Retro Gaming em Raspberry Pi: ROMs, RetroPie, Recalbox e muito mais
O Raspberry Pi é ideal para jogar videogames clássicos. Veja como começar com jogos retrô no seu Raspberry Pi.
Jogos de realidade virtual estão em ascensão. O jogo mobile é cada vez mais popular. Jogar MMOs.
Especialistas previram tudo isso anos atrás.
Mas quem poderia prever a ascensão do jogo retrô? Que pessoa sã poderia ter adivinhado que um computador de placa única do tamanho de um cartão de crédito se tornaria fundamental na explosão de jogos retrô?
O versátil Raspberry Pi pode emular uma vasta coleção de plataformas de jogos. Interessado em construir uma máquina de jogo retrô com um Raspberry Pi? Aqui está o que você precisa saber sobre ROMs RetroPie, downloads e muito mais.
O que você precisa para um Raspberry Pi Gaming Center
Você precisará de vários elementos para um robusto e confiável centro de jogos retrô com o Raspberry Pi. Antes de olhar para o software, vamos primeiro olhar para o hardware
O Raspberry Pi
Desde o seu lançamento em 2012, o Raspberry Pi teve várias iterações, cada uma mais poderosa do que a anterior. Hoje em dia, você tem duas opções confiáveis.
- Raspberry Pi 4 : Possui um sistema ARM Cortex-A72 quad-core de 1,5 GHz de 64 bits (compartilhado com a GPU). Mede 3.370 × 2.224 polegadas (85,60 × 56,5 mm). Tem rede sem fio 802.11b/g/n/ac e Bluetooth embutido.
- Raspberry Pi Zero : usa um SOC ARM1176JZF-S de 1GHz com 512MB (compartilhado com a GPU). Este dispositivo mais compacto é de 2,56 × 1,18 polegadas (65 × 30 mm), e tem uma variante sem fio, o Zero W.
Embora você possa obter bons resultados usando um Raspberry Pi 3B+, o aumento do desempenho oferecido com o Raspberry Pi 4 significa que você deve usar essa opção.
Outros hardwares e cabos
Além do Raspberry Pi, você também precisará de um cabo HDMI, cartão microSD confiável, um combo teclado/mouse para configuração inicial e joysticks. Enquanto um Raspberry Pi 4 de 1GB custa menos de US $ 40, se você está começando do zero, você deve ser capaz de comprar o kit completo por menos de US $ 100.
No entanto, se você está optando pela RAM aprimorada do Raspberry Pi 4 de 4GB, você Poderá estender seu orçamento.
Você também pode optar por um kit de entrada, que inclui a maior parte do que você precisa (salvo o teclado e o mouse).
Os melhores emuladores de jogos raspberry pi retro
Uma vez que você tem o seu Raspberry Pi e hardware associado, é hora de encontrar os emuladores certos. Embora você possa instalá-los individualmente, é muito preferível instalar uma suíte de emulação. Este é um pacote---usuicamente pronto para ser escrito no cartão microSD---consistenciando de muitos emuladores de topo. Qualquer um que não esteja incluído, muitas vezes você pode adicionar ao lado dos emuladores pré-instalados.
Seis projetos atuais estão disponíveis para escolher. Antes de baixar, certifique-se de que eles suportam as plataformas que você deseja emular.
1. RetroPie
Provavelmente a mais famosa das opções de software de jogos retrô para o Raspberry Pi, a RetroPie dá acesso a uma vasta coleção de emuladores, através da interface de usuário da EmulationStation. Os emuladores são apresentados através da frente retroArch, enquanto vários jogos portados (vários jogos de PC executados nativamente no Pi) são empacotados.
RetroPie também inclui o emulador de máquinas de arcade MAME e suporta inúmeros controladores.
Download: RetroPie
2. RecalBox
O RecalBox suporta mais de 40 emuladores, incluindo o MAME, e mais de 30.000 títulos. Novamente, usando a Interface do Usuário da Estação de Emulação e com suporte à emulação do RetroArch/libretro.
