11 jogos clássicos de Raspberry Pi que você pode jogar sem emuladores

 Quer jogar jogos retro no seu Raspberry Pi? Aqui estão os melhores jogos clássicos que você pode jogar sem precisar de um emulador.


O Raspberry Pi não é apenas para projetos DIY. Você pode usá-lo como um computador desktop ou enviá-lo para o espaço. Ele pode ser configurado como um inspirador porta-retratos digital ou até mesmo um espelho inteligente.

Mas você sabia que o computador do tamanho de um cartão de crédito também roda jogos? Não estamos falando sobre emulação aqui; jogos reais podem ser instalados no Raspberry Pi.

Instale jogos no seu Raspberry Pi

O Raspberry Pi é incrivelmente útil e versátil. Ele ainda roda jogos retro em emuladores para muitas plataformas clássicas. Mas se você não quiser mexer com emuladores, o jogo retro no Raspberry Pi ainda é possível.

Todos os desenvolvedores dos jogos a seguir os lançaram para uso da comunidade. Alguns são originais, outros são clones, mas você pode executá-los todos em um Raspberry Pi. Recomendamos um Raspberry Pi 3 ou posterior, embora alguns possam ser executados em um Pi 2.

1. Doom


Você pode instalar o Doom de 1993 em seu Raspberry Pi. Acima você pode vê-lo rodando em um Raspberry Pi 2 montado em uma tela oficial Touchscreen de 7 polegadas do Raspberry Pi.

Doom é um dos muitos jogos com código-fonte disponível publicamente para os fãs reutilizarem. O código-fonte foi portado para dispositivos Linux e ARM desde seu lançamento em 1997.

Você pode desfrutar de jogos para um jogador e Deathmatch, como nos velhos tempos. No entanto, isso pode ser diferente dependendo da versão do Doom que você instalar. Vários estão disponíveis para o Raspberry Pi. Comece com nosso guia para instalar o Doom no Raspberry Pi .

2. Duke Nukem 3D


"É hora de chutar traseiros e mascar chiclete ... e eu estou fora de chiclete!"

Assim declarou o herói homônimo de Duke Nukem 3D, ligeiramente voltado para adultos, em 1996. O lançamento do código-fonte do jogo no final dos anos 1990 permitiu que o jogo rodasse em plataformas não Windows. Isso inclui o AmigaOS e também o Linux.

Embora você possa jogar Duke Nukem 3D em um emulador, isso não é necessário. Basta pegar o software EDUKE_32 (lançado como um ramo semi-oficial do jogo em 2000) e seguir todos os passos para instalação .

3. Beneath a Steel Sky






Situado em um futuro distópico australiano futurista (como Mad Max, mas com cidades), Beneath a Steel Sky é uma aventura de apontar e clicar . Embora raro hoje em dia, na década de 1990, essa era uma abordagem popular para o jogo de aventura com foco na história.

Beneath a Steel Sky foi uma colaboração entre o designer de videogame Charles Cecil e a lenda britânica dos quadrinhos Dave Gibbon. O tom sério do jogo (salve Union City e, por fim, supere o desastre ecológico) é misturado com um pouco de humor improvisado.

Instalar o Beneath a Steel Sky no Raspberry Pi é simples. No entanto, é aconselhável executar o jogo a partir da área de trabalho, ao invés da linha de comando. Um bug em algumas versões torna impossível reiniciar seu computador de outra forma.

Beneath a Steel Sky funciona em computadores modernos graças ao ScummVM. Você pode instalá-lo no seu Pi com:

sudo apt install beneath-a-steel-sky
Observe que isso também incluirá o mecanismo de jogo ScummVM (Script Creation Utility para Maniac Mansion Virtual Machine). Felizmente, outros títulos ScummVM serão executados no Raspberry Pi também, como Flight of the Amazon Queen. Encontre-os no site do ScummVM .

4. Wolfenstein 3D


Nos dias anteriores ao Doom, a id Software lançou Wolfenstein 3D, um jogo de tiro baseado em castelo com tema nazista / Segunda Guerra Mundial. Você pode ter jogado uma de suas sequências, Return to Castle Wolfenstein ou Wolfenstein: The New Order.

Após seu lançamento em 1992, o código-fonte do jogo foi lançado em 1995. Eventualmente, uma porta foi desenvolvida, Wolf4SDL, que agora você pode  instalar no Raspberry Pi . Tal como acontece com alguns dos outros jogos desta lista, Wolfenstein 3D será executado no emulador de jogos RetroPie. Mas por que você se importaria com a sobrecarga de recursos adicionais de um emulador quando você pode simplesmente instalá-lo diretamente?

Como acontece com qualquer software que precise ser compilado, Wolfenstein 3D vai demorar um pouco para ser preparado em seu Raspberry Pi. Uma vez feito isso, no entanto, você estará pronto para começar a atacar nazistas e descobrir seus segredos terríveis no castelo labirinto.

