23 sistemas operacionais que funcionam no seu Raspberry Pi

 Qualquer que seja o seu projeto Raspberry Pi, há um sistema operacional para ele. Aqui estão os melhores sistemas operacionais Raspberry Pi!


Custando apenas US$ 40, o Raspberry Pi é barato, versátil e relativamente poderoso de uma forma que seus concorrentes não são. Embora a maioria dos projetos possa ser alcançada com raspbian, o Fork do Debian Linux, este Raspberry PI OS não é a única opção.

Tantos outros sistemas operacionais podem funcionar em um Raspberry Pi. Apenas certifique-se de ter um monitor, mouse e teclado para entregar antes de inicializar, e um cartão microSD rápido para executar seu sistema operacional de escolha.

Os melhores sistemas operacionais raspberry pi desktop

Estima-se que existam mais de 80 distribuições baseadas em Linux para o Raspberry Pi. A maioria é para uso universal e desktop.

Observe que vários sistemas operacionais (incluindo Raspbian e Ubuntu MATE) podem ser instalados através do instalador NOOBS. Usando essa ferramenta, você também encontrará software de media center e suítes de emulação, ambos os quais você pode encontrar abaixo.

1. Raspbian

Recomendado pela Fundação Raspberry Pi, o Raspbian é a primeira parada na jornada de aprendizado com os Pi. O Raspbian está repleto de ferramentas e recursos para fazer o melhor uso universal do seu PCB (placa de computador impressa). É também uma ótima introdução ao Linux.

Raspbian faz parte da maioria das distros Raspberry Pi e é compatível com todas as versões do computador.

2. Ubuntu MATE



Se você preferir uma Opção linux mais simples, o Ubuntu MATE está disponível para o Raspberry Pi 2 e posterior. Com suporte a todo o hardware do Pi, incluindo o GPIO e o inicialização USB, o Ubuntu MATE tem raspi-config pré-instalado. Steam Link e Minecraft: Pi Edition são extras opcionais.

O Ubuntu MATE está disponível para o Raspberry Pi Model B 2, 3 e 3+. Veja o que pensamos do Ubuntu MATE no Raspberry Pi 3.

3. DietPi

Indiscutivelmente uma Raspberry Pi distro mais leve disponível, o DietPi é executado em uma versão altamente otimizada do Debian. As imagens dietpi são tão pequenas quanto 400MB de tamanho, tornando-as três vezes mais leves que a linha fina Raspbian Lite.

Demos uma olhada aprofundada no DietPi para ver o que ele oferta. DietPi está disponível para todos os modelos Raspberry Pi.

4. Arch Linux ARM

A maioria dos distros raspberry Pi são baseados em Raspbian, em si um derivado de Debian. Arch Linux é um sabor Linux cada vez mais popular, voltado para usuários competentes---so não é ideal para iniciantes. Uma vez que você tem que lidar com Raspbian, no entanto, Arch Linux é ideal.

As versões do Arch Linux ARM estão disponíveis para todas as placas Raspberry Pi B (originais, Pi 2, 3 e 4).

5. FydeOS: Chromium OS para Raspberry Pi


Baseado no mesmo código do Chrome OS do Google, o Chromium OS pode ser instalado em netbooks, laptops... e o Raspberry Pi. Com o Sistema Operacional Chromium instalado, você terá acesso às mesmas ferramentas baseadas em nuvem encontradas no Chrome OS.

Consulte nosso guia sobre a instalação do Sistema Operacional Chromium no Raspberry Pi com FydeOS.

6. Windows 10 ARM

Se você está procurando um desafio e quer instalar o Windows 10 no seu Raspberry Pi 3, você pode.

Isso graças ao WOA Deployer, que instala a versão ARM do Windows 10 para microSD. Isso pode então ser usado para inicializar seu Raspberry Pi com o Windows 10!

7. Android

Surpreendentemente, também é possível rodar Android em um Raspberry Pi. Isso não deve ser uma surpresa---Android parece correr em quase tudo, desde PCs até set-top boxes. Você pode até mesmo construir um tablet Android do zero para Raspberry Pi.

Várias compilações android estão disponíveis para o Pi, dando-lhe acesso à vasta coleção de aplicativos e jogos para Android. Pode haver alguns problemas de compatibilidade, mas a estabilidade geral é boa.