O jogo é aprimorado no RecalBox com os códigos de trapaça, uma ferramenta Rewind (para ajudá-lo a desfazer erros no jogo) e funcionalidade de captura de tela.
RecalBox é exatamente como RetroPie, mas vem apenas como uma imagem de cartão microSD gravável e não pode ser instalado manualmente.
RecalBox e RetroPie incluem a opção de instalar o Kodi.
Download: RecalBox
3. PiPlay
Com 12 máquinas emuladas, além da plataforma de jogos de aventura ScummVM, o PiPlay é a alternativa compacta ao RetroPie e RecalBox. Você pode baixar o PiPlay e escrevê-lo em um cartão microSD, ou instalar diretamente no seu Raspberry Pi via GitHub.
Sem a interface de usuário liso da EmulationStation, o PiPlay tem uma interface de usuário mais tradicional e baseada em texto. É uma solução de emulação estável, no entanto, com bom suporte para controladores populares.
Download: PiPlay
4. Lakka
Descrevendo-se como "uma distribuição Linux leve que transforma um pequeno computador em um console de emulação completo", Lakka também usa RetroArch. Suportando cerca de 40 emuladores com milhares de jogos, Lakka é uma forte alternativa ao RetroPie e RecalBox.
RoMs do jogo podem ser carregados para lakka a partir de um PC separado em sua rede. Ao inicializar com BerryBoot ou NOOBS, você pode inicializar duas ções lakka ao lado de outros sistemas operacionais Raspberry Pi.
Download: Lakka
5. Pi Entertainment System (PES)
Uma coleção baseada em ArchLinux de emuladores empacotados com RetroArch, a PES oferece 18 plataformas de hardware mais MAME. Há também Kodi e suporte para vários controladores de jogos (incluindo as perenemente populares almofadas de controle PS3 e PS4).
PES também adiciona rede sem fio e jogos de rede para plataformas retrô (exceto o N64), e pode ser dual-booted usando BerryBoot.
Download: Pi Entertainment System
6. Batocera
Uma solução de jogo retrô fora da caixa, batocera está disponível para todos os modelos Raspberry Pi. Ele suporta um grande número de plataformas de jogos; tudo o que você precisa fazer é conectar um controlador e jogar.
A configuração mínima é necessária com batocera. Tudo é pré-instalado e habilitado, embora você descubra que algumas plataformas não estão disponíveis no Raspberry Pi. Versões do Batocera estão disponíveis para dispositivos x86 com uma seleção mais ampla de emuladores suportados.
Download: Batocera [URL quebrado removido]
Qual suíte de emulação você deve escolher?
Com tantos sistemas de emulação para escolher, você pode achar suas opções um pouco esmagadoras. Geralmente, se você quer um sistema que emulará quase qualquer coisa, escolha RecalBox ou RetroPie. Há pouca diferença entre eles.
Para uma experiência mais específica (com emuladores que você realmente vai usar), entretanto, experimente Batocera, PiPlay, Lakka ou PES.
Onde obter downloads de ROM RetroPie
Para desfrutar de jogos (ou até mesmo aplicativos) em um emulador, você precisará adquirir ROMs. RoMs de jogo e ROMs BIOS são necessários. É fácil ignorar a exigência para as ROMs BIOS, mas sem estes, os emuladores não podem lançar os jogos.
A legalidade disso é um pouco lamacenta. Era uma vez o caso de que se você possuísse o original, você estava seguro para usar o ROM. Hoje em dia, com a rede peer-to-peer comum mesmo em sites de download aparentemente padrão, a prática é um pouco arriscada.
Alternativas estão disponíveis: a principal solução é criar suas próprias ROMs. O hardware especializado está disponível para fazer isso, embora difere dependendo das especificidades da plataforma. Por exemplo, você pode comprar um dispositivo USB que conecta um Commodore 64 Datasette (cassete player) a um PC.
Essas informações são dadas, é claro, estritamente no entendimento de que você retém as ROMs para seu próprio uso. Uma pesquisa no eBay pode produzir os resultados que você está procurando.
Como adicionar ROMs a RetroPie e outras suítes
AS ROMs devem ser copiadas para o diretório correto no seu Raspberry Pi. Uma solução FTP que suporta SSH, como fileZilla, é a melhor opção aqui. No entanto, algumas suítes de emulação oferecem uma interface possível para o upload de ROMs do seu PC principal.
Quando se trata de jogar os jogos, entretanto, sua suíte de jogos retrô escolhida contará com um navegador de biblioteca de jogos fácil de usar. Tudo o que é preciso é para você navegar para o jogo que você quer (usando o controlador de jogo) e lançá-lo.
Opções de controlador retrô: o que você pode usar?
Vários controladores são compatíveis com sua plataforma de jogos retrô Raspberry Pi. Os controladores com fio normalmente fornecem os melhores resultados, mas alguns controladores Bluetooth de alto perfil devem funcionar.
Estes incluem os controladores Xbox One, Xbox 360 e PlayStation 3 e 4. Confira nosso artigo sobre a conexão de um controlador Xbox One com Raspberry Pi para obter mais ajuda. Assim, você pode usar realisticamente um controlador PS4 em um Raspberry Pi com um emulador N64. Misture e combine!
Enquanto isso, uma grande seleção de controladores USB deve funcionar com seu Raspberry Pi e suíte de jogos escolhida. A configuração dos controladores ocorre quando o Pi inicialize em RetroPie, RecalBox, etc., então você rapidamente terá uma ideia do que funciona e o que não funciona.
Para melhores sensações retrô, enquanto isso, joysticks antigos e controladores de console com conectores USB estão disponíveis.
Veja nossa lista dos melhores controladores RetroPie para algumas ideias.
Considere um caso com tema retrô
Opções de casos são consideráveis. Minha preferência é usar um estojo padrão Raspberry Pi 3 e mantê-lo fora de vista. Você pode preferir uma abordagem mais orgulhosa e exibir seu Pi em um estojo com tema de console retrô. Muitos estão disponíveis online, assemelhando-se a mini consoles SNES, entre muitos outros designs de dispositivos retrô.
Há também impressão 3D. Uma tonelada de caixas estilo retrô podem ser compradas como arquivos digitais, prontaspara produção em uma impressora 3D. Se você não tem sua própria impressora 3D, não se preocupe. Muitos serviços estão disponíveis que produzirão projetos 3D em seu nome. Basta selecionar o design do caso que deseja e encontrar um serviço de impressão 3D para produzi-lo. Eles exigirão que você carregue o projeto e pague adiantado, em seguida, enviá-lo para você uma vez concluído.
Enquanto isso, se você quer adotar uma abordagem mais prática para construir um case, por que não usar uma estação de jogo liso construir como inspiração?
Retro Gaming no Raspberry Pi: Easy Win!
Você pode realizar muito com um Raspberry Pi. Ele pode ser usado como um media center, um computador desktop ou um dispositivo de streaming de música.
Mas talvez a verdadeira aplicação assassina para um Raspberry Pi seja como uma máquina de jogo retrô. Como você viu, é simples configurar e uma biblioteca de ROMs garantirá que você tenha jogos para jogar.
Quer mais opções de jogos? Veja como jogar jogos clássicos de aventura no seu Raspberry Pi e como transmitir jogos para PC para ele.
Esperamos que você goste dos itens que recomendamos e discutimos! A MUO tem parcerias afiliadas e patrocinadas, por isso recebemos uma parte da receita de algumas de suas compras. Isso não afetará o preço que você paga e nos ajuda a oferecer as melhores recomendações do produto.
Comentários
Postar um comentário