O Windows 11 é bom para jogos?

 A Microsoft diz que "se você é um Gamer, o Windows 11 foi feito para você". Mas quão verdade é isso? O Windows 11 vale a pena para o seu PC gamer?

Depois de uma longa rodada de testes, o Windows 11 foi finalmente lançado em 5 de outubro e está atualmente lançando para milhões de computadores em todo o mundo. É o primeiro aumento significativo da versão do Windows em 6 anos, e tem sido tão controverso quanto espetacular. O público gamer, em particular, é um que a Microsoft quer apelar com o Windows 11 também. Mas enquanto alguns jogadores estão definitivamente ansiosos por sua atualização, outros podem estar em cima do muro ou não totalmente convencidos. E, compreensivelmente, ninguém quer bagunçar sua plataforma de jogos.

Então, o Windows 11 é bom para jogos? É um SO que os jogadores devem estar ansiosos?

Microsoft diz, Sim, Windows 11 é um ótimo sistema operacional de jogos...


Com o Windows 11, a Microsoft está fazendo um convite aberto aos jogadores para atualizar, mesmo indo tão longe quanto dizer que "se você é um jogador, o Windows 11 foi feito para você" e chamando o Windows 11 de "o melhor Windows para jogos" de todos os tempos. E, de fato, há um punhado de recursos que os jogadores devem considerar enquanto ponderam se devem atualizar do Windows 10 para o Windows 11 — alguns deles pequenos, enquanto outros podem ser que mudam o jogo.

Há alguns recursos relacionados a jogos para olhar para a frente, que são emprestados dos consoles de jogos mais recentes da Microsoft, o Xbox Series S/X. O primeiro é o DirectStorage. O DirectStorage aproveita os SSDs rápidos do NVMe para reduzir consideravelmente os tempos de carga e melhorar o carregamento de textura, reduzindo consideravelmente a carga da CPU para essas tarefas. Enquanto o DirectStorage está pousando no Windows 10 também, e agora não é essencial usar o Windows 11 para apreciá-lo, a pilha de armazenamento atualizada no Windows 11 permite que o DirectStorage execute para seu potencial mais significativo.

Há também o Auto-HDR, que usa aprendizado de máquina e IA para trazer um modo HDR para qualquer jogo, não importa se ele suporta HDR ou não. Claro, para tirar proveito disso, você precisará de um monitor compatível com HDR. O Windows 11 também está profundamente integrado com o aplicativo Xbox, o que significa que os usuários poderão desfrutar dos títulos do Xbox Game Pass em seu PC se você tiver uma assinatura do Game Pass Ultimate, bem como acesso ao Xbox Cloud Gaming para jogar seus títulos favoritos do Xbox (que não estão disponíveis no PC).

Se você quiser saber mais sobre cada um desses novos recursos e por que eles são essenciais, não deixe de conferir nosso guia sobre os melhores recursos de jogos do Windows 11. Claramente, a Microsoft está divulgando o Windows 11 como a próxima grande coisa para os jogadores.

... mas não é perfeito agora, embora


Embora o Windows 11 venha com recursos que irão melhorar muito a experiência do jogo em PCs, tanto altos quanto baixos, existem alguns problemas iniciais e coisas que você deve estar ciente antes de entrar. E também há algumas coisas que estão sendo relatadas como problemas, mas foram sopradas fora de proporção por alguns meios de comunicação, que também vamos abordar nesta seção.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o maior problema que afeta os jogadores atualmente no Windows 11, particularmente os usuários do AMD Ryzen, agora. Anteriormente, cobrimos esse problema em nossa matéria sobre os problemas de desempenho do Windows 11 em processadores AMD,mas a essência disso é que as latências de cache L3 são muito aumentadas em comparação com o Windows 10. Essa latência pode resultar em uma queda de desempenho em jogos que varia de 3 a 5% a até 15% em certos títulos de eSports.

Há também alguns problemas que afetam o recurso "núcleo preferido" da AMD, que também pode ser uma fonte para uma penalidade de desempenho. A Microsoft está trabalhando duro para corrigir o problema até o final de outubro, mas agora, o The Verge informa que a situação pode piorar antes de melhorar.

RELACIONADO:Como A Microsoft Está Corrigindo Atualizações Do Windows No Windows 11

O VBS também é relatado como uma causa para uma penalidade considerável de desempenho para usuários do Windows 11. Se você estiver comprando um computador off-the-shelf ou pré-construído executando o Windows 11, a Microsoft está habilitando a Virtualization-Based Security, ou VBS, por padrão como uma camada de segurança adicional para o seu novo PC. Foi lançado com o Windows 10, e usa virtualização de hardware e software para melhorar a segurança do seu sistema. Em termos leigos, ele essencialmente estabelece um subsistema isolado que ajuda na prevenção de vírus de causar estragos em seu computador.

Mas ter o VBS habilitado pode prejudicar severamente o desempenho do seu PC em até 28% em alguns cenários, o que, se for verdade, é... muito ruim. Pesquisas adicionais sobre este assunto, porém, dão informações conflitantes sobre se o VBS realmente tem um impacto notavelmente negativo em seus framerates ou não.

Embora sites como o PC Gamer tenham relatado que estão vendo quedas consideráveis de desempenho com o VBS ativado, outras fontes como o YouTuber ThioJoe também fizeram pesquisas indicando que o impacto no desempenho é realmente insignificante na maioria dos cenários do mundo real, e definitivamente nada perto de 28%.

Devo pegar o Windows 11 se sou gamer?


A resposta curta para essa pergunta é "sim", mas talvez não agora. Afinal, há muitas coisas para esperar no Windows 11 para o público gamer, como dissemos antes.

O DirectStorage tem o potencial de revolucionar a forma como nossos jogos carregam atualmente, e o Auto-HDR pode fazer nossos jogos parecerem impressionantes mesmo que não sejam compatíveis com HDR em primeiro lugar. E enquanto a maioria das pessoas provavelmente usa um mercado de jogos de terceiros como o Steam, a integração com o ecossistema Xbox e o acesso ao Game Pass Ultimate são vantagens excelentes de se ter, mesmo que você não seja um consumidor de Xbox existente.

Por outro lado, é um sistema operacional muito novo, e é sempre uma boa prática esperar até que a Microsoft esmague todos os bugs antes de saltar para a atualização. Na verdade, já tivemos alguns problemas que você pode encontrar se puxar o gatilho na atualização do Windows 11 agora que pode afetar negativamente seu desempenho e taxas de quadros nos jogos.

Isso também é em parte por isso que a Microsoft está oferecendo a atualização gratuita para o Windows 11 em etapas, já que a empresa quer garantir que todos os bugs e problemas imediatamente perceptíveis sejam esmagados antes que o novo sistema operacional seja lançado para todos.

É melhor esperar por agora

Nós estabelecemos alguns dos prós e contras ate colocar as mãos na atualização do Windows 11 se você é um jogador. O Windows 11 embala várias melhorias para jogos, mais ainda esta no começo. Se você decidir atualizar agora, porém, a maioria dos jogos funcionará perfeitamente bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pulo do Gato Eletrônica

Receptor de FM com o TDA7000

As melhores alternativas gratuitas para nero cd/dvd burner