Mídia Center com o Raspberry Pi

Se você quiser usar seu Raspberry Pi como um centro de mídia, há uma boa seleção disponível. Embora esses sistemas operacionais sejam invariavelmente construídos no Raspbian/Debian, eles também são baseados no Kodi, o popular software do media center.

Observe que, em vez de uma imagem em disco completo, você pode instalar o Kodi em qualquer Raspberry Pi OS padrão.

8. OpenELEC

Desenvolvido para transformar seu Pi (ou outro PCB) em um centro de mídia Kodi, o OpenELEC é um sistema operacional HTPC. Isso significa que seu único objetivo é utilizar recursos de computador puramente para navegação e reprodução de mídia.

OpenELEC está disponível para modelos Raspberry Pi até Raspberry Pi 3.

9. OSMC

O OSMC é compatível com o Raspberry Pi 1, 2, 3 e Zero, com atualizações regulares disponíveis através da tela de administração dedicada. Também está disponível como opção no NOOBS.

Com, sem dúvida, a melhor interface de usuário de todas as opções Raspberry Pi Kodi, os OSMC é surpreendentemente leve.

10. Xbian

Rápido e leve, Xbian faz algo um pouco diferente. Como o SO base, Debian, ele incorpora lançamentos de rolamento. As outras opções kodi para Raspberry Pi não fazem isso---Xbian oferece melhorias e bugfixes mais rápido que seus concorrentes.

Xbian roda no Raspberry Pi até 3B+.

11. LibreeLEC


Finalmente, o LibreELEC também está disponível, com a instalação mais fácil graças a uma ferramenta de criação de cartões SD.

LibreELEC funciona em todas as placas raspberry pi de consumo, incluindo o Raspberry Pi 4.

Sistemas operacionais de jogos retrô para Raspberry Pi

Um monte de sistemas operacionais de jogos retrô podem ser instalados no Raspberry Pi. Estas ferramentas---ouse em execução no Raspbian/Debian---eável você lançar ROMs e emuladores de jogos.

Lembre-se: ao usar um emulador, você geralmente precisará de ROMs de inicialização e jogo. Para usá-los legalmente, você deve ter comprado anteriormente os sistemas e jogos originais.

Para mais detalhes, confira nosso guia de tudo o que você precisa saber sobre jogos retrô no Raspberry Pi. Os seguintes sistemas de jogos retrô funcionam em todos os modelos Raspberry Pi.

12. RetroPie


A solução original de jogos retrô Raspberry Pi, a RetroPie oferece emulação de uma ampla coleção de plataformas retrô dos anos 80, 90 e início dos anos 2000.

Com RetroPie, você pode jogar quase todos os jogos clássicos, mesmo aqueles de máquinas de fliperama. Está tudo vestido com a interface de usuário da EmulationStation.

13. RecalBox

O principal rival do RetroPie é o RecalBox. Este sistema tende a emitir emuladores para alguns sistemas posteriores que mais cedo do que o RetroPie. Por exemplo, o emulador Dreamcast para Raspberry Pi foi emitido para Recalbox antes do RetroPie.

14. Lakka

Considerada "uma distribuição Linux leve que transforma um pequeno computador em um console de emulação completo", lakka é uma plataforma de jogos retrô inteligente.

O distro linux oficial do RetroArch e libretro, Lakka está disponível para inúmeros PCBs, bem como Windows e macOS.

15. Pi Entertainment System (PES)

PES é uma coleção de emuladores baseados no Arch Linux. Ele lida com emulação para 22 plataformas, rastreia conquistas via RetroAchievements.orge inclui Kodi.

Escrito em Python, PES é uma abordagem mais hobbyista para jogos retrô.

Sistemas operacionais especializados para Raspberry Pi

Sistemas operacionais incomuns, ecléticos e frustrantes estão disponíveis para o Raspberry Pi.

16. Kali Linux

Kali Linux é para testes de penetração e auditoria de segurança. Isso significa que você usa o sistema operacional e suas ferramentas instaladas para testar a integridade da rede conectada.

Diferentes compilações estão disponíveis para o Raspberry Pi, Pi Zero e o Raspberry Pi 2, 3 e 4.

17. FreeBSD


BSD não é Linux, mas parece Linux e funciona da mesma maneira. Descendente de Research Unix via Berkeley Software Distribution (daí "BSD"), o FreeBSD é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo.

Você encontrará código FreeBSD no macOS, no Nintendo Switch e no Sony PS3 e PS44.

Use a linha de comando para lançar aplicativos e jogos. Uma coleção surpreendentemente grande de software está disponível para FreeBSD. Use seu Raspberry Pi para conferir o FreeBSD---se está disponível para todas as versões da placa Raspberry Pi B. Visite a wiki FreeBSD para obter mais informações.

18. RISC OS Pi

O RISC OS desenvolvido pela Cambridge foi o primeiro sistema operacional para processadores ARM, desenvolvido na década de 1980. Ele ganhou uso generalizado em meados da década de 1990, eventualmente sendo substituído por PCs baseados no Windows.

Para compatibilidade, use um mouse com uma roda de rolagem clicável para se adequar à interface de usuário baseada no mouse de três botões do RISC OS. Uma vez instalado, você encontrará aplicativos gratuitos no Packman e opções comerciais no aplicativo Da Loja.

O RISC OS é compatível com todos os Raspberry Pis até e incluindo 3B+, incluindo placas Pi Zero e Compute.

19. Plan 9


Se você está procurando uma alternativa aos sistemas  operacionais desktop, o Plan 9 semelhante ao UNIX pode ser a resposta. Este é um sistema operacional de código aberto barebones, projetado pela mesma equipe por trás do UNIX original.

O booting vai levá-lo quase imediatamente para o famoso e difícil Plan 9 OS, uma experiência unix orientada por linha de comando. Precisa de algumas dicas? 

20. motionEyeOS

Procurando uma maneira de configurar software de segurança doméstica e webcams com seu Raspberry Pi?

motionEyeOS é executado em todas as placas Raspberry Pi, incluindo Raspberry Pi 4, Zero e Compute. Ele suporta webcams USB e a própria câmera do Pi, e você pode até sincronizar imagens capturadas com o Google Drive. Simples de configurar, se você está procurando um DIY home security OS, tente isso.

21. IchigoJam

IchigoJam BASIC foi portado para o Raspberry Pi. Este é um SO inicialmente projetado para o computador IchigoJam de baixa potência, sub-Raspberry Pi do Japão. Da mesma forma, o IchigoJam BASIC RPi foi projetado para computação básica de baixo nível.

O sistema operacional foi projetado para facilitar a programação na linguagem BASIC, e tem suporte para funções digitais de I/O, PWM, I2C e UART.

Desenvolver projetos de Internet das Coisas com Raspberry Pi

O Raspberry Pi é uma ótima plataforma de Internet das Coisas (IoT), graças ao seu tamanho, conectividade e potência.

22. Núcleo IoT do Windows 10


Diferente do Windows 10, o Windows 10 IoT Core OS para Raspberry Pi 3 não tem ambiente de desktop. Seu propósito é como um sistema operacional de desenvolvimento de Internet das Coisas. Para obter os melhores resultados, você precisará se conectar remotamente ao dispositivo IoT Core do Windows 10 de um PC diferente.

A partir daqui, você pode implantar software do Visual Studio para ele. Um Raspberry Pi sob Windows 10 IoT Core também executará aplicativos Python. Lembre-se: instalar o Windows 10 IoT Core no Raspberry Pi não é um substituto para o Linux.

23. Android Things

Para mais diversão de IoT, considere o Android Things, uma versão da plataforma de desenvolvimento de IoT do Android. Use-o para conectar aplicativos através dos serviços do Google, acessar hardware como displays e câmeras através da estrutura do Android, desenvolver no Android Studio.

Uma alternativa inteligente ao Windows IoT Core, o Android Things é apenas um sistema operacional Raspberry Pi 3.

Tantos sistemas operacionais Raspberry Pi!

Quer mais uma sugestão? Descubra como usar twister os com seu Raspberry Pi.

Você pode fazer quase tudo com um Raspberry Pi, desde a execução de um programa espacial de baixo orçamento até o streaming de jogos para PC.

Embora o hardware seja bom, o sucesso do Raspberry Pi repousa na ampla seleção de sistemas operacionais disponíveis.

Com sistemas operacionais baseados em Linux, o lendário RISC OS, Kodi e até mesmo o Windows 10 IoT Core, a escolha é considerável. Basta escolher um sistema operacional, confirmar a compatibilidade da placa e baixar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (parte 4)

Melhor distribuição Linux para usuários do Windows em 2021 (PARTE 5)