5. Quake III

http://www.youtube.com/watch?v=nSqFdguPEzI

A terceira parcela da série Quake é a mais emocionante e funciona no seu Raspberry Pi!

Usando o código-fonte ioquake3, ele funciona melhor em um Raspberry Pi 3 do que no modelo anterior. No entanto, ele deve até ser executado no Raspberry Pi Zero, embora possa ser lento para instalar, portanto, seja paciente.

Como em seus jogos anteriores, a id Software lançou o código-fonte do Quake III Arena em 2005. Isso não apenas levou ao porte ioquake3, mas também a vários jogos autônomos. Isso funcionará no Raspberry Pi? Bem, o OpenArena certamente o fará.

Deixe a fragmentação começar! Use o guia de vídeo acima e a postagem do fórum do criador para construir e instalar o Quake III em seu Raspberry Pi .

6. Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast



Um dos maiores jogos de Star Wars de todos os tempos foi Jedi Outcast, no qual você guia o Jedi Kyle Katarn em uma série de missões. Lançado originalmente em 2002, o código-fonte foi brevemente lançado em 2013. Durante esse tempo, um fork de código aberto, OpenJK, foi lançado e portado para Linux e macOS.

Colocar o jogo em execução no Raspberry Pi é razoavelmente simples e, em poucos minutos, você estará envolvido em uma ação de duelo espacial baseada em força, lançamento de sabre e sabre.

Como se isso não bastasse, você também pode jogar a sequência , Jedi Academy, no Pi!

7. Hurrican


Sou um grande fã do Turrican original, lançado pela primeira vez em 1990 nos computadores Commodore 64 e Amiga. Embora ambas as máquinas possam ser emuladas no Raspberry Pi , você pode tentar o clone freeware Hurrican.

Apresentando belos novos gráficos, Hurrican é o clone do jogo produzido por fãs de maior sucesso, ficando em segundo lugar no Indie Game Showcase de 2008. O código-fonte do Hurrican foi lançado em 2012, levando a portas para outras plataformas. Você pode encontrar instruções e um link para download em MisApuntesDe .

8. PiFox

É Star Fox! No Raspberry Pi! Um dos jogos de aventura espacial mais incríveis de todos os tempos pode ser instalado no Pi ... bem, um clone dele, pelo menos.

Desenvolvido por alunos do primeiro ano do Imperial College de Londres, esta recreação fiel ainda apresenta gráficos poligonais 3D cheios, como o jogo SNES original de 1993. Para os técnicos, o PiFox é escrito em 5.900 linhas de linguagem assembly e você encontrará os dados disponíveis para download no GitHub. Você também encontrará instruções para conectar um controlador do Super Nintendo ao GPIO do Raspberry Pi .

9. Overlord


Um outro jogo compatível com Raspberry Pi a considerar é o Overlord. Um jogo inspirado em jogos de tiro espaciais clássicos, foi originalmente lançado no Acorn Archimedes na década de 1990. Para executar o Overlord em um Raspberry Pi, você precisará instalar o RISC OS em vez do Raspbian .

Acesse este tópico do Fórum Raspberry Pi para obter mais informações sobre como comprar e instalar o Overlord.

Download : Overlord para RISC OS

10. FreeCiv

Embora pareça diferente do último jogo Civilization , FreeCiv é um clone de código aberto compatível com o Raspberry Pi.

Basta usar este comando para instalá-lo:

sudo apt install freeciv-client-sdl

Lançado pela primeira vez em 1996, o FreeCiv está disponível em todos os sistemas operacionais de desktop que você possa imaginar. A experiência de jogo é o mais próximo que você chegará do Civilization II sem jogar o original. Embora o original seja considerado icônico, o FreeCiv desenvolveu algumas variações fortes do material de origem ao longo dos anos.

O FreeCiv tem até suporte multijogador. Imagine isso: ação multijogador no estilo Civ em um Raspberry Pi!

11. Micrópolis


Originalmente projetado pelo lendário Will Wright, o SimCity apareceu pela primeira vez em 1989. Como tal, não havia uma versão para Linux. Graças à equipe SimHacker, no entanto, o jogo foi clonado para Linux, incluindo dispositivos ARM como o Raspberry Pi.

Como você verá, Micropolis é praticamente indistinguível do primeiro SimCity e, certamente, jogável.

Você deve encontrar Micropolis nos pacotes padrão. Instale-o com:

sudo apt install micropolis

Para mais detalhes, vá para a página do projeto Micropolis no GitHub . Observe que também existe uma versão baseada em navegador do Micropolis e o jogo está disponível no macOS e no Windows.

Estes jogos do Raspberry Pi são apenas o começo

Esses 11 jogos do Raspberry Pi (e seus vários derivados e sequências) são apenas a ponta do iceberg. Mais importante, eles devem provar que jogar no Raspberry Pi é mais do que apenas um pouco de ação retro. Você pode realmente jogar em um Raspberry Pi sem a adição de emuladores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Udeler – Um downloader de vídeo cross-platform Udemy Course