Pular para o conteúdo principal

Look do Windows 11e Inspirado em Plasma KDE e GNOME?

 


As imagens do próximo sistema operacional Windows 11 da Microsoft se assemelham a uma mistura do nosso amado KDE Plasma e GNOME. Quanto são parecidos? Tentamos descobrir.

Há um ditado que eu me lembro - 'Bons artistas copiam. Grandes artistas roubam. Eu não conheço a equipe de design por trás do Windows 11, mas parece que eles são muito bons inspirados nos desktops Linux. Se você olhar para o visual do Sistema Operacional Windows ao longo dos anos – do Windows XP ao 7 ao 10 – não há muita mudança em termos de aparência e sensação. Até agora.

O Sistema operacional Windows tem tipicamente de 5 a 7 anos de iterações de vida com uma nova versão. Se você pensar nas opções de personalização que o Windows lhe dá, isso permaneceu o mesmo ao longo dos anos. Mesmo a experiência geral da área de trabalho em termos de posição do Menu Iniciar, largura, cor – tudo permaneceu constante.

Mas com o novo visual do Windows 11 – isso está mudando. Deixe-me passar por algumas das capturas de tela que eu dei uma olhada e quão astutamente é semelhante aos populares ambientes de desktop Linux, como KDE Plasma e GNOME.

Look do Windows 11 Inspirado em Plasma KDE e GNOME?

Iniciar menu e barra de tarefas

O tradicional menu iniciar e o tema da barra de tarefas mudou no Windows 11. Os ícones Iniciar e Barra de Tarefas estão no centro da barra de tarefas (exibição padrão). Ele também lhe dá a opção de mover os ícones da barra de tarefas e iniciar o menu para a esquerda através de configurações.



Windows 11 – Menu iniciar no modo claro

A abordagem geral e a cor padrão com ícones me lembram a barra de tarefas e o Launcher do Plasma KDE. Os ícones são polidos e centrados dá-lhe uma sensação de ícones Adwaita do GNOME, enquanto a barra de tarefas se parece com o Plasma KDE.

Quando você abre o menu iniciar, ele lhe dá um arranjo diferente dos ícones e opções. Além disso, uma opção de pesquisa na parte superior aparece quando você começa a digitar.

Agora, olhe para o recém-projetado lançador de plasma KDE. Eu sei, o espaçamento, o tamanho dos ícones, e nitidez não são os mesmos. Mas você pode ver como eles são surpreendentemente semelhantes.



Lançador KDE Plasma 5.22 em modo Claro

Se você estiver usando o desktop GNOME ou Xfce – com um pequeno ajuste no menu Arc, você pode realmente tê-los exatamente semelhantes.



Menu de arco modificado

Decorações de janelas

Tradicionalmente, o GNOME sempre tinha cantos arredondados para a decoração padrão da janela. E em comparação com isso o Windows sempre teve cantos afiados nas janelas – como para sempre até agora. Bem, com o Windows 11, todas as decorações da janela têm cantos arredondados que parecem bons. O conceito de cantos arredondados não é um design protegido por direitos autorais ou uma nova ideia. Por isso surge a pergunta, por que decidir ir todo arredondado canto agora? Há algum propósito oculto?



Cantos Arredondados no Windows Explorer e Nautilus

Lembra-se do indicador de menu da grade de aplicativos no GNOME? Os pequenos pontos dizem que quantas páginas de aplicativos existem. Ele também parece fazer o seu caminho para o Windows 11 também.



Pontos na paginação

paleta de cores

O Windows sempre teve um tema baseado em "azul" ou qualquer variante azul ao longo dos anos. Embora o uso tenha opções para alterar a cor do acento da barra de tarefas, inicie o plano de fundo do menu e as barras de título da janela. Mas com essa opção, a paleta de cores parece drasticamente alterada com a combinação de modo claro e escuro para dar um visual mais polido e de olhos doces para a área de trabalho do Windows. Provavelmente outra avenida de inspiração de bela paleta de cores do Ubuntu, KDE, e outros sabores.

Modo Escuro

O Windows 11 suporta oficialmente o modo escuro/ ou tema escuro pela primeira vez. Bem, vou deixá-lo aqui com as duas imagens abaixo. O esquerdo é um modo escuro do menu inicial do Windows 11 e o direito é o KDE Plasma com o tema escuro Breeze.



Comparação do menu iniciar do Windows 11 e do plasma KDE

Novos Widgets de desktop

Inspiração nunca para, parece. Lembra-se dos widgets do KDE Plasma? Bem, não é um conceito novo, mas aterrissa no Windows 11. Aqui está uma captura de tela da nova gaveta de widgets. Você pode adicionar, remover e rolar itens aqui.



Menu widgets

Estes são apenas alguns dos itens que me chamaram a atenção. Talvez haja mais "inspirações" que "inspiraram" os looks do Windows 11.

Mas a questão é : por que este é o momento perfeito para introduzir todas essas características e olha de uma só vez?

Notas de Fechamento

Honestamente, quando eu olhei pela primeira vez para eles, isso me lembra do tema KDE Plasma com Breeze no modo Escuro. E com pouquíssimos ajustes, você pode fazer parecer com o Windows 11. Isso diz sobre como eles são semelhantes na aparência.

Se você olhar para todo o cenário do sistema operacional da área de trabalho – os únicos jogadores são Windows, Linux Desktops e macOS. E até agora, todos tinham uma assinatura distinta em sua aparência. Por exemplo, o macOS tem seu próprio visual diferente que se destaca de todos os outros. Até agora, o Windows também tinha o mesmo – o menu Inicial usual com o tema azul, etc. Mas com essas novas mudanças, o Windows oferece aos usuários as opções mais de personalização e mais próximas dos looks do Linux Desktop.

Na minha opinião pessoal, a equipe do Windows deveria ter criado um visual de assinatura diferente do que apenas ser "inspirado" pelos nossos amados Desktops Linux.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner