Look do Windows 11e Inspirado em Plasma KDE e GNOME?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
As imagens do próximo sistema operacional Windows 11 da Microsoft se assemelham a uma mistura do nosso amado KDE Plasma e GNOME. Quanto são parecidos? Tentamos descobrir.
Há um ditado que eu me lembro - 'Bons artistas copiam. Grandes artistas roubam. Eu não conheço a equipe de design por trás do Windows 11, mas parece que eles são muito bons inspirados nos desktops Linux. Se você olhar para o visual do Sistema Operacional Windows ao longo dos anos – do Windows XP ao 7 ao 10 – não há muita mudança em termos de aparência e sensação. Até agora.
O Sistema operacional Windows tem tipicamente de 5 a 7 anos de iterações de vida com uma nova versão. Se você pensar nas opções de personalização que o Windows lhe dá, isso permaneceu o mesmo ao longo dos anos. Mesmo a experiência geral da área de trabalho em termos de posição do Menu Iniciar, largura, cor – tudo permaneceu constante.
Mas com o novo visual do Windows 11 – isso está mudando. Deixe-me passar por algumas das capturas de tela que eu dei uma olhada e quão astutamente é semelhante aos populares ambientes de desktop Linux, como KDE Plasma e GNOME.
Look do Windows 11 Inspirado em Plasma KDE e GNOME?
Iniciar menu e barra de tarefas
O tradicional menu iniciar e o tema da barra de tarefas mudou no Windows 11. Os ícones Iniciar e Barra de Tarefas estão no centro da barra de tarefas (exibição padrão). Ele também lhe dá a opção de mover os ícones da barra de tarefas e iniciar o menu para a esquerda através de configurações.
A abordagem geral e a cor padrão com ícones me lembram a barra de tarefas e o Launcher do Plasma KDE. Os ícones são polidos e centrados dá-lhe uma sensação de ícones Adwaita do GNOME, enquanto a barra de tarefas se parece com o Plasma KDE.
Quando você abre o menu iniciar, ele lhe dá um arranjo diferente dos ícones e opções. Além disso, uma opção de pesquisa na parte superior aparece quando você começa a digitar.
Agora, olhe para o recém-projetado lançador de plasma KDE. Eu sei, o espaçamento, o tamanho dos ícones, e nitidez não são os mesmos. Mas você pode ver como eles são surpreendentemente semelhantes.
Se você estiver usando o desktop GNOME ou Xfce – com um pequeno ajuste no menu Arc, você pode realmente tê-los exatamente semelhantes.
Decorações de janelas
Tradicionalmente, o GNOME sempre tinha cantos arredondados para a decoração padrão da janela. E em comparação com isso o Windows sempre teve cantos afiados nas janelas – como para sempre até agora. Bem, com o Windows 11, todas as decorações da janela têm cantos arredondados que parecem bons. O conceito de cantos arredondados não é um design protegido por direitos autorais ou uma nova ideia. Por isso surge a pergunta, por que decidir ir todo arredondado canto agora? Há algum propósito oculto?
Lembra-se do indicador de menu da grade de aplicativos no GNOME? Os pequenos pontos dizem que quantas páginas de aplicativos existem. Ele também parece fazer o seu caminho para o Windows 11 também.
paleta de cores
O Windows sempre teve um tema baseado em "azul" ou qualquer variante azul ao longo dos anos. Embora o uso tenha opções para alterar a cor do acento da barra de tarefas, inicie o plano de fundo do menu e as barras de título da janela. Mas com essa opção, a paleta de cores parece drasticamente alterada com a combinação de modo claro e escuro para dar um visual mais polido e de olhos doces para a área de trabalho do Windows. Provavelmente outra avenida de inspiração de bela paleta de cores do Ubuntu, KDE, e outros sabores.
Modo Escuro
O Windows 11 suporta oficialmente o modo escuro/ ou tema escuro pela primeira vez. Bem, vou deixá-lo aqui com as duas imagens abaixo. O esquerdo é um modo escuro do menu inicial do Windows 11 e o direito é o KDE Plasma com o tema escuro Breeze.
Novos Widgets de desktop
Inspiração nunca para, parece. Lembra-se dos widgets do KDE Plasma? Bem, não é um conceito novo, mas aterrissa no Windows 11. Aqui está uma captura de tela da nova gaveta de widgets. Você pode adicionar, remover e rolar itens aqui.
Estes são apenas alguns dos itens que me chamaram a atenção. Talvez haja mais "inspirações" que "inspiraram" os looks do Windows 11.
Mas a questão é : por que este é o momento perfeito para introduzir todas essas características e olha de uma só vez?
Notas de Fechamento
Honestamente, quando eu olhei pela primeira vez para eles, isso me lembra do tema KDE Plasma com Breeze no modo Escuro. E com pouquíssimos ajustes, você pode fazer parecer com o Windows 11. Isso diz sobre como eles são semelhantes na aparência.
Se você olhar para todo o cenário do sistema operacional da área de trabalho – os únicos jogadores são Windows, Linux Desktops e macOS. E até agora, todos tinham uma assinatura distinta em sua aparência. Por exemplo, o macOS tem seu próprio visual diferente que se destaca de todos os outros. Até agora, o Windows também tinha o mesmo – o menu Inicial usual com o tema azul, etc. Mas com essas novas mudanças, o Windows oferece aos usuários as opções mais de personalização e mais próximas dos looks do Linux Desktop.
Na minha opinião pessoal, a equipe do Windows deveria ter criado um visual de assinatura diferente do que apenas ser "inspirado" pelos nossos amados Desktops Linux.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário