Como fazer com que antigos jogos de computador do DOS rodem no Windows 10 e Linux

 


O antiquado e Descontinuado sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS (abreviação de Microsoft Disk Operating System), era o lar de alguns jogos fantásticos. Muitos desses jogos de DOS antigos agora ficam empoeirados e esquecidos em sótãos em todo o mundo, ao lado de cópias antigas do Lotus Word Pro e seu CD do Windows 98 Second Edition.

Então talvez seja hora de largar o gamepad. Pegue aquela caixa de disquetes e CDs muito arranhados do sótão, aprimore suas habilidades de linha de comando e curta alguns dos melhores jogos de computador já desenvolvidos.

Se você é um usuário do Windows 10 ou Linux com um desejo nostálgico pelos clássicos, precisará de um pouco de ajuda para colocar tudo em funcionamento. Entre no DOSBox.

Emulação MS-DOS

Para criar um ambiente no qual seus jogos antigos se sintam mais confortáveis, você precisará executar um emulador DOS. Existem alguns disponíveis, mas o meu favorito (porque é fácil e simplesmente funciona) é o DOSBox.


Você pode baixar o DOSBox aqui , sendo um usuário do Windows você vai querer a opção superior. tem para varias Distros Linux e Mac  Vale a pena mencionar a grande variedade de versões diferentes para escolher - o DOSBox funcionará tão bem no Linux e Mac, como também no FreeBSD, Solaris e outras plataformas mais obscuras.

Depois de baixado, clique duas vezes no instalador executável ou instale pela loja de aplicativos de sua Distro Linux favorita ou pela linha de comando.


Você será solicitado a aceitar a licença, criar atalhos e, finalmente, escolher um diretório de instalação. Clique no botão Instalar quando estiver pronto e em Fechar .



intalando o Dosbox pelo terminal do Linux Mint


sudo apt-get install dosbox

Usando DOSBox

Encontre a pasta DOSBox no menu Iniciar ou use o atalho da área de trabalho que acabou de criar. Você notará duas janelas abertas: a janela de status do DOSBox e a janela principal do DOSBox. Você vai querer o principal.


Antes de executar qualquer jogo, você precisará montar um diretório como sua unidade virtual C: \. Isto é o que o DOSBox usará como um disco rígido local , qualquer pasta pode ser acessada com o prefixo C: (mais sobre isso em breve).

Para montar uma pasta de sua escolha, digite:

mount c <folder>\

Eu criei um diretório chamado dosgames na minha unidade C: \, então para montá-lo eu digitaria:

mount c c:\dosgames\


Agora você pode colocar qualquer jogo que deseja executar na pasta que montou. Você precisará montar uma pasta cada vez que executar o DOSBox para acessar os jogos interessantes nela armazenados.

Provavelmente vale a pena aprimorar suas habilidades de linha de comando também. Aqueles de vocês que são veteranos da era DOS provavelmente encontrarão poucos problemas, mas os usuários que são novos na linha de comando podem ter dificuldades.

A navegação é feita por meio do comando cd, portanto, para alterar o diretório do prompt padrão do DOSBox Z: \>, você digitaria:

C: \

Para mudar para a unidade C: que você acabou de criar, faça o seguinte:

 cd / doom /

Isso o levaria ao diretório doom, se você tivesse um. Há ajuda disponível no DOSBox, a qualquer momento digite help / all para uma lista completa dos comandos suportados.

Os jogos

Então você configurou o DOSBox e até sabe como usá-lo. Com sua unidade virtual C: \ criada, é hora de preencher essa pasta que você montou com jogos clássicos.

Existem algumas maneiras de obter jogos de computador DOS antigos. O método mais óbvio é usar o CD ou disquete original. Para fazer isso, crie uma nova pasta dentro do local montado (para mim, é C: \ dosgames \) e arraste o conteúdo do CD / disquete para dentro dela.

Você pode então navegar até lá, usando o comando cd e executar o jogo digitando:

execute <executável>

Substitua <executável> pelo nome do arquivo executável do jogo e divirta-se.


Talvez você tenha arranhado seus CDs antigos, não tenha mais uma unidade de disquete ou seja simplesmente preguiçoso - você sempre pode baixar os jogos que possui. Isso não é ilegal, desde que você seja o proprietário da mídia original; no entanto, se você baixar algum jogo que não seja de sua propriedade, esteja ciente de que está infringindo a lei.

Não vou citar nenhum site para baixar os referidos jogos, embora você provavelmente encontre o que está procurando usando torrents e trackers privados .

Como de costume, coloque todos os jogos baixados na pasta montada. Você poderá acessá-los através do DOSBox.

Por último, mas não menos importante, há o abandonware . A legalidade deste software ainda é contestada por uma variedade de razões, mas há uma enxurrada de sites que estão abarrotados de jogos.

Conclusão

O DOSBox deve ser o seu ingresso para os jogos tradicionais no sistema operacional mais recente da Microsoft. Às vezes, é bom fazer uma pausa do que há de melhor e mais recente e aproveitar os antigos e dourados. Se você acha isso incrível, verifique nosso outro artigo sobre SCUMMVM para ver as vantagens de apontar e clicar. Você jogará clássicos como Cannon Fodder, Theme Park e Commander Keen por horas!

Você já jogou com o DOSBox? Tem algum favorito de anos atrás? Deixe-nos saber nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Udeler – Um downloader de vídeo cross-platform Udemy Course