Os 10 melhores motivos para usar o Fedora Linux

 

Razões para usar o Fedora Linux



O Fedora  dispensa apresentações porque é uma das distribuições Linux mais populares ao lado de grandes nomes como Ubuntu , Debian e Red Hat . Mas, caso você esteja conhecendo a distro pela primeira vez, deve saber que é umadistro Linuxprofissional e personalizável,apoiada pela Red Hat, famosa por oferecer a seus usuários os recursos mais recentes, ao mesmo tempo em que permanece fiel à comunidade de código aberto.

Leia também : 10 razões para usar o Manjaro Linux

Hoje, quero compartilhar alguns motivos rápidos pelos quais você deve usar o Fedora . E se você estava prestes a escolher não executar o Fedora, não se decida até o final do artigo.

Fedora Linux Desktop

Fedora Linux Desktop

1. O Fedora está sangrando

O Sistema Operacional Fedora é chamado de distribuição Linux de ponta porque está sempre sendo lançado com os softwares, atualizações de driver e recursos do Linux mais recentes. Isso contribui para o motivo pelo qual você pode usar o Fedora com segurança assim que a instalação for concluída - ele vem com o kernel estável mais recente junto com todos os seus benefícios.

Por exemplo, o Fedora é a primeira grande distribuição a usar systemdcomo initsistema padrão e a primeira grande distribuição a usar o Wayland como protocolo de servidor de exibição padrão.

2. Uma boa comunidade

O Fedora tem uma das maiores comunidades do mundo, com um fórum preenchido por muitos usuários que ficarão felizes em ajudá-lo a resolver quaisquer problemas que possam ter travado você durante o uso da distro.

Este é separado do canal Fedora IRC e da grande comunidade Reddit que você também pode acessar gratuitamente para aprender com outros usuários e compartilhar experiências.

3. Fedora Spins

O Fedora está disponível em diferentes sabores, chamados pela comunidade de “ giros ” e cada giro usa um Ambiente de Trabalho diferente do Gnome padrão Os Spins disponíveis atualmente são KDE Plasma , XFCE , LXQT , Mate-Compiz , Cinnamon , LXDE e SOAS .


4. Melhor gerenciamento de pacotes

Ao contrário do Debian e do Ubuntu, que usam o dpkg com um front-end oficial apt , o Fedora usa o gerenciador de pacotes RPM com um   front-end dnf e os pacotes RPM são geralmente mais fáceis de construir. O RPM também tem mais recursos que o dpkg , como confirmação de pacotes instalados, histórico e rollback, etc.

5. Uma experiência única do Gnome

projeto Fedora trabalha em estreita colaboração com a Fundação Gnome, portanto, o Fedora sempre obtém a versão mais recente do Gnome Shell e seus usuários começam a desfrutar de seus mais novos recursos e integração antes dos usuários de outras distros.

6. Segurança de alto nível

Os usuários do Linux desfrutam de boa segurança graças ao kernel Linux subjacente a cada distro, mas os desenvolvedores do Fedora foram além para incorporar recursos avançados de segurança na distro por meio do  módulo Security-Enhanced Linux ( SELinux ).

SELinux é um módulo de segurança do kernel do Linux que habilita suporte para acessar políticas de segurança, por exemplo, gerenciamento de direitos de permissão. Você pode ler mais sobre o SELinux  aqui .

7. Fedora é apoiado pela Red Hat

A Red Hat é a fornecedora líder mundial de software empresarial de código aberto com uma abordagem baseada na comunidade para fornecer soluções em nuvem, contêiner e tecnologias Kubernetes.

O Fedora é apoiado pela comunidade Red Hat para que seus usuários aproveitem as vantagens de obter suporte da comunidade Red Hat , que inclui suporte comercial e atualizações de segurança constantes.

8. Suporte de Hardware Prolífico

O Fedora tem muitos benefícios graças às comunidades que o apóiam e um bom exemplo é a rapidez com que o Fedora funcionará em PCs, com impressoras, scanners, câmeras, etc. de diferentes fornecedores prontos para uso. Se você deseja uma distro Linux que não lhe dê problemas de compatibilidade, o Fedora é uma boa escolha.


9. Ênfase em software de código aberto

As chances de descobrir software proprietário ou de código aberto dependem da distribuição Linux que você está usando. Ubuntu , por exemplo, é a distribuição mais popular entre os usuários domésticos, mas apresenta software proprietário, incluindo codecs e drivers de multimídia e Adobe Flash, para citar alguns. Até mesmo o kernel do Linux apresenta alguns bits binários fechados, então o Fedora vem com o kernel Linux-libre como um substituto do kernel.

Não estou dizendo que software proprietário seja ruim, mas muitas pessoas preferem usar software de código aberto sempre que podem e algumas se recusam a usar software fechado completamente.

O Fedora não proíbe os usuários de instalar qualquer software que eles queiram, mas todos os seus aplicativos padrão são de código aberto e seu repo não tem uma política de software não-livre.

A única desvantagem disso é que você precisará baixar o software proprietário de recursos de terceiros. Em qualquer caso, a questão é que a filosofia de código aberto do Fedora está entre as mais rígidas da comunidade e você pode gostar disso.

10. O Fedora é fácil de usar

As distros Linux mais comuns são conhecidas por sua facilidade de uso e o Fedora está entre as distribuições mais fáceis de usar. Sua interface de usuário simples é simples o suficiente para qualquer pessoa inicializar pela primeira vez e se acostumar após alguns cliques e todos os seus softwares oferecem a mesma experiência de usuário, o que dá aos usuários uma sensação de consistência e familiaridade.

Quanta experiência você tem com o Fedora e você tem alguma razão que apóia ou não o assunto? Deixe suas opiniões sobre o Fedora , sugestões, perguntas, etc. na seção de discussão abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Udeler – Um downloader de vídeo cross-platform Udemy Course