use o comando do CD seguido de caminho completo – é uma perda de tempo. Em vez disso, você pode simplesmente usar cd -, que funciona quase como o botão "Voltar" do seu navegador:
DICA: Use a tecla [TAB] para completar automaticamente os nomes do diretório. Isso é muito útil enquanto escreve nomes de diretórios longos. Por exemplo, em vez de escrever /home/himanshu,você pode simplesmente escrever /home/h. e, em seguida, pressione a tecla [TAB] para solicitar que o shell complete automaticamente o nome do arquivo. Observe que às vezes haverá várias pastas começando com "h", e nesses casos será mostrada uma lista dessas pastas.
Forneça mais e tente TAB novamente.
Aprenda a trabalhar com arquivos e diretórios
Uma vez que a navegação CLI esteja clara, o próximo importante é aprender operações básicas de arquivo/diretório.
Conteúdo de diretório de lista
Para listar cada arquivo em um diretório use o comando ls. Por exemplo:
As diferentes cores (ver saída acima) representam diferentes tipos de arquivos no Linux. Algumas das cores básicas que você deve saber são as seguintes:
Para listar conteúdos de um diretório diferente do diretório de trabalho atual, insira o caminho completo para esse diretório como argumento para o comando ls. Por exemplo - ls /home/himanshu/Desktop
Além das cores (explicadas acima), o tipo de arquivo também pode ser identificado através do comando do arquivo. Por exemplo, no instantâneo (mostrado abaixo), o comando do arquivo diz claramente que o output1 é um arquivo de texto.
Exibir conteúdo de um arquivo
Para visualizar o conteúdo de um arquivo na linha de comando, use o comando do cat.
Às vezes, não é possível visualizar o arquivo completo dentro do shell prompt de comando. Isso acontece quando o número de linhas em um arquivo é muito mais do que o shell pode exibir. Para arquivos tão grandes, use:
cat [filename] | less
Comentários
Postar um comentário